Últimas Notícias

ABES-RS: mais uma edição de sucesso do Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

Com presença de especialistas internacionais e brasileiros – entre eles, muitos associados da ABES e coordenadores das Câmaras Temáticas – a Seção Rio Grande do Sul promoveu o 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, entre os dias 19 e 21 de outubro. O evento foi mais uma vez sucesso de participação, com painéis, programação técnica organizada pela Câmara Temática da ABES Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes do Saneamento (Ciclo de Debates Desafios da Prestação de Serviços Públicos), presença de coordenadores das Câmaras Temáticas, como Célia Rennó (Recursos Hídricos) e Samanta Salvador Tavares de Souza (Prestação de Serviços) e 410 trabalhos técnicos inscritos.

As discussões do simpósio resultaram em uma Carta com conclusões que foram trabalhadas ao longo do evento e que serão direcionadas aos órgãos de controle ambiental e agências de fomento (leia aqui).

rss1
Jussara Kalil, vice-presidente da ABES-RS

“O simpósio foi um excelente evento, que levou os participantes a refletir sobre a necessidade do fortalecimento do planejamento ambiental. O consenso foi de que aquilo que é sentido como um entrave, o licenciamento, só passará a cumprir seu papel com o fortalecimento dos diferentes instrumentos de planejamento dos órgãos ambientais”, analisa Jussara Kalil, vice-presidente da ABES-RS.

Confira a seguir um resumo dos três dias de debates:

Dia 19 de outubro

PAINEL: LICENCIAMENTO AMBIENTAL, INIMIGO DO DESENVOLVIMENTO E DO CRESCIMENTO ECONÔMICO?

Com Cláudio Langone (mediador), Eugênio Spengler (ABEMA), Tiago Pereira (FIERGS) e Rogério Menezes (ANAMMA)

Foi enfatizado por todos que o licenciamento não é o único instrumento de gestão ambiental, mas é certo que tem problemas. Um desses problemas é a falta de integração entre as diferentes bases de dados nas três instâncias de governo.

PAINEL: SETOR PRODUTIVO, SUSTENTABILIDADE E PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Com Luiz Pierry (Programa Gaúcho de Qualidade e Representatividade/mediador); Juliana Figueiredo (Gerdau); Gustavo Bazzano (Arquia Consultoria) e Pablo Barrera (Braskem)

Apresentaram as estratégias do setor produtivo na busca de avanços na questão da sustentabilidade. Ressaltaram a importância de contar com sistemas de gestão ambiental estruturados e de qualificar a relação com o setor público e com a sociedade. Mostraram casos de sucesso e abordaram algumas das dificuldades encontradas para compatibilizar as demandas econômicas com o ritmo do processo de licenciamento ambiental.

PAINEL: PADRÕES TÉCNICOS AJUSTADOS À REALIDADE COMO CONDIÇÃO PARA AVANÇOS NA GESTÃO AMBIENTAL

Com Nilvo Silva (mediador), Andréa dos Anjos, Rede Metrológica e Fábio Kummrow, UNIFESP

Abordaram a forma como são construídos os padrões técnicos no Brasil, ressaltando as dificuldades com a ausência de dados básicos e os problemas de importar padrões vindos de outros países.

Dia 20 de outubro

PAINEL OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E SUA INTERFACE COM O LICENCIAMENTO

rsss10

Com Françoise Meteyer Zeldine/França, Volney Zanardi/Agência Nacional de Águas, e Rafael Volquind (ao centro)/FEPAM (moderador)

Françoise apresentou a experiência francesa de gestão ambiental a partir de dois exemplos: os arranjos para gestão da água e da implantação dos parques nacionais. Enfatizou a importância do consenso para a gestão de águas. Destacou que as agências de águas implantam planos de ações pensados para períodos de 5 a 6 anos. As decisões surgidas do sistema de gestão de águas são implementadas em todas as ferramentas de planejamento, a exemplo dos planos diretores urbanos. As decisões são implementadas partido do consenso para só então chegar à obrigação, quando são instituídas multas por descumprimento e incentivos para a mudança. Na implantação e manutenção de parques naturais, lembrou que os parques são pensados para proteger espaços frágeis ou com paisagens que se pretende preservar ou, ainda, com grande riqueza de biodiversidade. Os parques são implantados para permitir a proteção ambiental conciliando com a atividade econômica. No entendimento francês, a atividade econômica ajuda a proteger o ambiente. A criação de um parque é fruto do convencimento da comunidade local que entende a importância do ambiente e passa a zelar pelo cumprimento das medidas protetivas.

