Últimas Notícias

Palavra do Presidente: 2016, um ano de desafios e conquistas

O presidente nacional da ABES Roberval Tavares de Souza

Caro associado,

2016 foi um ano marcante no Brasil e no mundo.

Em nosso país enfrentamos um período difícil, de crises financeira, fiscal e social. Ao mesmo tempo, aprendemos muitas lições e vislumbramos oportunidades.

A ABES mais uma vez reafirmou sua liderança no setor, com participação ativa no diálogo com o Poder Público, em parceria com outras entidades, com propostas ao Ministério das Cidades e disposição para colaborar com o Poder Público para a melhoria do Saneamento Ambiental.

Este foi o ano do Jubileu de Ouro da ABES e de eleições nacionais da entidade. As comemorações dos 50 anos de nossa Associação se deram com ações inovadoras, com a apresentação de um Planejamento Estratégico para a Gestão 2016/18 e o incremento de ações de comunicação, iniciativas voltadas aos associados, maior integração das Seções Estaduais, mais participação das Câmaras Temáticas e do Programa Jovens Profissionais do Saneamento.

Falando em qualificação, também temos o que comemorar: fizemos história no setor com a promoção, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, de um curso EAD sobre Regulação no Saneamento, inaugurando nossa plataforma de Educação a Distância que trará muitas novidades em 2017.

A entidade promoveu ainda, em âmbitos nacional e internacional, uma série de grandes eventos, como o XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – Silubesa em junho, em Santa Catarina, o VIII Seminário Nacional e do III Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural, em maio, e o XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, em novembro, ambos no Ceará, o Seminário “Estratégia de Recuperação de Crédito – Como Reduzir a Inadimplência em Tempos de Crise”, em maio, o Seminário o Internacional Controle de Perdas e o Enfrentamento da Crise Hídricaem julho,  o Simpósio Nacional Impacto das Novas Leis no Saneamento Ambiental, em outubro, e o Simpósio Nacional Regulação e Tarifas do Setor de Saneamento Ambiental , em dezembro (os quatro últimos promovidos em São Paulo), com participação das Câmaras Temáticas, além das atividades das Seções Estaduais, que demonstraram, perante toda a diversidade de nosso país com dimensões continentais, o engajamento e a paixão de nossos associados, sejam eles profissionais do setor de Saneamento Ambiental, da Academia ou estudantes.

Outro marco foi o PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, que este ano completou 20 anos e ganhou iniciativas inovadoras. A partir de agora, o prêmio passa a ser anual, tendo sua próxima edição em 2017, com as mesmas categorias e três grandes novas premiações. Uma delas é a categoria Rubi, voltada a organizações que ganharam o nível IV e têm que continuar na excelência da gestão. Também passa a integrar o PNQS o Prêmio de Eficiência Operacional voltado à redução de perdas. E no ano que vem a iniciativa também contemplará os prestadores de serviços, com o Selo de Qualidade, para empresas que prestam serviços às concessionárias.

Este foi ainda um grande ano para o setor porque selou a união das duas entidades de maior representatividade técnica em Saneamento no País – ABES e AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp – para a realização, em 2017, do Congresso ABES/Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, no espaço São Paulo Expo.

Com o tema central “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, a edição única e exclusiva, em São Paulo – SP, de 2 a 6 de outubro, reunirá os três eventos mais tradicionais do setor: o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, da ABES, o 28º Encontro Técnico AESabesp e a 28ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – FENASAN. Juntos, constituirão a maior realização de cunho técnico e mercadológico, em saneamento ambiental e meio ambiente, já realizado no continente americano.

Todas estas realizações foram possíveis graças a um espetacular time de profissionais comprometidos com o Saneamento e o Meio Ambiente – todos os nossos associados – com quem tenho a honra e o orgulho de compartilhar estas vitórias.

Estou certo de que 2017 será um ano ainda melhor para a ABES e de que faremos história com a realização do Congresso ABES/Fenasan 2017.

Mais do que isto, estou confiante de que o Saneamento, que entrou definitivamente na pauta da sociedade, irá finalmente ocupar o lugar prioritário na agenda do país.

E nós, da ABES, continuaremos na linha de frente dessa luta, que é dos profissionais do setor, de empresas públicas e privadas e de todos os brasileiros, por mais saúde e qualidade de vida no Brasil!

Muito obrigado pela parceria!

Feliz Natal a todos e que venha 2017!

 

Roberval Tavares de Souza

Presidente nacional da ABES

3 Comentários em Palavra do Presidente: 2016, um ano de desafios e conquistas

  1. Ich stehe total auf manner die wissen was sie wollen and live cams blonde auf geile gesprache! Wenn du auf junge curvy blondienen mit gro?en Brusten stehst bist du bei mir genau richtig.

  2. This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.