Últimas Notícias

Diretoria Nacional

Dante Ragazzi Pauli (SP)
PRESIDENTE
dn

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie(1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP(1989) e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie(1988). Ingressou na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP em 1985, atuando como Engenheiro Analista de Projetos (1985/ 1991). Ocupou vários cargos gerenciais na empresa como: Gerente da Divisão de Apoio Suzano (1991/1992); Gerente da Divisão Regional de Mauá (1992/1995); Gerente da Divisão Regional Capela do Socorro (1995/1996); Gerente do Departamento de Expansão Sul (1996/1999); Gerente do Departamento de Serviços Centro (1999/2003); Gerente do Departamento de Serviços Sul (2003/2004); Superintendente da Unidade de Negócio Leste (2004/2011) e Assistente Executivo da Presidência (desde 2011).
É também professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985) e Faculdade São Judas (desde 2010), e presidente da Câmara Ambiental do Setor de Saneamento, da CETESB.
Álvaro José Menezes da Costa
(AL)
VICE-PRESIDENTE
dn
Engenheiro Civil (UFAL), com curso de especialização em Aproveitamento de Recursos Hídricos (UFAL), Curso em Water Supply Engineering no Japão (JICA) e Gestão Ambiental para Gestores Públicos e Privados em Munique (BFZ). Publicou o livro Água que Move Vidas em 2005. Foi presidente da ABES – Alagoas de 1991 a 1994, diretor da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) de 1999 a 2006 e atualmente é presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Marcio Tadeu Pedrosa
(MG)
SECRETÁRIO-GERAL
dn
Engenheiro Civil, Pós graduado em Gestão Estratégica da Informação, Gestão Financeira de Empresas, Gestão do Conhecimento, MBA Empresarial: Cenários e Tendências dos Negócios. Funcionário da Copasa desde 1979. Presidente por quatro mandatos da Abes – seção Minas Gerais de 1999/2001 – 2001/2003 – 2007/2009 – 2009/2011 , e atual Secretário Geral da Abes Nacional 2012/20014.
Miguel Mansur Aisse
(PR)
SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO
dn

Graduado em Engenharia Civil pela UFPR; mestre em Engenharia Civil – Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP; doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal do Paraná, lotado no Departamento de Hidráulica e Saneamento. Desenvolve atividades docentes na graduação, no Curso de Engenharia Civil, e na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. É membro do Conselho Editorial da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e da Diretoria da ABES-PR.

Angela Sotero Bacelar
(PE)
TESOUREIRO GERAL
dn
Engenheira Química, formada em 1976 pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Sanitária  pela Universidade de São Paulo e  Engenheira de Segurança do Trabalho, entre outras Especializações na área de Meio Ambiente, Saneamento, Gestão Financeira e Administração no Brasil e Exterior (USA e Japão).
Engenheira da Companhia Pernambucana de Saneamento, no período de maio de 1977 à junho de 2013, onde desempenhou diversos  Cargos e Funções, entre êles: Chefe da Divisão de Controle de Laboratório, Gerente de Controle de Qualidade, Gerente e Superintendente de Recursos Humanos e Diretora Presidente da CompesaPrev no período de fevereiro de 2007 à maio de 2013, quando se aposentou por tempo de Serviço e atualmente presta  Consultoria na área de Saneamento Ambiental.
É sócia da ABES desde 1975, e ao longo do tempo desempenhou diversos Cargos na ABES-PE entre eles Diretor Presidente, Financeiro, Secretário, e Conselheiro Fiscal e Deliberativo. Foi Secretário adjunto e Secretário na ABES Nacional nos biênios 2008/2010 e 2010/2012.
Roberval Tavares de Souza (SP)
TESOUREIRO GERAL ADJUNTO
dn

Engenheiro Civil, Pós Graduado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretor técnico do Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG). Funcionário da Sabesp desde 1992, atuou nas áreas de manutenção, operação, comercial, administrativo e financeiro, sendo que atualmente é superintendente da Unidade de Negócio Sul da Diretoria Metropolitana, que conta com 3,8 milhões de clientes e mais de mil funcionários.

José Benevenuto de Andrade Vieira (PA)
DIRETOR REGIÃO NORTE
dn
Possui graduação em Engenharia Civil da UFPA (1975), especializado em Sistema de Informação nas Organizações pelo Centro Universitário do Pará (1999), Mestrando em Engenharia Mecânica. Vibração e Acústica UFPA (em fase de dissertação). Diretor de Obras do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano –Ação Metrópole- Governo do
Estado do Pará, Atuou no CODEM (2012) onde ccordenou a equipe técnica para a conclusão da Obra da Via Parque Marquês de Herval, responsável técnico do contrato para a construção do Poupa Tempo no Espaço Palmeira em
Belém e coordenador do programa Tudo de Cor para você em parceira com as Tintas Coral. Diretor de Infra-estrutura DINFRA da Prefeitura da Universidade Federal do Pará UFPA (2009). Foi Diretor Geral da Secretaria Municipal de Economia de Belém SECON (2007), Presidente da ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Pará 2005/2007 e 2011/2013.
Claudia Coutinho Nóbrega
(PB)
DIRETORA REGIÃO NORDESTE
dn
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal da Paraíba, coordenadora do curso de graduação em Engenharia Ambiental. Tem projetos financiados pelo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, colaboradora do Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo. Foi coordenadora do curso de Engenharia Civil da UFPB, no período de 2007 a 2008. Professora Visitante da Universitat Jaume I (Espanha), de outubro de 2011 a janeiro de 2012. Faz parte do corpo docente do curso de pós graduação (mestrado) em Engenharia Civil e Ambiental.Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, gestão integrada de resíduos, tratamento de resíduos, tratamento de esgotos, tratamento de água, qualidade de águas, sistemas de abastecimento de água e esgoto, educação ambiental, entre outros.
Maria Cristina Alves Cabral Schembri
(MG)
DIRETORA REGIÃO SUDESTE
dn
Engenheira Civil, graduada pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com curso de pós-graduação em Gerenciamento de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário pela Chalmers University of Technology – Göteborg – Sweden; é Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG e Mestre em Engenharia de Saúde Pública Tropical (MSc) pela Leeds University – England – UK (1996). Trabalha na Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG desde 1984, e atualmente gerencia a divisão responsável pelas ações de Cooperação Técnica e Transferência de Tecnologia, do Departamento de Novos Negócios.
Maria Lucia Bernardes Coelho Silva
(RS)
DIRETORA REGIÃO SUL
dn
Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1977), com especialização em Ecologia Humana pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/1981). Exerce, desde 1978, atividades na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) na área de Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos. Foi presidente da Seção RS da ABES durantes as gestões 2001/2003 e 2003/2005.
Edson Melo Filizzola
(GO)
DIRETOR REGIÃO CENTRO-OESTE
dn

Engenheiro Civil (1984/UCG), com Especialização em Saúde Pública (1988/São Camilo-SP) e em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (2002/UFG). É Engenheiro da Cia. de Saneamento de Goiás S.A – SANEAGO desde 1984. Foi Gerente e Superintendente em diversos setores nas áreas de manutenção, operação e desenvolvimento na Diretoria de Produção, e Gerente de Gestão Ambiental, Regulação e Assessor de Planejamento. Atualmente atua no setor de projetos da companhia. Faz parte do Conselho de Administração da Agência Goiana de Habitação. Integra os Conselhos de Recursos Hídricos e das Cidades do estado de Goiás, do CREA-GO e é Diretor do Sindicato dos Engenheiros de Goiás. Foi Presidente da seção Goiás da ABES no biênio 2005/2009.