Últimas Notícias

Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

O programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, que tem coordenação nacional de Álvaro Diogo Teixeira, participou de diversas atividades durante o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia e Sanitária, realizado de 16 a 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. Veja abaixo como foi a participação dos jovens profissionais.

Acesse aqui os álbuns de fotos do congresso.

Espaço Startup

O JPS integrou nesta edição do congresso o Espaço Startup, iniciativa da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Inovação da ABES e da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP. No primeiro dia do evento, foram realizadas duas atividades.

A primeira foi o Hackathon “Educação e Comunicação Ambiental”, com debate sobre o tema “Como o prefeito (de Natal) Álvaro Dias tem que se comunicar com a população para não jogarmos lixo no Rio Potengi” e mediação do integrante do JPS-RN Tamil Selvam.

Também aconteceu o Encontro Nacional do JPS, que abordou as atividades do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) nos Capítulos Estaduais em 2018/2019.

No dia 18 de junho, o Espaço Startup contemplou o Fórum de Inovação e Empreendimento do JPS tratou sobre o tema ‘As possibilidades de atuação do Jovem Profissional de Saneamento no mercado de trabalho’, mediado pelo coordenador do JPS Nacional, Álvaro Diogo Teixeira. O debate contou com a participação de Jaqueline Aparecida da Rocha, da Sabesp, Eduardo Magalhães P. Gomes e Sérgio Iani Godinho, da Veritas Engenharia Ambiental, Nara Juliana Vieira de Freitas, da BRK Ambiental, e Renata Farias Oliveira, da ULBRA.

No dia 19, o coordenador nacional do JPS, Álvaro Diogo Teixeira, integrou oPainel “Futuro profissional do saneamento”, que foi coordenado por Mário Baggio da WaterDB. 

Olimpíadas JPS

O programa promoveu ainda, no dia 19 de junho, um momentos mais aguardados do congresso: as Olimpíadas JPS, que nesta edição bateu recorde de equipes inscritas com 12 equipes:

Os bão demais da conta (GO)

Ipê do pé rachado (GO)

Capimpuba (GO)

Juntos e Shallow Now (BA e AM)

Ema chapada (GO)

Sanajoão (PB)

Cuiabrasa (MT)

Predadores (AC)

É as gurias! (RS)

Uai  + Tchê (MG e RS)

Tríplice Fronteira (ES, PB e MS)

Saneamonstros RN (RN)

O vencedores foram contemplados com uma inscrição no 19º Silubesa, que acontecerá em Recife, Pernambuco, em 2020.

1º Lugar: Equipe Ema Chapada, formada por membros do JPS Goiás, JPS Rio de Janeiro e JPS Sergipe – Marcos Chataque, Erasmo Junior, Lucinara Moreira Floriano e Osmar Kualhato Junior.

2º Lugar: Equipe “Uai + Tche”, união do JPS Minas Gerais com o JPS Rio Grande do Sul. Membros; Luciano Barros Zini, Mariana Mattos, Maria Augusta Boniatti Libardoni e Witan Pereira Silva.

Vencedor Hackaton

A equipe vencedora do prêmio de mil reais foi a “Autodepuração”, composta por Clécio de Albuquerque Melo Junior, Gabriela Buarque de Souza Santos, Mariana Lopes Araújo Medeiros de Melo, Matheus Dantas Godeiro e Patricia Cristina Bandeira de Melo.

Vencedores Espaço Startup

O ganhador em primeiro lugar, Luis Carlos Mendes Santos, levou para casa o prêmio de 8 mil reais + um passaporte de fast tracking para etapa final do Concurso Acelera Startup 2019 da Fiesp, com o trabalho “Microturbina para geração de energia elétrica em tubulações de abastecimento de água”.
O segundo lugar, Flávia Vitoi de Souza, ganhou 4 mil reais, com o trabalho “Refilme – salvando o planeta, uma garrafa por vez”.

O terceiro lugar, Julio Cesar Carneiro, faturou 2 mil reais, com o trabalho “NB² things conecting everyting saneamento 4.0”

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: palestra do presidente da Sanepar, debate sobre o Marco Legal e premiação marcam último dia do evento

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Congresso da ABES: especialistas debatem os rumos do saneamento no contexto do Marco Regulatório

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

6 Comentários em Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.