1. Todos os trabalhos aprovados para apresentação oral, cujos textos completos foram enviados e a inscrição do 1º autor do trabalho foi efetuada, serão inseridos na programação do Congresso organizados por sessões.
  2. A ordem dos trabalhos determinada pela Comissão Organizadora deverá ser mantida, não sendo possível a troca de horários.
  3. O tempo máximo de apresentação de cada trabalho é de 15 minutos, seguidos de 5 minutos para perguntas, sem intervalo entre um trabalho e outro.
  4. As apresentações devem ser elaboradas seguindo as seguintes normas:
    • Usar o formato PowerPoint, com orientação da página: Paisagem, conforme Modelo Apresentação Oral;
    • Os arquivos, salvos em ppt ou pptx,devem ser nomeados com os números do tema e do número do trabalho – Ex. IV – 001 (Tema IV e número do trabalho 001);
    • Incluir slide inicial contendo o logotipo do evento, o código (tema e número) e o título do trabalho, seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es), respeitando a ordem apresentada no Resumo;
    • Incluir informações para contato com os autores no slide final;
    • Utilizar tipo de fonte (Arial ou similar) e tamanho de letra (mínimo 14) adequada para visualização em salas de porte médio; e
    • É recomendável a utilização de imagens e gráficos.
  1. Durante o Congresso, os autores deverão atender as seguintes instruções:
    • Os arquivos das apresentações deverão ser entregues no Midia Desk até 30 minutos antes do início da sessão;
    • Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 20 minutos e se identificar junto ao coordenador de sala; e
    • O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, tanto para início quanto para término de cada apresentação.
  1. Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador e, por segurança, não será permitida a utilização de equipamentos pessoais.
  2. Os trabalhos podem ser apresentados por não autores quando devidamente autorizados por um de seus autores formais, por meio de autorização (vide modelo no site) a ser enviada para o e-mail katia.bella@abes-dn.org.br até 11/06/19.

O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso. Clique aqui para baixar o modelo de autorização.

  1. Os trabalhos orais aprovados e não apresentados no Congr
  2. esso não serão incluídos nos anais do evento. 
  3. Os autores ou seus representantes (com autorização) que irão apresentar os trabalhos devem assinar a  lista de presença ao chegarem na  Sessão em que o seu trabalho será apresentado.
  4. Os certificados dos autores serão disponibilizados para impressão no site do evento, 10 dias após o término do mesmo.