Últimas Notícias

ABES-SP: Subseção Vale do Ribeira realiza ação da campanha DIADESOL no município de Registro

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP) – Subseção Vale do Ribeira, presidida por Fábio Severo, promoveu nesta quarta-feira, 21, em Registro, palestra para professores sobre o DIADESOL, campanha interamericana que a ABES-SP promove para conscientizar sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos.

O encontro ocorreu no Sesc Registro e contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Basílio da Silva; da secretária da Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha; e da chefe de Seção Técnica de Projetos Educacionais, Cilze dos Santos Guedes.

A palestra, formatada para os coordenadores pedagógicos da região, foi ministrada por Delaine Romano, vice coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, responsável pela realização do DIADESOL.

O presidente da ABES Subseção Vale do Ribeira, Fábio Severo, abriu o evento e apresentou a ABES e a participação de algumas escolas em edições anteriores do Concurso de Desenho Infantil – DIADESOL, que premiou a aluna do município Ana Clara Cruz Rosa Sibet, do EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva, na edição do concurso em 2015. Em seguida o presidente passou a fala para a secretária da Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha que agradeceu a presença da ABES e parabenizou a entidade pela iniciativa.

Fábio Severo ressaltou a importância da parceria com as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente do município. Ele falou sobre a participação de Registro nas atividades do DIADESOL 2015 e afirmou ainda que, nesse momento, busca preparar os coordenadores pedagógicos para trabalhar o tema dos resíduos sólidos com os professores e estes, com os alunos, no dia a dia. “Esta preparação será feita por meio de dinâmicas em grupo, exposições de trabalhos, palestras e vídeos, buscando fazê-los entender o atual cenário mundial, nacional, regional e municipal”, disse. “Desta forma, estamos preparando a presente e a futura geração a se tornar apta a dar um destino correto a geração contínua dos resíduos gerados pela própria sociedade”.

dis

Em sua palestra, a vice coordenadora da CTRS, Delaine Romano, apresentou o conceito e a história do DIADESOL, falou da Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, e levantou a questão da logística reversa, ressaltando a importância da norma de logística reversa de medicamentos, publicada recentemente (veja aqui).

Delaine Romano enfatiza que as presenças da secretária de Educação e do secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente demonstram a importância da iniciativa. “As pessoas estavam bem interessadas, fazendo anotações sobre as apresentações, prestado atenção, o que demonstra que o tema é interessante”, destaca. Segundo ela, todos ficaram satisfeitos por ser um tema novo, algo que eles ainda estão iniciando. “Eles querem ideias para trabalhar e foi bem completo porque demos sugestões que pareciam bacanas, como a criação de hortas, compostagem, conhecer melhor o entorno da escola em relação aos resíduos e como ela lida com isso. Deixamos as perguntas para trabalharem com os alunos, então foi muito positivo”, conclui.

A secretária da educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha, afirma que para os alunos estudar sobre a Educação Ambiental é o meio mais correto para mudanças no comportamento de toda a família e auxilia na conscientização das consequências relacionadas ao descarte inadequado de resíduos sólidos. “O DIADESOL é uma campanha educativa sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos, que promove através dos Concursos de Desenho a efetiva educação ambiental nas escolas municipais de Registro”, elogiou.

Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Basílio da Silva, a iniciativa é muito importante para a cidade, assim como o apoio da Secretaria a ações ambientais nas escolas. “Tudo começa na educação e os alunos são fonte da multiplicação destas ações”, ressalta.

A Chefe de Seção Técnica de Projetos Educacionais, Cilze dos Santos Guedes, agradeceu a participação da ABES e falou da relevância da continuidade dos trabalhos na área ambiental em sua região.

Concurso de Desenho e Vídeo Amador DIADESOL

Desenho vencedor da edição 2015 do DIADESOL, de Ana Clara Cruz Rosa Sibet EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva - Registro - SP
Desenho vencedor da edição 2015 do DIADESOL, de Ana Clara Cruz Rosa Sibet
EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva – Registro – SP

A data limite para entrega dos desenhos infantis e vídeos é 30 de setembro de 2016.

Os vídeos devem abordar o tema “Resíduos Sólidos e Saúde Pública” e os desenhos, “Como os resíduos podem afetar a sua saúde”.

Para saber mais sobre o DIADESOL, acesse aqui.

Clique aqui para conhecer a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças.

2 Comentários em ABES-SP: Subseção Vale do Ribeira realiza ação da campanha DIADESOL no município de Registro

  1. Há tempos estávamos nos dedicando ao projeto DIADESOL em parceria com a Seção São Paulo! Os frutos estão surgindo, é muito legal a gente vivenciar o amadurecimento das pequenas ações que iniciamos há 5 anos e que hoje começam a ganhar força! Já temos o nosso projeto para o Vale do Ribeira, isso é fantástico!!!!!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.