Warning: session_start(): open(/var/lib/php7/session/sess_021824c357f84e2cb0717ad260859c2a, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/7/2c/91/abes-dn/public_html/ctabes/wp-content/plugins/contact-form-7-multi-step-module/contact-form-7-multi-step-module.php on line 122
RESÍDUOS SÓLIDOS – ABES Câmaras Temáticas

Sobre

O que é a Câmara de Resíduos Sólidos

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS) é órgão consultivo da Diretoria Nacional sobre o tema e um espaço de integração temática dos sócios da ABES que atuam no setor de resíduos sólidos. Sua atuação baseia-se no comprometimento individual dos profissionais que a compõem e nas ações e discussões das seções estaduais. Estão ativas as Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Cabe à CTRS manifestar-se sobre as atividades de capacitação no setor, propondo ações e mobilizando instrutores e palestrantes.

Como trabalha?

A Câmara Temática de Resíduos Sólidos reúne-se presencialmente uma vez ao ano, alternando entre os eventos Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Na medida da disponibilidade de espaço e tempo, a Câmara reúne-se durante os simpósios Luso-Brasileiro e Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ou outro evento de caráter nacional promovido pela Direção Nacional.

Além do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, proposto para ocorrer nos anos pares, a Câmara é responsável pela promoção de uma mesa redonda e do Fórum Nacional de Resíduos Sólidos durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, nos anos ímpares. Também nos Simpósios a CTRS é convidada a promover mesas redondas.

Complementando a atuação durante os grandes eventos nacionais, a CTRS tem o desafio de discutir virtualmente temas de interesse relevante para os profissionais do setor.

Esta página é uma tentativa de dinamizar as discussões virtuais.

Cursos e eventos realizados

    • IX Seminário Nacional de Resíduos Sólidos – Palmas/TO – 2008
    • I Fórum Nacional de Resíduos Sólidos – Recife/PE, durante o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – 2009
    • Mesa Redonda no X SIBESA – Maceió/AL – 2010
    • II Fórum Nacional de Resíduos Sólidos – Porto Alegre/RS, durante o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – 2011
    • Mesa Redonda no XV SILUBESA – Belo Horizonte/MG – 2012

Cursos e outros eventos são realizados a partir das iniciativas das seções estaduais ou regionais.

Através da CTRS a ABES se faz presente em diferentes fóruns de participação social. Atualmente, a ABES participa de:

Comissão ABNT/CEE-129 Resíduos de serviços de saúde
(Projeto de Revisão das Normas ABNT relativas a resíduos de serviços de saúde)
Titular – Roseane Souza/SP (Coordenadora)
Suplente – Jussara Kalil Pires/RS
Titular ABES/SP

Grupo de Trabalho para revisão da Resolução Conama nº 5/1993 que “dispõe sobre o gerenciamento de resíduos sólidos gerados nos portos, aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários” – entidade suplente.
Representante – Alba Ferreira La Rosa/RS

Como participar

A participação é aberta a todos os sócios, bastando, para tanto, informar o interesse à Direção Nacional ctresiduossolidos@abes-dn.org.br. Para facilitar a integração, sugerimos uma breve apresentação, informando a formação acadêmica, o local e área de atuação. De posse das informações, o Coordenador da CTRS entrará em contato para inclusão em listas de discussões e convite para reuniões presenciais.

Está sendo organizado um recadastramento de todos os participantes.

Resíduos Sólidos

Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania – DIADESOL

A Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS desafiam as Américas a mobilizar a sociedade para celebrar a limpeza e a cidadania nos terceiros sábados do mês de setembro. A data passou a chamar-se Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania ou Dia de los Desechos Sólidos – Diadesol.

OPAS e AIDIS querem, mais do que limpar ruas e avenidas, lembrar a todo o cidadão sua responsabilidade na manutenção do ambiente limpo e livre de riscos de contaminação.

A data foi instituída no final de 2002. Desde então a CTRS estimula as seções estaduais a promoverem atividades de mobilização social para marcar a passagem do DIADESOL. Embora a data seja comemorada no terceiro sábado de setembro, as seções podem escolher outras datas que lhes sejam mais convenientes.

Veja a carta-compromisso que instituiu a celebração, clique aqui

Conheça o trabalho das seções:

Apoio aos catadores de materiais recicláveis organizados

A CTRS, desde sua criação, reconhece a importância dos catadores de materiais recicláveis. Entre as ações visando a valorização e a integração destes profissionais aos sistemas municipais, destaca-se a participação no Fórum Nacional Lixo e Cidadania. Até hoje as ABES locais integram Fóruns Estaduais e Municipais Lixo e Cidadania.

Alguns resultados
No Rio Grande do Sul, em 2004, a ABES/RS conveniou-se com a COPESUL para o desenvolvimento do Programa de Apoio às Iniciativas Associativas de Reciclagem de Materiais, composto de 5 projetos, incluindo a realização de ações de melhorias em galpões de reciclagem selecionados pelas duas entidades, um programa de formação de lideranças e a edição do Guia de Reciclagem 2005, contendo endereços e contatos de 80 associações de catadores do Rio Grande do Sul. (link para notícia sobre o Guia de Reciclagem 2005 – lançado no 15/12/2004).

Veja a carta-compromisso que instituiu a celebração, clique aqui

Conheça o trabalho das seções:


Warning: Unknown: open(/var/lib/php7/session/sess_021824c357f84e2cb0717ad260859c2a, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php7/session) in Unknown on line 0