Últimas Notícias

3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: veja os currículos dos palestrantes

Esta edição do evento será realizada online, nos dias 12 e 13 de agosto, por meio do programa ABES Conecta, e contará com 6 painéis temáticos. Inscreva-se!

 A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) promoverão, nos dias 12 e 13 de agosto, o “3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento”. 

Esta edição do evento será realizada online por meio do programa ABES Conecta, com transmissão ao vivo pelo canal da Associação no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Veja a programação completa aqui

Conheça os palestrantes:

 

Palestra de abertura

Carlos Chernicharo: Coordenador do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG)

Professor Titular Aposentado da UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Fellow da International Water Association (IWA) e Coordenador do INCT ETEs Sustentáveis. Desde 2013 tem atuado como professor visitante no IHE/UNESCO – Delft (Holanda). É autor e coautor de vários livros e capítulos de livros, e mais de 300 artigos publicados em revistas e congressos técnico-científicos. 

Painel 1. O esgoto que chega em nossas ETEs: Características, problemas associados e perspectivas para o seu tratamento sustentável

Lourdinha Florencio (moderadora): Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico (MCTI), Pesquisadora do CNPQ. Membro da Academia Pernambucana de Engenharia (APEENG) e da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estações de Tratamento de Esgoto Sustentável (INCT ETEs Sustentáveis), coordenado pela UFMG. Filiada à ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), desde 1978, e IWA (International Water Association), desde 1986. Publicou mais de 200 trabalhos em revistas, congressos e livros (nacional e internacional). Orientou mais de 100 trabalhos de alunos de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado.

Saulo Nonato (Palestra 1): Coordenador Operacional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

Engenheiro Civil formado pela UFMG. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. Especialista em Gestão de Projetos pela UNOPAR. Atualmente trabalha como Coordenador Operacional responsável pela operação de Estações de Tratamento de Esgoto na COPASA.

Fabricio Motteran (Palestra 1): Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Pesquisador do Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) e Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (LABIOTA) da UFPE.

Cesar Mota (Palestra 2): Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e subcoordenador do INCT ETEs Sustentáveis.

Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG e subcoordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT-ETEs Sustentáveis). Foi Professor do quadro permanente da Newcastle University, School of Civil Engineering and Geosciences (Reino Unido) por 6 anos, onde coordenou projetos financiados pela Royal Society (Reino Unido) e pela Comissão Européia. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2, coordena projetos financiados pela Royal Society, CNPq e FAPEMIG. Atua nas áreas de tratamento de esgoto e água para abastecimento, com ênfase em recuperação de subprodutos do esgoto, sistemas microalgais de tratamento, uso de técnicas moleculares no estudo de microbiologia no saneamento.

Miguel Mansur Aisse (Palestra 2): Professor Aposentado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na graduação, de 1980 a 2007, e junto ao Programa de Pós-Graduação – PPGTU, de 2003 a 2007. Professor da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Hidráulica e Saneamento, de 1982 a 2016, e junto ao Programa de Pós-Graduação – PPGERHA desde 2007. Atua na Diretoria da ABESPR e ABESDN desde 1992. Experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e gestão da infraestrutura sanitária, tratamento de esgotos sanitário, reúso da água. 

Painel 2. Valoração e gerenciamento dos subprodutos gasosos do tratamento de esgoto

Gustavo Possetti (moderador): Gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE-FGV)

É gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná. Desenvolve projetos com foco em sustentabilidade, com destaque para bioenergia e eficiência energética. Trabalha no setor de saneamento ambiental há mais de 10 anos. É autor de mais de 150 publicações técnico-científicas. É professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul. É integrante do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto e da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Juliana Bohrer (Palestra 1): Doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre e aluna de doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas em temas relacionados ao tratamento anaeróbio de esgoto, gerenciamento de odores em estações de tratamento de esgoto e tratamento de biogás visando seu aproveitamento energético.

Julio Cezar Rietow (Palestra 1): Doutorando em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialização em Cadeias Produtivas do Biogás pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre e Doutorando em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador Jovem Profissional do Saneamento (JPS) da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos (CTTE) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Emanuel Brandt (Palestra 2): Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEC-UFJF) e Diretor Técnico da Brandt Meio Ambiente Ltda.

Químico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEC-UFJF). Diretor Técnico da Brandt Meio Ambiente Ltda.

Erick Centeno Mora (Palestra 2): Doutorando do programa de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade da Costa Rica

Doutorando do programa de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais, e professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade da Costa Rica. Fez o mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade AgroParisTech da França, e a graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Costa Rica. Seus tópicos de pesquisa são os sistemas sustentáveis de tratamento de esgoto, tratamento anaeróbio do esgoto e pós-tratamento, e processos de recuperação de energia associados ao tratamento anaeróbio de esgoto.

Painel 3. Valoração e gerenciamento dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto

Mario Kato (moderador): Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Titular da UFPE / Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Engenheiro Civil pela UFPR, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP, Doutor em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Wageningen, Holanda. Professor visitante da Universidade Jiaotong de Xian, China e da Universidade Tecnológica de Delft, Holanda. Pesquisador do CNPq, professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFPE, participa de redes de pesquisa como o PRONEX (FACEPE/CNPq) e INCT-ETEs Sustentáveis (CNPq/FAPEMIG/ANA), membro da ABES desde 1975 e da IWA desde 1994.

