Últimas Notícias

3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: especialistas debatem a remoção de nutrientes e recuperação de recursos

Realizado nesta quinta e sexta-feira, o seminário contou com 6 painéis temáticos, abordando os temas apresentados nas notas técnicas elaboradas pelo INCT. O primeiro caderno está disponível.

Por Rhayana Araújo

O segundo e último dia do 3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento, nesta sexta-feira, 13 de agosto, começou com um painel que discutiu a “Remoção de nutrientes e recuperação de recursos”.  O evento foi uma realização conjunta entre Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Realizado por meio do ABES Conecta, o evento está disponível no canal da Associação no YouTube. Clique aqui para assistir ou reassistir. 

Com apresentação de Ayana Lemos Emrich, membro executiva do INCT ETEs Sustentáveis, e moderação de André Bezerra, professor associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), o painel contou com a participação de Ana Silvia, professora adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Lucas Chamhum, membro da gerência executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG); Paulo Almeida, docente na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Fernando Magalhães, professor e pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e presidente da ABES-MS.

O seminário apresentou os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do INCT ETEs Sustentáveis, que originaram 50 notas técnicas, as quais foram agrupadas em 5 coletâneas de acordo com a temática, a fim de apresentar de forma consolidada e integrada o conteúdo produzido. As coletâneas de notas técnicas serão publicadas em edições especiais na Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, denominadas Cadernos Técnicos. O primeiro caderno foi lançado na abertura do evento e está disponível AQUI.

Na primeira palestra do painel, que teve como tema “Arcabouço legal e potencialidades de uso de efluente tratado no Brasil”, a professora Ana Silva pontuou a evolução geral da regulamentação sobre o reúso de água e os critérios para o reúso no cenário nacional. Continuando os debates sobre o assunto, o engenheiro Lucas Chamhum explanou sobre as potencialidades de uso do efluente tratado e a qualidade de efluente de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o uso agrícola (fertirrigação), além de outros aspectos relevantes.

Na segunda palestra do painel, foi abordado o tema “Remoção de nutrientes e recuperação de recursos”. O professor Fernando Magalhães falou sobre a Água Cinza, que é definida como toda a água residuária gerada em uma residência, exceto as frações provindas bacia sanitária e mictórios, que representa em torno de 60% a 80% do esgoto doméstico, e como pode ser realizado o tratamento deste tipo de recurso. O professor Paulo Almeida deu uma ênfase para remoção de nitrogênio, abordando a aplicabilidade de meios de suporte baseado  espuma de poliuretano e as tecnologias emergentes e experiências em escala plena, entre outras pontuações.

“O 3º Seminário Nacional ETEs Sustentáveis vem trazendo importantes apresentações e discussões para o setor do Saneamento Básico no Brasil, apresentando várias Notas Técnicas que serão publicadas nos Cadernos Técnicos de Engenharia Sanitária e Ambiental”, comenta o professor André Bezerra. “O evento procurou combinar palestrantes experientes e jovens pesquisadores, fazendo assim uma boa interlocução com os diferentes participantes. Destaco ainda a excelente qualidade do material apresentado, controle do tempo e espaço para esclarecimento das dúvidas dos participantes. Por fim, agradeço à ABES e INCT ETEs Sustentáveis pela organização e ampla divulgação do evento”, conclui o moderador do painel.

Para saber mais sobre o evento e acessar a programação completa, clique AQUI.

Confira aqui os currículos dos palestrantes.

ABES Conecta 

O evento faz parte do ABES Conecta, o programa da ABES que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 280 mil visualizações nas transmissões! 

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.