Volney Zanardi Jr afirmou que a questão ambiental está longe do processo de tomada de decisão. “É preciso criar um modelo de desenvolvimento econômico que incorpore as questões ambientais”, afirmou. Segundo ele, o planejamento e a regulação ambiental devem andar junto com o financiamento da proteção ambiental. O especialista abordou a importância da articulação entre as diferentes esferas de governo e entre os diferentes atores. Para ele, antes de discutir a simplificação do licenciamento ambiental, deveríamos discutir a qualificação do processo de planejamento.

PAINEL: ECONOMIA CIRCULAR E O MERCADO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS – CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

Com Odilon Gaspar Amado Júnior/ABETRE; Véronique Arfi-Benayoun/ Prefeitura de Miramas-França; Zilda Maria Faria Veloso/Ministério do Meio Ambiente; Mario Saffer/Engebio Engenharia (mediador)

A convidada internacional Veronique Arfi-Benayoun abordou o tema da economia circular. Segundo ela, esta abordagem está fundada em três domínios de ação: oferta de atores econômicos (importante ampliar número de atores que ofereçam um elenco sempre maior de serviços ambientais); comportamento dos usuários (como exemplo, a valorização das compras mais sustentáveis, valorizando produtos produzidos mais próximos, evitando o consumo) e a gestão dos resíduos, entendendo o resíduo como matéria prima a ser reaplicada. A especialista deu ênfase à importância da redução do consumo e na responsabilidade do setor produtivo. Mostrou como a comunidade local pode ser responsável por impulsionar novas tendências, colocar em prática diretivas europeias (passam da teoria à prática).

Odilon Gaspar Amado Júnior, da ABETRE, falou sobre os desafios da gestão de resíduos sólidos no Brasil, apontando a magnitude do problema e as possibilidades de negócio que o setor gera.

Zilda Veloso, do Ministério do Meio Ambiente, apresentou uma atualização sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em especial dos acordos setoriais.

rss11

PAINEL: ECONOMIA CIRCULAR, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Com Ana Curia/Bee Assessoria e Consultoria; Ronaldo Freitas/Natura, Tereza Romero/- Instituto de Ideias e Rejane Tubino/UFRGS (mediadora)

O painel abordou a responsabilidade ambiental e os negócios. Foi apresentada a experiência da Natura, no Pará, o trabalho com os fornecedores da AMCHAM no Rio Grande do Sul e a experiência com pequenos produtores no Espírito Santo. Foram também apresentados dois  casos empresariais de implantação de tecnologias limpas e três dos melhores trabalhos técnicos inscritos.

Ciclo de Debates Desafios da Prestação de Serviços Públicos

rss4
Juliana Dutra, coordenadora adjunta da CT Prestação de Serviços
rss5
Samanta Oliveira, coordenadora da CT Prestação de Serviços

Organizado pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes, abordou diferentes experiências de contratação de terceiros e a preocupação da manutenção da qualidade na prestação de serviços.

A coordenadora da Câmara, Samanta Salvador Tavares de Souza, fez palestra com o tema “A mensuração da qualidade dos serviços contratados: um olhar do Saneamento”,além de mediar debates das mesas da programação técnica realizada pela CT.

Juliana Almeida Dutra, coordenadora adjunta da CT e diretora da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, falou acerca do tema “Performance na prestação de serviços: modelos de contrato, tecnologias de operações em campo e treinamento para mão de obra”.

