Últimas Notícias

Coleção de Desenhos e Vídeos do DIADESOL, concurso para crianças e jovens sobre os resíduos sólidos, está disponível no site da ABES-SP

A ABES-SP disponibilizou em seu site a galeria de vídeos e desenhos do DIADESOL, que reúne uma seleção de vídeos e desenhos dos participantes das seis edições do Concurso de Desenho Infantil e das 10 edições do Concurso de Vídeo Amador que abordam questões relacionadas aos resíduos sólidos.

Os desenhos foram enviados à ABES por crianças e adolescentes entre 10 e 12 anos, de escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, a votação foi aberta a todas as faixas etárias. Na última edição realizada, foram mais de 1400 desenhos e vídeos enviados, vindos de diversas partes do país.

Clique abaixo para acessar as coleções:

Galeria de Desenhos http://www.abes-sp.org.br/diadesol/galeria-desenho-infantil

Galeria de Vídeos http://www.abes-sp.org.br/diadesol/galeria-de-videos

 

DIADESOL

Organizado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, da ABES-SP, em parceria com diversos apoiadores, o evento convida, todos os anos, crianças, adolescentes e escolas a participarem com desenhos e vídeos que abordem o tema “resíduos sólidos”.

A expressão DIADESOL é de origem espanhola: Dia de los Desechos Sólidos ou Diadesol. Desde a criação, as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá.

No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) desde 2006 e têm registrado participação e apoio cada vez maiores de estudantes, escolas, instituições governamentais e não governamentais; universidades, empresas fabricantes de embalagens, redes de supermercados, empresas de coleta e tratamento de resíduos e recicladoras, Comitês de Bacias Hidrográficas, artesãos, artistas plásticos, educadores ambientais e comunidade em geral. O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é comemorado, originalmente, no terceiro sábado de setembro, mas entidades podem escolher a melhor data para promover a campanha.

Como parte das comemorações dos 10 anos do DIADESOL, a ABES-SP lançou no ano passado a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, uma parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR). A publicação visa dar continuidade a um processo de conscientização da população (todas as idades) que a ABES-SP entende ser fundamental para a preservação do ambiental, isto é, estimular uma mudança de comportamento da sociedade em relação as suas formas de consumo, cujas consequências estão relacionadas à geração e destinação dos resíduos que produzimos.

A proposta da elaboração da Cartilha surgiu em função de uma motivação da Comissão Organizadora do DIADESOL, embasada na necessidade de contribuir com a promoção da Educação Ambiental, cujo alicerce está na educação das futuras gerações, ou seja, das nossas crianças. Para tornar isso possível, foi desenvolvida uma linguagem mais simples, que também possa ajudar os professores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei nº 12.305/10). O objetivo é levar à sala de aula os aspectos da PNRS de uma maneira mais didática e lúdica.

A cartilha está disponível no link: http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf

Para saber mais sobre a ABES-SP, acesse http://www.abes-sp.org.br/

 

1 Comentário em Coleção de Desenhos e Vídeos do DIADESOL, concurso para crianças e jovens sobre os resíduos sólidos, está disponível no site da ABES-SP

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.