Sobre

A Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental – CTIDSA foi criada em março de 2011 a partir do trabalho de seis anos do Grupo de Trabalho do Guia de Referência para a Medição do Desempenho (GT GRMD), que desenvolvia suas atividades dentro do Comitê Nacional de Qualidade da ABES – CNQA. Este GT tinha como principal atribuição atualizar o GRMD. A criação da Câmara foi um reconhecimento ao trabalho do GT e teve como objetivos ampliar as atividades e dar maior visibilidade ao tema dos indicadores de desempenho no setor de saneamento.

A CTIDSA tem atuado desde então como órgão consultivo, de assessoramento técnico e político-institucional da ABES e tem como missão “Manter um sistema de indicadores de desempenho alinhado às melhores práticas de gestão do saneamento ambiental no Brasil e no Mundo.” O desenvolvimento das atividades se dá por meio de estudos, discussão e aprofundamento da experiência acumulada sobre o tema promovendo a participação e integração dos associados e demais interessados nas boas práticas de gestão para disponibilizar, capacitar e estimular o uso de sistemas de indicadores para acompanhar o desempenho das organizações que atuam no saneamento ambiental.

Objetivos da CTIDSA:

  • Discutir problemas e soluções relacionados aos indicadores de desempenho para o saneamento ambiental, integrando estudos e esforços para debater o tema.
  • Manter atualizado um sistema de indicadores que possa ser utilizado pelas organizações que atuam no setor, independente do nível de gestão em que se encontram.
  • Promover a troca de experiências com organizações que se dedicam ao tema, no Brasil e no Mundo.
  • Compartilhar boas práticas de mercado relacionadas medição do desempenho e a comparação dos resultados de modo a estimular a melhoria das organizações e do setor de saneamento ambiental.

Sandro Adriani Camargo

Coordenador Geral