Últimas Notícias

II Seminário Internacional de Perdas: segundo dia tem Palestra Magna sobre perdas reais, com especialistas internacionais Allan Lambert e Kate Stanton-Davies

Os consultores Allan Lambert e Kate Stanton-Davies abriram o penúltimo dia do evento promovido ABES em plataforma digital, nesta quarta-feira (4).   

Por Nely Ramos

Dando início às atividades do segundo dia do II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética, nesta quarta-feira, 4 de agosto, Allan Lambert e Kate Stanton-Davies, consultores internacionais, realizaram a segunda Palestra Magna do evento, que abordou tema “Perdas Reais”. Os especialistas pontuaram a importância da gestão de pressão no controle das perdas e como esse gerenciamento impacta também em fatores financeiros, por exemplo. 

Realizado pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio de suas Câmaras Temática (nacional) e Técnica (Seção SP) de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o evento acontece até esta quinta-feira (5) em plataforma digital.  

Os inscritos no seminário podem acessar os conteúdos na plataforma do evento durante três meses (clique aqui).

Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética – ABES, foi o responsável por coordenar a Palestra Magna. Os debatedores presentes foram: Jairo Tardelli Filho, consultor; Helena Alegre, pesquisadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC; e Alceu Segamarchi Junior, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. 

No decorrer da palestra, Jairo Tardelli ressaltou a evolução e melhorias nos sistemas de água durante os últimos anos e quantidade de informações disponíveis. Em seguida, Helena Alegre fez suas considerações sobre o tema e também reforçou a importância do controle de perdas tanto no âmbito financeiro como ambiental, defendendo a visão de uma gestão mais integrada. Alceu Segamarchi Junior pontuou como o controle de pressão e gestão de perdas é ainda mais essencial em momentos críticos como foi a crise hídrica em São Paulo alguns anos atrás. 

Allan Lambert concluiu que a gestão de pressão é a forma correta de ajudar a diminuir o número de perdas e reafirmou a importância de medir as pressões por zonas que tenham maior representatividade, porque é a partir desses números que podem ser tomadas medidas para melhorias. 

Ao final do debate, o coordenador do painel, Ricardo Rover, comentou sobre a realização e destacou seu significado para o setor. “Eu participei da criação do seminário no Rio Grande do Sul em 2015, quando criamos a Câmara Técnica de Gestão de Perdas da ABES-RS. A iniciativa deu tão certo que foram replicadas as Câmaras Técnicas em vários estados do país”, destacou. “A organização do evento é muito legal, porque reúne profissionais reconhecidos e que atuam diretamente na gestão de perdas, com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos. Me sinto honrado de poder construir os seminários junto com profissionais tão competentes e especialistas no tema”, disse o engenheiro. 

Para o especialista, “debater o tema perdas de água é muito importante e estratégico porque o novo Marco Regulatório do Saneamento impôs uma série desafios e reforçou a importância da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) no processo do estabelecimento de metas e controle das empresas de saneamento”. Ricardo Röver enfatizou ainda: “Vemos hoje que a gestão de perdas é o assunto do momento dentro das empresas de saneamento, nunca se viu uma preocupação e um investimento tão grande na busca de novas tecnologias e soluções”. Achei magnífico o conteúdo do painel, com a participação dos grandes mestres, que são experientes e possuem muita autoridade para falar sobre o tema”.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.

 

 

6 Comentários em II Seminário Internacional de Perdas: segundo dia tem Palestra Magna sobre perdas reais, com especialistas internacionais Allan Lambert e Kate Stanton-Davies

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.