Últimas Notícias

Brazil Water Week: sessão temática foca em soluções para áreas não regulares em grandes cidades

O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil é transmitido por meio de plataforma digital até a sexta-feira, 30, e conta com 30 sessões divididas em 8 temas principais e mais de 120 especialistas de mais de 15 países

A primeira sessão temática do segundo dia da Brazil Water Week (A Semana da Água no Brasil) debateu, na manhã desta terça-feira, 27 de outubro, soluções para áreas não regulares dentro de grandes cidades e regiões metropolitanas de países em desenvolvimento. Dentro do tema 1 “Água, Esgoto e Saúde para Todos”, a sessão teve como tema “Áreas não regulares nas grandes cidades”.

O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil, promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, está sendo transmitido por meio de plataforma digital até a sexta-feira, 30, e conta com 30 sessões divididas em 8 temas principais e mais de 120 especialistas de mais de 15 países.

A sessão foi moderada por Juliana Dutra, diretora da Deep e coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes, e coordenada por Sudhir Pillay, membro da Comissão de Pesquisa em Água (WRC) da África do Sul.

O debate contou ainda com a participação dos convidados Renato Medicis Maranhão Pimentel – vice-presidente da Aegea Saneamento; Edgardo Martinez Echeverri – da Empresas Públicas de Medellín, na Colômbia; Christoph Platzer – sócio-diretor da empresa Rotária do Brasil; Najib Lakooya – Kampala City Council Authority – África do Sul.

Os países em desenvolvimento são caracterizados por áreas não regulares em constante expansão, ocupadas principalmente por famílias pobres, que enfrentam a falta de arranjos habitacionais formalizados. As empresas de saneamento enfrentam um grande desafio para levar os serviços a essas localidades, devido à falta de tecnologias. E os palestrantes apresentaram maneiras inovadoras de fornecimento desses serviços básicos de água e saneamento em alguns países do mundo – como a Colômbia e África do Sul, para difundir aprendizados de melhores práticas que podem ser adaptados aos contextos locais.  

“Vimos nas apresentações diversas soluções eficientes já implantadas e dando resultado, melhorando taxa de adimplência, valorização do serviço de saneamento, respeito às ações sociais com alto índice de participação, ampliando as possibilidades de universalização em áreas vulneráveis”, destacou a moderadora Juliana Dutra. “A ABES está construindo uma nova história de compartilhamento de conhecimento. Tenho orgulho em contribuir com este momento. Parabéns a todos os organizadores, este congresso será inesquecível”, complementou.

Brazil Water Week

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Brazil Water Week iniciou na segunda-feira, 26, e segue até a sexta-feira, 30. Durante os cinco dias de transmissão online, convidados de países da Europa, América, África e Ásia discutem a água em seus diversos aspectos e apresentam experiências, com foco no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030 – em mais de 50 horas de conteúdo online.

O evento conta com o patrocínio de Sabesp, Miya, Suez, ANA, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento.

2 Comentários em Brazil Water Week: sessão temática foca em soluções para áreas não regulares em grandes cidades

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.