ATA DE REUNIÃO – CT de Tratamento de Esgotos da ABES

Local: XXXIII Congresso AIDIS, Salvador, BA

Data: 04 de junho de 2012

 

PARTICIPANTES:

  1. Américo de Oliveira Sampaio – SABESP/Coordenador da CT de Tratamento de esgotos/ABES americosampaio@sabesp.com.br
  2. Iara Regina Soares Chao – SABESP/Secretaria Executiva da CT de Tratamento de esgotos/ABES ichao@sabesp.com.br
  3. Celia Rennó – ABES MG/COPASA Celia.renno@copasa.com.br
  4. Ricardo Franci – Universidade Federal do Espirito Santo franci@npd.ufes.br
  5. Carlos Eduardo – CAESB carlospereira@caesb.df.gov.br
  6. Maria Eugênia Toffoli Oliveira – SABESP
  7. Ellen  Martha Pritssch  – representante da ABES no CONAMA ellen@bioensaios.com.br
  8. Maria Lúcia B. Coelho Silva – ABES/RS mlucia.coelhosilva@gmail.com
  9. Cleverson Andreoli – SANEPAR c.andreoli@sanepar.com.br
  10. Márcia Regina Pereira Lima– IF – Instituto Florestal
  11. Maria Eugênia Toffoli Oliveira-meugenia@sabesp.com.br

Objetivo: Definir estratégias para encaminhar solicitação de Revisão da Resolução CONAMA 375/2006

Decisões:

  • Célia Renno, como representante da ABES no CONAMA, aproveitará sua ida em 26 de junho à Brasilia e irá protocolar, o pedido de abertura de Revisão da Resolução com os “considerandos” já revisados a serem enviados pelo Coordenador da Câmara Técnica de Tratamento de Esgotos a todos os participantes da reunião.
  • Definiu-se a necessidade de uma Oficina específica onde serão apresentados e discutidos em dois dias de trabalho, o evento intitulado: “2ª Oficina da CT de tratamento de esgotos – A experiência de biossólidos no Brasil 5 anos após a Resolução CONAMA nº375/2006”. A oficina será no auditório da CAESB, em Brasília, DF e deverá ser organizada pela Câmara Técnica com o apoio da ABES – DF, que será contactada pela Célia Rennó.
  • Necessidade de levantamento de referencias bibliográficas, sobre a utilização de biossólidos no Brasil, com o objetivo de eleger experiências de várias regiões do Brasil para serem apresentadas na oficina e também uma forma de levantar os nomes dos principais pesquisadores do assunto no Brasil para participarem do evento. O Américo ficou de disponibilizar na página da ABES a referência já existente, que será complementada pelos demais interessados nas discussões.
  • Os representantes das instituições participantes do evento deverão apresentar uma lista dos principais pontos que deverão ser revisados na Resolução CONAMAnº375/2006
  • A CT de tratamento de esgotos deverá elaborar uma lista de convidados e as apresentações dos temas do evento. Os convidados listados, e também os interessados nas discussões estimados em  até 100 participantes altamente qualificados e tomadores de decisão, participarão do evento representantando de agencias ambientais, ICTs (Universidades e Institutos de pesquisas), e principais empresas privadas e públicas, estaduais e municipais de saneamento . A 2ª Oficina terá como resultado um documentado consensado entre os presentes sobre o que é necessário mudar na Resolução CONAMA nº375/2006.
  • O evento “2ª Oficina da CT de tratamento de esgotos – A experiência de biossólidos no Brasil 5 anos após a Resolução CONAMA nº375/2006” será coordenado pelos Eng. Américo /Carlos Eduardo que definirão um programa tentativo e o repassarão a todos os participantes  para análise e sugestões.
  • Será solicitado as cias de Saneamento apoio financeiro para arcar com despesas de passagem e estadia de alguns participantes chave.
  • A CT de Tratamento de esgotos deverá tirar desse evento um documento que posicionará a ABES sobre esse assunto a ser levado nas reuniões do Grupo de Trabalho do CONAMA a ser aberto