Dia 21 de outubro

PAINEL: AS LIÇÕES DOS DESASTRES AMBIENTAIS – DA PREVENÇÃO À RECUPERAÇÃO

Com Delton Carvalho/Delton Carvalho Advogados Associados; Patricia Canales/Chile, Rodrigo Marques de Abreu Júdce/Espírito Santo

A convidada do Chile Patrícia Canales, partindo da experiência de seu país no enfrentamento a terremotos e maremotos, abordou a preparação para minimização de danos potenciais dos desastres naturais e para a rápida resposta a eles. Enfatizou a importância do planejamento urbano, atentando para os serviços ambientais prestados pelos diferentes ecossistemas (ex.: corpos d’água, zonas úmidas, nascentes) e a conciliação da ocupação urbana com a proteção destes espaços, além de alertar para a necessidade de evitar construções em zonas vulneráveis.

Destacou ainda a importância de se ter conhecimento prévio da localização das redes de infraestrutura (redes de água e esgoto, p.ex.) e das zonas seguras para onde a população pode se deslocar em situação de perigo.

Lembrou a importância de um sistema de defesa civil estruturado e o papel dos cidadãos (todos devem saber o que fazer, quando fazer e como fazer em situações de emergência, inclusive com programas de treinamento prévio que incluem simulações). Frisou os cuidados com a saúde mental dos afetados, inclusive com a recomposição das redes sociais e consultando os atingidos na busca de soluções.

rss8

Rodrigo Júdice, a partir do exemplo da resposta ao acidente de Mariana/MG, abordou o enfrentamento de desastres causados pelo homem. Destacou a resposta imediata do estado do Espírito Santo ao acidente: “Logo após o rompimento da barragem, as autoridades organizaram a resposta às possíveis repercussões no estado vizinho. Foi formado um Comitê de Gestão da Crise Ambiental com a participação de diferentes especialistas e realizado um workshop para definir os papéis de cada instituição no processo”. Ele também ressaltou a importância da rede de comunicação que se estabeleceu entre diferentes pessoas, de autoridades do governo a pescadores e pesquisadores. E lembrando a decisão de abertura da foz do Rio Doce, disse que em situações como esta é preciso escolher entre os riscos. “Não há como enfrentar este tipo de desastres sem a cooperação entre os órgãos ambientais e a judicialização não é o caminho”. Afirmou também que os planos de contingência são cruciais.

Por sua vez, Delton Carvalho lembrou que estamos em uma era marcada pelo crescimento dos desastres naturais e tecnológicos. “Por trás dos desastres naturais, existem vulnerabilidades físicas (áreas de riscos) e vulnerabilidades sociais que precisam ser consideradas. Por trás dos desastres antropogênicos, existem vulnerabilidades tecnológicas (projetos mal feitos ou mal operados, equipamentos com defeitos, etc)”. Ele destacou a importância do Direito ao Saber, à Informação.

Entre as medidas de prevenção aos desastres, citou a conveniência de remuneração por serviços ambientais. Segundo ele, o pagamento pela preservação de banhados ocasiona a proteção dos mesmos e a minimização dos riscos com enchentes, p.ex.

Da mesma forma que os anteriores, enfatizou a importância dos planos de contingência. Segundo ele, o próprio judiciário deve preparar-se para situações de emergência.

PAINEL: A RESPONSABILIDADE DE PROFISSIONAIS E EMPRESAS NA DIMINUIÇÃO DE RISCOS

Com César Leal/Consultor; Daniel Martini/Ministério Público; Nathalia Gallinari/AIG e Luisa Falkenberg/Falkenberg & Andrade Adv. Associados (mediadora)

Cesar Leal apresentou o conceito de risco, lembrando que é referido em termos de probabilidade e de magnitude e que pode estar associado à operação normal ou a acidentes de processo. Estes últimos trazem em si a incerteza quanto à ocorrência e ao grau de dano. Para todo o risco, no entanto, é preciso que se tenha um programa de gerenciamento que inclui os planos de contingência para situações extremas.

Natália/AIG abordou os diferentes seguros ambientais oferecidos no Brasil, apontando para a necessidade de conhecimento dos riscos oferecidos por cada atividade/empreendimento. Lembrou que a contratação de um seguro ambiental pode ser de grande ajuda para o gerenciamento de riscos de um empreendimento, tendo em vista que o processo de contratação começa pela identificação dos riscos.

