Últimas Notícias

GTI PLANSAB: Primeiro relatório anual será apresentado em novembro

Foi realizada no dia 15 de setembro a Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial de Acompanhamento da implantação do Plano Nacional de Saneamento Básico (GTI- Plansab). O encontro ocorreu no Ministério das Cidades, em Brasilia. O GT reúne todos os ministérios, além de representantes de Conselhos Nacionais, das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde. A ABES participa do GTI por meio de seu representante no Conselho das Cidades, Darci Campani e também com sua Diretora, Maria Lucia Bernardes Coelho Silva, que neste grupo representa o CONAMA.

Na ocasião, foi apresentado o desempenho em relação as metas propostas pelo PLANSAB.Além disto fixou-se que no final de 2015, o grupo emitirá o primeiro relatório do Plano. O documento será apresentado e submetido à aprovação do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) em reunião que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro. “O grande avanço foi a criação de uma rotina e uma metodologia de aprovação dos relatórios do PLANSAB”, salienta Campani.

Pelos termos da lei, o PLANSAB deve de ser avaliado anualmente e revisto a cada quatro anos. “Na avaliação vamos saber o que precisa ser corrigido para que no final dos quatro anos tenhamos realmente atingido todas as metas”, ressalta.

Para a avaliação do Plano, os membros do Comitê de Saneamento do ConCidades, do GTI e outros profissionais da área foram convocados a fazerem uma pesquisa sobre o desenvolvimento e perspectivas do Plano no cenário brasileiro. “Para sabermos se o PLANSAB está sendo otimista ou subestimado. É um plano e tem uma previsão. Podemos ter feito metas ousadas ou muito restritas,” pondera. Numa avaliação preliminar, conforme Campani, de todas as metas, apenas uma não tinha sido atingida, “o que demonstra que o que se propôs, mesmo em uma conjuntura mais difícil, se fez um bom planejamento do plano em si, em termos de metas a serem atingidas”.

4 Comentários em GTI PLANSAB: Primeiro relatório anual será apresentado em novembro

  1. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.