Últimas Notícias

Série documental sobre meio ambiente tem pré-lançamento durante a Rio Water Week

Durante a Rio Water Week, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu o pré-lançamento da série documental Meio Ambiente Urgente, uma coprodução da ABES e da Produtora Contém Conteúdo. O lançamento ocorreu durante a Sessão 821 (Redes sociais, tecnologia e comunicação para a sustentabilidade: um mundo dinâmico). Veja reportagem da band TV (assista aqui) .

O Início – Meio Ambiente Urgente 

Há 31 anos a produtora Azul Vídeo, hoje Contém Conteúdo, pioneira em produção independente no Brasil, em coprodução com a ABES, produziu a primeira série documental da televisão brasileira, voltada ao meio ambiente. Apresentada por Lucélia Santos, a série Meio Ambiente Urgente trazia à tona os principais problemas ambientais do país.

A séria, exibida na Rede Bandeirantes de Televisão, foi eleita por 2 anos consecutivos pelo Jornal do Brasil como um dos 10 melhores programas da televisão brasileira, com conteúdo voltado ao meio ambiente, recebendo ainda prêmios importantes como melhor série documental ambiental, do 1º Fest Rio (Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro).

2019

32 anos depois, o projeto volta com os mesmos parceiros, Azul Vídeo, hoje Contém Conteúdo, e ABES,  responsável pelas pesquisas de campo e nas análises de conteúdos técnicos, por meio de seus associados,  engenheiros  sanitários, entre outros profissionais, espalhados pelo Brasil, permitindo desta forma, uma releitura mais apurada do antes (os problemas apontados e documentados a partir de 1987),  e o depois, ( os dias de hoje com o que melhorou, o que ainda se encontra em situação alarmante e as grandes soluções nacionais e mundiais empregadas para enfrentar os desafios ambientais do planeta).

O vasto material de arquivo, resultado da produção da série há 31 anos, permitirá um contraponto muito rico das transformações ambientais ocorridas neste período. Estas três décadas do lançamento da primeira temporada da série Meio Ambiente Urgente em 1987 permitirão também um mergulho profundo nas grandes transformações tecnológicas que trouxeram avanços na preservação ambiental e na conscientização significativa da população para um planeta mais sustentável.

Ainda há pontos preocupantes e sem avanços significativos a serem debatidos e abordados nestas novas temporadas da série Meio Ambiente Urgente, como a questão sanitária do país. Apenas 50% do esgoto do país é tratado. Uma situação ainda difícil e alarmante.

4 Comentários em Série documental sobre meio ambiente tem pré-lançamento durante a Rio Water Week

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.