CRONOLOGIA – FATOS RECENTES

Em Novembro de 2017 a ABES, através da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos, protocolou a Proposta de Revisão da Resolução CONAMA n. 375 referente ao Uso Agrícola de Lodo de ETE junto ao Ministério de Meio Ambiente. Esta Proposta foi construída conjuntamente com o INCT ETEs Sustentáveis através de discussão realizadas em 2017. A admissão de Revisão desta proposta foi acolhida junto ao CONAMA e a Proposta está disponível  no seguinte link.

Nos dias 9 e 10 de Maio de 2018, foi realizado o Seminário Internacional Uso de Lodo de Esgoto em Solos: contribuições para a regulamentação no Brasil, através do INCT ETEs Sustentáveis, ABES e Escola de Engenharia da UFMG. As palestras deste Seminário encontram-se disponíveis no seguinte Link.

Em 17 de Maio de 2018, foi a apresentada a Proposta de Revisão da RC 375 ao CONAMA através dos representantes da ABES, Célia Rennó/MG, Marcelo Miki/SP e Simone Bittencourt/PR. Nesta reunião foi decidido através de votação que o assunto seria tratado na própria Câmara Técnica e sem a necessidade de criação de um Grupo de Trabalho.

Em 18 de Junho de 2018, a CTTE fez participação na XIV SIBESA no Painel Sustentabilidade no Processo de Tratamento de Esgoto.

Em 12 de Julho de 2018, a CTTE esteve presente no VII Diálogos do Saneamento promovido pela Seção ABES – RS, com o tema ETEs Sustentáveis: Aproveitamento do Lodo através de palestras da EngSimone Bittencourt, “Experiência brasileira do uso de lodo de esgoto em solos” e o Coordenador Adjunto Marcelo Miki, “Solicitação de revisão da resolução CONAMA nº 375/06 que estabelece critérios e procedimentos para uso agrícola de lodo de esgoto”.