Tratamento de Esgotos Domésticos – 6 meses de duração

 Professor Eduardo Pacheco Jordão

Engenheiro Civil pela Universidade do Brasil, atual UFRJ. Master of Science em Engenharia Civil, ênfase em Engenharia Sanitária, University of Wisconsin, USA. Doutor em Engenharia, ênfase Engenharia Hidráulica, Escola Politécnica da USP. Professor Visitante Emérito da Escola Politécnica da UFRJ. Autor do livro “Tratamento de Esgotos Domésticos” (em sua 8a edição, 15 mil cópias vendidas). Sócio Fundador e Membro do Conselho Diretor da ABES. Agraciado com o título de “WEF Fellow” pela Water Environment Federation (USA). Consultor em projetos aplicados à engenharia sanitária e ambiental, com ênfase no tratamento de águas residuárias, reúso de efluentes e controle de poluição das águas.

 

 

Professora Ana Silvia

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) – UFMG. Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil – Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DESMA/UERJ. Coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UERJ, Sub-Chefe de departamento e membro permanente do Programa de Engenharia Ambiental da UERJ (Mestrado Profissional) PEAMB/UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, reuso de efluentes e controle de poluição das águas.

Capacitação técnica

A ABES promoverá em breve o curso de Tratamento de Esgotos Domésticos. Em formato EAD, e sob a coordenação do Prof Eduardo Pacheco Jordão, o curso dará ao aluno um conhecimento completo do assunto, desde as concepções clássicas aos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto.

Carga horária

Serão 5 módulos com duração total de seis meses no total de 150 horas de aula.

Conteúdo programático

  1.  Introdução ao Tratamento de esgotos, grau e processos de tratamento
  2. Tratamento preliminar, decantadores primários e UASB
  3. O tratamento secundário – processos de Filtração Biológica (FBP) e de Lodos Ativados. (LA)
  4. Lagoas de estabilização como forma de tratamento de esgotos: lagoas anaeróbias, facultativas, aeradas, e de maturação.
  5. O tratamento do lodo gerado nas ETEs: digestão anaeróbia e remoção de umidade.

Baseado na última edição do Livro “Tratamento de Esgotos Domésticos”, conhecido com a Bíblia do tratamento de esgotos domésticos dada a riqueza de seu conteúdo técnico e exemplos práticos o curso apresenta desde soluções mais simples como fossas sépticas até sistemas mais complexos como lodos ativados com membranas que certamente contribuirá com a atualização dos profissionais do setor.

Será fornecido 1 exemplar do Livro “Tratamento de Esgotos Domésticos” por aluno.

Objetivo Geral

O objetivo geral do programa é atualizar profissionais do setor que atuam  com esgotamento sanitário em temas relacionados ao tratamento de esgotos domésticos, familiarizando-os com os diferentes sistemas e soluções simples e de baixo custo incorporando os últimos avanços tecnológicos.

Objetivos Específicos

  • Grande Introdução ao Tratamento de Esgotos: o quê tratar, porque tratar, como tratar – as grandes opções, clássicas e modernas; características dos esgotos domésticos e industriais; as exigências legais e ambientais; tratamento preliminar de esgotos.
  • Tratamento Primário de Esgotos: remoção de sólidos sedimentáveis, unidades do tratamento primário; tratamento primário quimicamente assistido; dimensionamento; equipamentos usuais.
  • Tratamento Secundário de Esgotos: processos usuais; a Filtração Biológica e o Processo de Lodos Ativados; conceitos básicos, variantes, dimensionamento das unidades, equipamentos usuais.
  • Tratamento do Lodo: estimativa do lodo gerado no tratamento primário e secundário; opções de tratamento anaeróbio e aeróbio; digestão anaeróbia e secagem do lodo digerido; dimensionamento das unidades principais.
  • O tratamento de esgotos por meio de Lagoas de Estabilização: lagoas anaeróbias e facultativas; lagoas aeradas; conceitos básicos, dimensionamento das lagoas.
  • O tratamento de esgotos por meio de reatores anaeróbios de manta de lodo – reatores UASB; conceitos básicos, dimensionamento; pós-tratamento.
  • Remoção de nutrientes no tratamento de esgotos: nutrientes nos esgotos domésticos; exigências legais; processos usuais; dimensionamento.

Público-Alvo

Engenheiros e profissionais que atuam na área de projetos ou na operação de sistemas de esgotos e também para os estudantes que procuram se dedicar ao setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Estende-se, ainda, a engenheiros e arquitetos que possuem interesse na matéria e pesquisadores e consultores com atuação ativa no setor.

Metodologia

Esse programa de capacitação é na modalidade de ensino à distância (EAD), utilizando recursos tecnológicos com mediação pela Internet e estimulando a interação entre os participantes. Entre as vantagens do EAD estão:

  • a flexibilidade para os alunos adequarem as atividades do programa de capacitação ao seu trabalho e demais atividades cotidianas;
  • a possibilidade de diferentes ritmos de aprendizagem e certa autonomia no cronograma de atividades;
  • a maior interação entre os alunos por meio de fóruns, minimizando os problemas de aprendizagem e,
  • a participação de alunos de diferentes localidades e áreas de atuação no setor, propiciando uma maior troca de experiências.

Os recursos didáticos-metodológicos compreendem a realização das leituras do livro, das apostilas e aulas de cada módulo do curso, visualização de vídeos, material complementar e atividades práticas realizadas diretamente no ambiente virtual. As atividades que acontecem à distância são acompanhadas de forma assíncrona, pelos tutores e professores do curso.

Prevê-se a utilização de vídeos ao longo do programa e leituras complementares compostas por normas, leis, capítulos do livro, artigos, notícias etc, que contribuirão para o aprofundamento do tema pelo participante. Por fim, as atividades práticas envolvem a resolução de exercícios e fóruns de discussão.

 Investimento

  • Não sócio: R$ 3.500,00
  • Sócio: R$ 2.800,00 (20% de desconto)
Forma de pagamento: à vista ou no cartão de crédito através do Pagseguro

Garanta seu desconto, seja um associado ABES.