O Parque Nacional da Tijuca (Parna-Tijuca ou PNT), com seus 3.953ha de área, é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Criado em 6 de julho de 1961, é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano.
Dividido em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca), o Parque corresponde a cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro. Destaca-se na paisagem por constituir-se de um grande maciço verde, situado no centro de uma metrópole com aproximadamente seis milhões de habitantes.
Na Floresta da Tijuca existem trilhas, restaurante e o Pico da Tijuca. Na Serra Carioca o destaque é para o morro do Corcovado, mas ainda há a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e as Paineiras. Na Pedra Bonita fica localizada a rampa de voo livre.
É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Estamos falando de uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno e símbolo do RJ, se pedir que pessoas falem algo que remeta ao Rio, certamente três em cada cinco dirão Cristo Redentor... Os dados que seguem a frase provam isso.
Para chegar lá em cima há duas maneiras: de van autorizada ou de trem. O Trem do Corcovado, que parte do Cosme Velho, faz um percurso de 3.800 metros em meio a jardins temáticos e a viagem dura cerca de 20 minutos. Já as vans partem de Copacabana (Praça do Lido), Largo do Machado e Paineiras - os bilhetes podem ser comprados nos locais e também pela internet.
Mais informações: http://www.corcovado.com.br/
A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX.
O desenvolvimento das técnicas de engenharia e a realização da Exposição Nacional em Comemoração ao Primeiro Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional, em 1908, no bairro da Urca, motivaram o engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte.
A emoção do passeio começa bem antes de se chegar ao topo do morro a bordo do bondinho envidraçado que apresenta ângulos únicos da geografia carioca. Se for possível vá ao final do dia e aproveite o por do sol e o ascender da cidade... uma experiência de tirar o fôlego!
Mais informações: http://www.bondinho.com.br/
Espelho d'água com aproximadamente dois milhões de metros quadrados na forma de um coração. Suas margens, cercadas por parques, quadras de esportes, quiosques para alimentação, pistas para caminhadas e para passeios de bicicleta, são um dos principais pontos de atração da cidade.
É a praia mais famosa do mundo com seu calçadão simulando os movimentos das ondas. Seu calçadão possui vários quiosques e há sempre gente praticando esportes. Durante o ano inteiro acontecem eventos de expressão como competições mundiais de futebol, vôlei e shows de grandes celebridades mundiais e um dos maiores réveillons do mundo. Ali encontra-se também o forte construído em 1914, que conserva as características originais, com suas muralhas de 12 metros de espessura voltadas para o mar.
Site oficial:
www.copacabana.com e www.fortedecopacabana.com
Maracanã sempre foi templo de emoções e muitas alegrias. Recebeu o maior público da história do futebol (Brasil x Paraguai, 1969, com cerca de 200 mil torcedores), o milésimo gol do Pelé (1969), a Copa do Mundo de 1950 e os Jogos Pan-Americanos de 2007, além de shows inesquecíveis de nomes como Frank Sinatra, Madonna, Paul McCartney e Rolling Stones. Em 2016 será palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos e está sempre de portas abertas para todos, agora totalmente remodelado e cada vez mais preparado para receber grandes partidas. Com seus 78 mil lugares, desponta como um dos estádios mais modernos e seguros do mundo, proporcionando uma nova experiência de entretenimento e lazer com a emoção do Maraca de sempre.
É possível fazer uma visita guiada pelo estádio. Veja mais informações sobre horários e ingresso no site oficial: http://www.maracana.com/site/
O bairro da Lapa é o reduto boêmio da cidade, com seus bares, botequins e casas de shows embaladas pelo samba, choro e MPB. Construções tradicionais estão presentes, como os Arcos da Lapa (aqueduto construído para resolver o problema de abastecimento de água, que funciona hoje como viaduto para linha de bondes), o Museu da Imagem e do Som, a Escadaria Selarón (coberta por azulejos coloridos, liga a Lapa a Santa Teresa) e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Destino, cujo nome batizou o bairro.
Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município localizado a 173 quilômetros do centro da capital do estado. Com 23 praias e uma infinidade de restaurantes, boates e bares, Búzios é diversão garantida tanto para quem quer curtir o dia como a noite. A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.
Maior ilha da baía de Angra dos Reis, Ilha Grande reúne mais de cem praias - entre elas, algumas das mais bonitas do sudeste brasileiro, como Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. Foi transformada em Parque Estadual e Reserva Biológica, a natureza exuberante, a transparência das águas e a quantidade de peixes coloridos e estrelas-do-mar são alguns dos atrativos do local. O clima rústico é garantido pela informalidade do centrinho da ilha e pela ausência de carros - para chegar lá, só de barco, partindo de Angra ou Mangaratiba, em viagem de cerca de uma hora e meia.