Rafael Kopschitz (Palestra 1): Professor Titular no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz. PhD em Engenharia de Saúde Pública pela Universidade de Leeds, Inglaterra. Professor Titular no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. 

Simone Bittencourt (Palestra 1): Gestora de resíduos de sistemas de esgotamento sanitária na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)

Engenheira Agrônoma, mestre em Agronomia e doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Trabalha na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), atuando na gestão de resíduos de sistemas de esgotamento sanitário, com ênfase no processo de Uso Agrícola de Lodo de Esgoto. Professora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade FAEL.

Isaac Volschan (Palestra 2): Professor Titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

 

Lucas Vassale (Palestra 2): Membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG)

Engenheiro Ambiental, doutor pela UFMG e pela Universidade Politécnica da Catalunha em Saneamento, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Engenharia Ambiental e Sustentabilidade. Membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis.

 

Painel 4. Remoção de nutrientes e recuperação de recursos

André Bezerra (moderador): Professor Associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor Associado IV do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC). Engenheiro Civil com Doutorado em Environmental Sciences pela Wageningen University, Holanda. É bolsista de Produtividade PQ-1D do CNPq, com cerca de 4000 citações no Google Scholar. Atua também como consultor de órgãos de fomento à pesquisa (CNPq, Capes, Finep, Funcap, Facep, Fapesp, entre outros), assim como de empresas públicas e privadas na área da engenharia sanitária e ambiental.

Ana Silvia (Palestra 1): Professora adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DESMA/UERJ. Atua como membro permanente dos programas de mestrado e doutorado em engenharia ambiental da UERJ (PEAMB e DEAMB). É fundadora do CMS (Content Management System) reusodeagua.org e coordena o grupo de pesquisa REUSO: Tecnologias, Gestão e Governança. Atualmente encontra-se em pós-doutoramento na Universidade do Minho em Portugal.

Lucas Chamhum (Palestra 1): Membro da gerência executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG)

Engenheiro Ambiental e Sanitarista (UFJF), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG) e Especialista em Gestão de Projetos (USP). Atualmente atua na gerência executiva do INCT ETEs Sustentáveis.

Paulo Gustavo (Palestra 2): Docente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFV)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre e doutor em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa e colaborações técnicas com universidades, bem como companhias e empresas do setor de saneamento

Paula Loureiro Paulo (Palestra 2): Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Associada da UFMS, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do CTC-7 do INCT ETEs Sustentáveis. Desde 2005 seu grupo de pesquisa se dedica ao saneamento focado em recursos. 

Painel 5. Gestão sustentável do saneamento

Paula Loureiro Paulo (moderadora): Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Hugo Henrique de Simone Souza (Palestra 1): Pesquisador pela Universidade de Malta

Possui graduação em engenharia ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestrado em meio ambiente, águas e saneamento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e doutorado em tecnologias ambientais pela UFMS. Parte de sua pesquisa de doutorado foi desenvolvida na cátedra da UNESCO de ciclo de vida e mudanças climáticas em conjunto com a academia internacional de ciclo de vida (ILCA), em Barcelona, na Espanha. Trabalha em projetos de pesquisa sobre tratamento de esgotos desde a graduação, e a partir do mestrado passou a trabalhar com a ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico e industrial pelo INCT ETEs Sustentáveis e atualmente é pesquisador pela Universidade de Malta, onde trabalha com a ACV aplicada a sistemas de tratamento e reuso de água cinza.

Matheus Fernandes (Palestra 2): Mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com pesquisa focada na utilização de Avaliação de Ciclo de Vida e pegada de carbono para a avaliação de novas tecnologias energéticas. Atua há mais de 5 anos com projetos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), com experiências divididas entre Brasil, França e Holanda, em projetos nos setores de construção civil, energia renováveis e, sobretudo, saneamento. Atualmente trabalha na WayCarbon, onde atua na equipe de Estratégia de Mitigação, com projetos de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), metas baseadas na ciência, Análise de Ciclo de Vida, Pegada de Carbono, entre outros, para diversos setores da economia.

Painel 6. Inovação no setor – Produtos desenvolvidos no INCT

Jualiana Crepalde (moderadora): Coordenadora Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Inovação Tecnológica e Mestre em Direito internacional Público, ambos pela UFMG. É Coordenadora Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT da UFMG. Diretora Técnica do Fórum dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC. Membro do Conselho de Inovação da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas.

Juliana Bohrer (Produtos e ferramentas): Doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Julio Cezar Rietow (Produtos e ferramentas): Doutorando em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Thiago Bressani Ribeiro (Produtos e ferramentas): Doutorando em saneamento, em cotutela entre a UFMG e a Universidade de Ghent (Bélgica) e Membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG)

Engenheiro ambiental e mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. Membro da equipe do INCT ETEs Sustentáveis e doutorando em saneamento, em cotutela entre a UFMG e a Universidade de Ghent (Bélgica).

Fabio Bianchetti (Produtos e ferramentas): Professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet Curvelo – MG)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003) e mestrado em Saneamento pelo Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SMARH/UFMG (2008). É professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet – MG, atualmente lotado no Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente – DECMCV do Campus Curvelo, doutorando no Programa de Pós-Graduação SMARH/UFMG (2018-) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis.

Gabriel Freitas (Produtos e ferramentas): Membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG)

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de segurança do Trabalho, pós-graduado em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis

Ayana Emrich, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG).
 
Mini currículo: Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Engenheira ambiental da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE).
 

 

1 Comentário em 3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: veja os currículos dos palestrantes

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: