Últimas Notícias

Premiação do PNQS 2018: “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e apresenta novidade para 2019/2020

O Rio de Janeiro, que se transformou na capital mundial da água, de 26 a 28 de novembro, com a realização pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES do evento internacional Rio Water Week, sediou, no dia 28, a tradicional Cerimônia de Premiação do PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento Ciclo 2018, promovida pelo CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES. Nesta edição, o mais importante prêmio do saneamento brasileiro aconteceu simultaneamente à RWW. Juntos, reuniram 2.300 participantes, ao longo dos três dias de evento.

Para mais ver as fotos do evento, acesse aqui.

Para ver as empresas reconhecidas de 2018, acesse aqui

A grande novidade do PNQS é que a ABES e a AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental assinaram um protocolo de intenções com o objetivo desenvolver, em 2019, e realizar, em 2020, o Prêmio Interamericano de Saneamento. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, durante a abertura da cerimônia. O evento, que foi realizado no Espaço Lajedo/RJ, contou com a participação de autoridades, como o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari, presidentes de empresas de saneamento, profissionais e especialistas do setor.

Rosana Dias, coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES, responsável pelo PNQS, abriu a solenidade agradecendo a presença e participação de todos na premiação – em todas as suas categorias IGS, PEOS, Selo dos Fornecedores e As Melhores em Gestão do Saneamento. “Nada disso hoje seria possível se vocês não estivessem aqui. Se vocês não tivessem, como nós da coordenação, a ABES, acreditado nesse modelo, ou seja, no modelo de sucesso que poderia mudar a história do saneamento no Brasil”, destacou. E lembrou que a gestão é algo difícil, que requer muita concentração. “Hoje, coroamos todo o trabalho, às vezes, de dois anos, três anos, um ano, não importa. O que importa é a dedicação, é que chegamos aqui. E as empresas que não foram reconhecidas tiveram um aprendizado muito grande”, frisou

Roberval Tavares de Souza, iniciou a sua fala cumprimentando Rosana Dias e toda a equipe do CNQA pelo trabalho desenvolvido. E destacou que o PNQS, em sua 21ª edição, teve mais de 160 participantes em todas as categorias. “Tenho muito orgulho do trabalho desse ano para toda a equipe da ABES poder avaliar e chegar na noite de hoje aos vencedores. Nem tudo é festa, no papel de água e esgoto em nosso país. A ABES existe por três grandes motivos: discutir política institucional, discutir capacitação técnica de todos os profissionais do saneamento e ajudar as empresas na questão da gestão. E hoje é a finalização de mais um ciclo de um produto da ABES”, pontuou. Roberval lembrou que 2018 foi um ano difícil para o saneamento, “pois o governo federal de alguma maneira atrapalhou o setor. Essa discussão sobre a Medida Provisória 844 fez com que o setor precisasse discutir algo que não agrega valor para o saneamento”. Ele reforçou, ainda, que a ABES acredita na união do público e do privado para solucionar os problemas do país. “Essa união com certeza vai encaminhar o saneamento para a melhoria de que precisamos”.

O presidente da ABES direcionou um recado especial a todos os profissionais do setor para que utilizem o PNQS como crescimento profissional da carreira de cada um. “É por meio de um modelo de gestão como este que nós podemos ter vários exemplos de melhorias nas carreiras dos profissionais de saneamento do nosso país”, ressaltou.

Roberval aproveitou para divulgar uma grande novidade para 2019 e 2020. “Nós assinamos um protocolo de intenções com a AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental e vamos desenvolver, no ano de 2019, o Prêmio Interamericano de Saneamento. E em 2020, vamos ter a primeira edição desse prêmio. Vamos ter a categoria interamericana para a participação de empresas de saneamento de nosso país”, contou em primeira mão.

Para finalizar, o presidente da ABES agradeceu a presença de todos, além dos patrocinadores e colaboradores, destacando o orgulho diante das presenças. “Saneamento é saúde, qualidade de vida para a população. E hoje é a demonstração inequívoca de que nós conseguimos movimentar o setor e fazer as melhorias que a sociedade espera de nós”.

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari, disse que o momento era de celebração pelas conquistas do saneamento nos últimos anos. “O nosso setor conseguiu, nos últimos quatro, cinco anos, se colocar dentro da agenda política desse país”, salientou. “Quero deixar um forte abraço e parabenizar mais uma vez a ABES pela iniciativa. Estou muito contente de poder observar a evolução no nosso setor de saneamento”, reforçou.

Edes Fernandes de Oliveira, diretor de Operação e Grande Operação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que na solenidade representou o presidente da Cedae – a anfitriã do evento -, Jorge Briard, parabenizou à ABES pelo sucesso de mais ciclo do PNQS. “O programa avalia as práticas e promove um ambiente de discussão com qualidade entre todos os atores de setor. Quanto mais discutirmos o saneamento, será melhor para evoluirmos”, declarou. “Quero  parabenizar a todos os dirigentes, presidentes e diretores das empresas que estão presentes no evento. O PNQS é fundamental para as empresas, para promover melhorias das práticas no setor”, complementou Edes. “Parabéns às empresas vencedoras e a todos que estão aqui. É um grande aprendizado e progresso”, concluiu.

A coordenadora adjunta do CNQA, Maria Ângela Dumont Sargaço, informou onde será a próxima missão do PNQS. “Para completar o ciclo do PNQS, nós sempre promovemos uma missão de estudos no exterior. Neste ano, nós buscamos um país mais próximo do Brasil, mas que tivesse resultados de excelência e exemplos para nos mostrar: o Chile. Pela primeira vez na América do Sul. E a programação está quase pronta, será na primeira semana de maio, provavelmente”, adiantou.

Os organizadores da premiação homenagearam a equipe ABES no PNQS: Kátia Bella, Tamara Magdanello e Mariana Tobias.

Ao final da cerimônia, o público foi premiado com uma bela apresentação da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (assista aqui). 

Leia também:

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento encerra ciclo 2018 com grande festa do saneamento

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento encerra ciclo 2018 com grande festa do saneamento

PNQS 2018: segundo dia tem apresentações do PEOS e abertura de Seminário de Benchmarking AMEGSA

PNQS 2018 – propostas inovadoras no Seminário IGS

E mais:

Relatorias da Rio Water Week estarão disponíveis online em janeiro

A Rio Water Week pelo olhar de um Jovem Profissional do Saneamento

RWW: eventos paralelos apresentam a Uniabes, relatórios da Unesco e iniciativas inovadoras de empresas

Uniabes na Rio Water Week

Rio Water Week é destaque na mídia nacional e internacional

Entrevista/PNQS 2018: Gerência Comercial Centro-Oeste da DESO é umas das reconhecidas com Troféu Quíron Bronze na categoria AMEGSA

RWW/PNQS: CT Indicadores promove reunião sobre melhorias do GRMD para 2019

Especialistas internacionais elogiam a Rio Water Week

Rio Water Week: ABES e Lis Water, de Portugal, assinam Termo de Cooperação

Feira da RWW apresenta as inovações no saneamento

JPS presente na Rio Water Week

Rio Water Week: sessões especiais sobre saneamento são destaques no último dia do evento

Com grande público, Espaço Startup ABES 2.0 na Rio Water Week premia projetos inovadores para o saneamento. Conheça os vencedores 

Rio Water Week: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas da ABES

Rio Water Week: mudanças climáticas e Water and Business marcam segundo dia do encontro

Rio Water Week: especialistas brasileiros e internacionais trocam experiências

Rio Water Week: Semana da Água, evento inédito que faz história no Brasil

 

3 Comentários em Premiação do PNQS 2018: “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e apresenta novidade para 2019/2020

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.