Últimas Notícias

5º Seminário Estadual Água e Saúde: primeiro webinar discute “Contaminação química no campo e saúde humana”

Evento acontece por meio do ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube.

Por Equipe de Comunicação ABES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) realizou, nesta terça-feira, 14 de setembro, o primeiro webinar do 5º Seminário Estadual Água e Saúde. Esta edição do evento acontece online, por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube.

O seminário virtual é promovido em parceria com CEVS-RS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul) e com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER/RS – ASCAR – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, com apoio institucional da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). 

O objetivo do evento é promover o diálogo técnico sobre os desafios da garantia da segurança da água para consumo humano, com foco na presença de químicos nos mananciais. A realização é voltada para profissionais, gestores e acadêmicos das áreas de saúde, saneamento e ambiente e extensionistas rurais. 

Neste primeiro dia foi debatido o tema “Contaminação química no campo e saúde humana”, com moderação de Luciano Zanini, Doutor em Engenharia Química, especialista em Saúde/engenheiro químico da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

O primeiro webinar teve como palestrante Adelaide Cassia Nardocci, professora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e coordenadora do NARA – Núcleo de Pesquisa em Avaliação de Riscos Ambientais da FSP/USP. Os debatedores foram Silvia Medeiro Thaler, bióloga do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, Ana Maria Daitx Valls Atz, farmacêutica-bioquímica pela UFRGS e membro do Conselho Superior da AGAPAN, e Conselheira Estadual de Saúde, representando a AGAPAN no segmento Usuário; e Leonardo Melgarejo, engenheiro agrônomo e coordenador Adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Na oportunidade, os convidados discorreram, entre outros tópicos, sobre uso de produtos químicos e agrotóxicos na agropecuária, sistemas de informação, uso de ferramentas para monitoramento, legislação, riscos da exposição humana aos contaminantes e soluções para diminuir os riscos com adoção de práticas agrícolas, orgânicas e agroecológicas. Para assistir à discussão completa, clique aqui.

O próximo webinar será realizado nesta quarta-feira, 15 de setembro, das 10h às 12h. Os convidados debaterão o tema “Contaminantes químicos no campo e na saúde ambiental”. Com participação da palestrante Cassiana C. Montagner, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; e os debatedores Renata de Oliveira Pereira, professora doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Marcio D’Avila Vargas, analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM-RS, e Gervásio Paulus, extensionista rural da Emater-RS.

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 300 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.