Últimas Notícias

“Gestão, Meio Ambiente e Seca na Área Rural” será o tema central dos debates da CT de Saneamento Rural

A CT de Saneamento Rural, coordenada por Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, que também é presidente da ABES-MG, levará ao Congresso experiências de enfrentamento à seca na Mesa Redonda “Gestão, Meio Ambiente e Seca na área Rural”, prevista para ocorrer no dia 6 de outubro, das 14h30 às 18h30. “Pretendemos apresentar propostas para enfrentar as consequências que as mudanças no clima provocam no meio ambiente e que afetam a vida do homem do campo”, afirma.

Um dos convidados para debater o assunto é o Dr. Helder Cortez, assessor da Presidência da CAGECE para convivência com a seca nas áreas urbanas e rurais do Ceará e coordenador adjunto da Câmara Temática de Saneamento Rural. Por ele serão apresentados os estudos realizados e as medidas que vêm sendo adotadas para a convivência com a seca na área rural do Ceará, que poderão ser também soluções para outros Estados.

O Banco Mundial estará presente através da Especialista em Recursos Hídricos, Carmen Molejón, que apresentará o monitoramento e planos de preparação às secas no Brasil e sua aplicação na área rural.

“Outra importante representação no que se refere a questões de reestruturação ecossistêmica e sua influência nos recursos hídricos, será o Instituto Terra, de Aimorés-MG, fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, e que hoje é vitrine para o mundo no trabalho de recuperação da Mata Atlântica e do Rio Doce”, salienta Mônica.

E ainda, visando trazer ao público uma experiência internacional sobre o assunto, o Diretor Técnico do Ministério do Meio Ambiente, Agricultura e Alimentação da Espanha, Sr. Manuel Menéndez proferirá palestra sobre os instrumentos de gestão de secas da Espanha e sua aplicação na área rural.

A Mesa Redonda contará ainda com a participação no debate das especialistas em saneamento rural, Tereza Bernardes e Carme Mota.

Confira a programação completa do Congresso em http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: