Últimas Notícias

27º Encontro Técnico de Alto Nível celebra o Diadesol 2021, com o tema “América, te quero livre de lixões” e lança o vídeo oficial da campanha no Brasil

Presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, estiveram presentes na cerimônia de abertura. Na ocasião foi lançado o vídeo oficial da campanha “Brasil, te quero livre de lixão”.

Por Equipe de Comunicação ABES

Com o tema “América, te quero livre de lixões”, ocorreu nesta sexta-feira, 17 de setembro, o 27° Encontro Técnico de Alto Nível (ETAN), edição que celebrou o Dia Interamericano da Limpeza e da Cidadania – Diadesol 2021. O evento foi realizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e a Seção São Paulo – ABES-SP. Durante o evento foi realizado o lançamento do vídeo de incentivo a campanha “Brasil Te Quero Livre de Lixão”, produzido pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES (acesse aqui para assistir).

O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, participaram da cerimônia de abertura. O evento foi transmitido pelo canal da ABES-SP no YouTube (para conferir ou rever o conteúdo completo, acesse aqui). 

“Para nós da ABES é uma satisfação participarmos de mais um Diadesol”, ressaltou Alceu. O engenheiro comentou ainda sobre as iniciativas realizadas pela associação. “A ABES tem dado muita importância à questão de gestão de resíduos sólidos. Nós temos uma Câmara Temática nacional extremamente atuante neste assunto e Câmaras Técnicas nas seções estaduais de todas as regiões do país. É uma das áreas em que a ABES mais cresceu sua atuação nos últimos anos”, afirmou. 

Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, destacou a expectativa para a realização do evento no próximo ano, data em que o Diadesol comemora 20 anos. “A ABES, tanto nacional como em São Paulo, sempre apoiaram o Diadesol. No ano que vem estaremos completando 20 anos da existência da campanha e vamos fazer a promoção como sempre dos concursos de vídeos e de desenho, que sempre foram uma marca do Diadesol de São Paulo”, frisou.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o engenheiro Geovanis Arrieta Bernate, diretor Interamericano da DIRSA – Divisão de Resíduos Sólidos da AIDIS (Colômbia); engenheiro Esteban Leigue, presidente da AIDIS (Bolívia); Priscila Campos Bueno, consultora nacional da OPAS (Brasil); Dr. Jordi Pon, coordenador Regional do Programa de Químicos, Resíduos e Qualidade do Ar – PNUMA para América Latina e Caribe (Panamá); e Dra. Karina Martinez, representante da Unidad de Políticas para el Desarrollo Sostenible – División de Desarrollo Sostenible y Asentamientos Humanos de la CEPAL. 

O encontro teve como moderadora a Dra. Pilar Tello, ex-presidente da AIDIS (México), e o engenheiro Geovanis Arrieta Bernate, diretor Interamericano da DIRSA – Divisão de Resíduos Sólidos da AIDIS (Colômbia). 

Debate 

Considerando a situação atual da pandemia covid-19, tornou-se relevante a necessidade de uma ampla divulgação dos avanços feitos nos campos científico, tecnológico e regulatório relacionados à gestão de resíduos sólidos e serviços de limpeza urbana. O 27º ETAN foi um momento oportuno para o compartilhamento dessas informações com empresas e pessoas engajadas nesse meio. 

O Diadesol é comemorado todos os anos no terceiro sábado de setembro. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de manter as suas casas, cidades, estradas e locais de lazer limpos, evitando sujá-los e criando um ambiente sustentável para as próximas gerações. 

Foram apresentadas as seguintes palestras sobre o tema: 

Dr. Marco Bravo, PNUMA, Panamá com a palestra “Avanços no Encerramento Progressivo de Lixões na América Latina”; 

Mestra Regina Trigueros, diretora de gestão integral de resíduos, da secretaria de meio ambiente e recursos naturais, México com o tema “Cartilha de Boas Práticas para a Prevenção da COVID-19 na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Experiência do México”; 

Eng. Marcos Alegre, Consultor da OPS/OMS, Peru abordou sobre “Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos de Estabelecimentos de Saúde com Ênfase nos 3R e Economia Circular”; 

Dr. Carlos Silva Filho, Presidente das instituições ISWA e ABRELPE, Brasil falou sobre “A Experiência Internacional da International Solid Waste Association” – ISWA” e “A Experiência Brasileira da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE na Gestão e Eliminação de Lixões”;

Eng. Haydée Aguadé, Diretora Interamericana da DIAmSa – Divisão de Ambientes Saudáveis da AIDIS, Paraguai apresentou o tema “DIADESOL 2021 #AmericaTeQuieroLibreDeBasura – Objetivos do Desafio”.

Campanha Nacional da ABES – “Brasil Te Quero Livre de Lixão” 

Em conjunto com a palestra “Campanha Brasil Te Quero Livre de Lixão”, promovida pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, foi realizado o lançamento do vídeo musical de incentivo a campanha. 

A apresentação foi feita por Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora geral; Pegge Sayonara Mendes, coordenadora adjunta da Câmara Temática, e os Subcoordenadores das regiões brasileiras: Heliana Kátia Tavares Campos – Coordenação Comunicação; Júlio Cesar Pinho Mattos – Coordenação Norte; Bárbara Virgínia Cavalcanti – Coordenação Nordeste; Marjoly Shinzato – Coordenação Centro Oeste; Flávia Burmeister – Coordenação Sul; e Rodrigo Martins– Coordenação Sudeste.   

Dra. Mirna Argueta, vice-presidente Técnica da AIDIS, Honduras realizou o encerramento do evento agradecendo e parabenizando a todos pela realização do evento. 

 

 

1 Comentário em 27º Encontro Técnico de Alto Nível celebra o Diadesol 2021, com o tema “América, te quero livre de lixões” e lança o vídeo oficial da campanha no Brasil

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.