F.A.Q.

Perguntas e Respostas Frequentes

O quê é UNIABES?

A UNIABES é a divisão por área da ABES voltada à educação e à promoção do conhecimento para o setor de Saneamento Ambiental pelo processo de Educação a Distância. Criada para disseminar as boas práticas no setor, apoiando profissionais de toda a cadeia produtiva do Setor  operadores, associações de operadores, órgãos de governo, prestadores de serviços, reguladores, fornecedores, construtores, consultores e projetistas, entre outros – em todo o Brasil, associados da ABES e demais públicos interessados, a UNIABES atua em capacitação, qualificação, gestão do conhecimento e aperfeiçoamento humano.

Quem pode cursar?

Profissionais do setor de Saneamento Ambiental que estejam vinculados a prestadoras, poder concedente, órgãos públicos, agências reguladoras, sindicatos e associações de classes. Estende-se, ainda, a analistas financeiros, assessores jurídicos, pesquisadores e consultores com atuação ativa no setor – da esfera pública ou privada – e profissionais e graduandos de nível superior com interesse no setor.

Os cursos de capacitação da UNIABES são reconhecidos pelo MEC?

Não. A Uniabes é um portal de cursos livres.

Os Cursos Livres (que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico) caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.  (Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo)

Quais as normas ou regulamentos dos cursos de especialização?

A Uniabes age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional, de acordo com a Constituição Federal em seu artigo 205, que prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade; é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Como posso me inscrever/matricular?

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo formulário de inscrição do site uniabes.abes-dn.org.br e a matrícula será confirmada por e-mail após pagamento do valor referente ao curso escolhido.

Posso me inscrever como pessoa jurídica?

Sim, neste caso você deverá preencher o formulário de inscrição pessoa júridica e aguardar o contato da coordenação da Uniabes.

Existe inscrição para grupos?

Sim, neste caso você deverá preencher o formulário de inscrição pessoa júridica, informando todos os documentos necessários para os trâmites de faturamento e enviar os dados dos alunos que compõem o grupo e aguardar o contato da coordenação da Uniabes para demais tratativas.

Até quando posso fazer minha inscrição?

O prazo de inscrição de cada curso é variável e publicado no portal UNIABES e está vinculado ao início do curso, mediante a formação de turmas com número mínimo de alunos.

Como é feito o pagamento do curso?

Se o pagamento for pela Pessoa Jurídica, através de contato com a Coordenação da Uniabes no e-mail uniabes@abes-dn.org.br. Se for por Pessoa Física, através do Pagseguro, que recebe através de boleto bancário ou cartão de crédito à vista ou parcelado.

Até quando preciso efetuar o pagamento do curso?

Após receber seu link autorizando pagamento e matrícula, efetue o pagamento o quanto antes para receber seu acesso ao curso que só será ativado após o pagamento.

Após o pagamento, qual o prazo para liberar o curso?

O prazo de liberação é de até 5 dias úteis após confirmação do pagamento através do Pagseguro.

Após estar matriculado, posso desistir da minha matrícula?

Sim. O aluno poderá cancelar sua matrícula, desde que oficialize seu pedido por email, respeitando as normas internas da UNIABES contidas em contrato e no regimento interno.

Neste caso, o estudante não poderá transferir-se para outro curso, nem voltar ao curso, a menos que realize uma nova inscrição.

A solicitação de cancelamento deverá ser feita para a coordenação da Uniabes através do e-mail uniabes@abes-dn.org.br.

Posso cursar mais de um Curso de capacitação simultâneos na Uniabes?

Sim, a Uniabes permite ao aluno cursar mais de um curso, porém, recomendamos fortemente ao aluno verificar se possui disponibilidade financeira e organização do tempo compatíveis com a demanda.

Como poderei fazer o acompanhamento das minhas notas e frequências?

Através da plataforma de aprendizado virtual.

Há possibilidade de transferência de alunos entre cursos?

Não. Uma vez matriculado em um curso não haverá possibilidade de transferência. O aluno deverá decidir no ato da inscrição o curso que deseja realizar.

 É possível ser aluno “ouvinte” nos cursos da Uniabes?

Não. Os cursos são 100% online e não há possibilidade de participar na modalidade ouvinte.

Quais os critérios de avaliação nos cursos?

A avaliação do rendimento acadêmico será realizada por meio: atividades não presenciais (trabalhos, exercícios, atividades práticas etc.).

Considera-se aprovado o aluno que obtêm aproveitamento nas aulas igual ou superior a 70% (setenta por cento).

Há um número mínimo de alunos para se formar uma turma?

Sim. A viabilidade do curso está condicionada ao número mínimo de alunos inscritos, que pode variar conforme as necessidades específicas de cada curso. A turma terá início quando alcançado este número.

Qual a validade do certificado de conclusão?

O certificado de conclusão tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

Deve-se consultar os regulamentos de cada seletiva, concurso ou entrevista para assegurar-se de que certificados emitidos pela ABES serão aceitos.

É possível acessar em horários alternativos como madrugadas e finais de semana?

Você poderá acessar no seu horário disponível. Não há obrigatoriedade em acessar o curso em dias ou horários específicos, mas eventualmente teremos atividades com horário marcado que poderão ser acompanhadas ou assistidas em gravação.