Operação de sistemas de esgotos sanitários

Capacitação gerencial – foco em gerentes, supervisores e técnicos

Sobre os Autores:

Arnaldo Boa Sorte é Eng. Industrial Mecânico formado na Univ. Bras Cubas de Mogi das Cruzes, pós graduado em Engenharia de Saneamento Básico pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e MBA em Administração para Engenheiros pela Faculdade de Administração Mauá. Tem 41 anos de experiência na Operação e Manutenção de Sistemas de distribuição de Água e Coleta de Esgotos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, desempenhando as funções de Gerente de Operação, Gerente de Manutenção Eletromecânica e Gerente de Departamento de Engenharia.

 

MÁRIO AUGUSTO BÁGGIO, Sócio Gerente da Hoperações Consultoria em Gerenciamento Ltda, especialista na execução de estratégias de redução de perdas de água e de agregação de valor em companhias de saneamento públicas e privadas, idealizador da startup Water Database Saneamento Básico (www.waterdb.com.br), autor de livros sobre Estratégias de Combate às Perdas; Operação de Sistemas de Abastecimento de Água; Gestão Integral da Micro e da Macromedição; Métodos de Solução de Problemas, Green Belt na Metodologia Six Sigma, Examinador do PREMIO NACIONAL DA QUALIDADE da FNQ – Ciclo 2007 e 2008, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde – OPS para a América Latina e Caribe, Ex-Coordenador da Fundação Nacional da Saúde – Regional Paraná, Ex-Diretor de Operações e Técnico da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, Ex-Docente da Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduado em Engenharia Hidráulica pela Faculdade Politécnica da USP/SP e formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina/PR.


Este curso EAD dará aos Gerentes, Supervisores e Técnicos do setor de saneamento, envolvidos com a operação de sistemas de esgotos sanitários, conhecimentos técnico e gerencial com foco no Ciclo do SDCA/PDCA aplicado à OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTOS SANITÁRIOS, iniciando pelo DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE ESGOTOS E DE SUA FUNÇÃO OPERAÇÃO, para em seguida iniciar o PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO EM SITUAÇÕES NORMAIS E DE EMERGÊNCIA, passando pela EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO, apoiada pelo CONTROLE DA OPERAÇÃO, culminando com AÇÕES CORRETIVAS e PREVENTIVAS, visando uma operação científica do sistema de esgotos sanitários, rumo à sustentabilidade. Além de ampla atualização de conhecimentos, abordará também o estabelecimento de DIRETRIZES PARA OS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE ESGOTOS, à luz das normas brasileiras, visando a geração de VALOR a todas as partes interessadas.

Carga horária

O curso estará composto de 13 módulos e 65 horas aula com duração total de 3 meses.

Conteúdo programático

  1. Sistemas de esgotos sanitários: componentes e tipos de sistemas, objetivos para o prestador de serviços, componentes e diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de esgotos
  2. Os processos vinculados aos sistemas de esgotos sanitários
  3. Processos precisam ser operados e mantidos: as funções operação e manutenção
  4. O que é a função operação de processos de sistemas de esgotos sanitários
  5. Aplicação do ciclo do sdca e pdca para a compreensão da função operação de sistemas de esgotos sanitários
  6. Avaliação pela via do diagnóstico do sistema de esgotos sanitários e de sua operação
  7. O planejamento da operação de sistemas de esgotos sanitários
  8. A execução da operação de sistemas de esgotos sanitários
  9. O controle da operação de sistemas de esgotos sanitários
  10. Medindo o desempenho da operação de sistemas de esgotos sanitários
  11. Os principais atores da operação de sistemas de esgotos sanitários
  12. Papéis dos atores da operação de sistemas de esgotos sanitários
  13. As inovações no mundo da operação de sistemas de esgotos sanitários.

Investimento:

  • Não associado: R$ 1.600,00
  • Associado individual ou empresa: R$ 1.280,00 (20% desconto)
Forma de pagamento: à vista ou no cartão de crédito através do Pagseguro