Em sua fala, Daniel Martini lembrou que o Estado brasileiro está transferindo a responsabilidade da gestão ambiental para os profissionais, cada vez mais confiando nas ARTs como um instrumento de garantia da minimização de riscos.

PAINEL: AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

rss7

Com Lorétti Portofé de Mello/Ômega Energia, Mário Kolberg Soares/FEPAM; Wilfred Brandt/Brandt Meio Ambiente e Alexandre Bugin/presidente da ABES-RS (mediador)

Lorétti Portogé ressaltou a importância das consultorias também para qualificar os projetos dos empreendimentos, não apenas como auxílio no processo de licenciamento. Lembrou que as consultorias podem e devem desempenhar um papel importante na desmistificação dos impactos e decodificar informações técnicas para público leigo. “´É muito positivo que órgãos ambientais e empreendedores sejam exigentes quanto à qualidade dos serviços prestados pelas consultorias”, afirmou.

Mário Kolberg destacou a importância de uma relação de confiança entre o técnico do órgão público e a consultora. “Quanto mais preciso for o trabalho da consultoria, mais fácil o trabalho do órgão licenciador”. Lembrou que muitas das dificuldades que passamos no Brasil para licenciar um empreendimento é fruto da ausência de informações básicas e de planejamento prévio.

Wilfred Brandt destacou a necessidade de reavaliar os estudos de impacto ambiental após a implantação dos empreendimentos, verificando as hipóteses que foram levantadas quando da elaboração dos estudos prévios. Segundo ele, os estudos devem estar focados nos impactos significativos e que é fundamental especializar os impactos descritos, deixando claro em que ponto da área de projeto existe um determinado risco, para que as soluções sejam mais facilmente desenhadas.

O palestrante parabenizou a ABES/RS por realizar um evento desta qualidade em tempos tão difíceis.

PAINEL: A SOCIEDADE COMO PARCEIRO NA GESTÃO AMBIENTAL

rss9-ce
Célia Rennó, Ícaro Cunha (ao centro) e Paulo Renato Paim

Com Celia Regina Alves Rennó/COPASA e coordenadora da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES; Ícaro Cunha/FURG; Paulo Renato Paim/diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo e membro da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES.

Paulo Paim afirmou que é preciso ter presente que nem todas as práticas de participação social são efetivamente participativas e destacou a experiência dos Acordos de Cooperação Comunitária do Espírito Santo como um exemplo de envolvimento dos diferentes atores sociais, sem a tutela do Estado.

Célia Rennó abordou as dificuldades do processo de participação social e pontuou a importância de fortalecer a democracia brasileira, valorizando os diferentes fóruns em que a sociedade civil é chamada a participar das decisões. Frisou ainda a importância do acesso à informação qualificada. E fez um chamamento a todos para que não se percam os espaços institucionais de participação já existentes e que se intensifique a busca pela qualificação na participação e pela criação de novos espaços inclusive junto ao Judiciário e ao Legislativo.

Para Ícaro Cunha, os conflitos e antagonismos marcam a atualidade e o papel da gestão ambiental é compatibilizar os vários usos dos recursos ambientais. “A política ambiental ainda é focada no controle dos efeitos negativos do desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais uma burocracia ambiental e menos uma política que nos guie e oriente num processo de concertação de diferentes interesses e necessidades”, disse. O convidado destacou também a importância do uso combinado dos diferentes instrumentos de gestão ambiental e lembrou que o licenciamento ambiental não é o momento para fazer a gestão dos conflitos. “É importante pensar em um novo modelo de desenvolvimento, mais sustentável.”

Jovens Profissionais do Saneamento

rss2
Integrantes do JPS-MA e JPS-RS e os engenheiros Maria Lucia Coelho, da diretoria nacional da ABES e articuladora das CTs, e Geraldo Antônio Reichert, da ABES-RS.
Integrantes do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-RS e da ABES-MA se encontraram durante o evento e falaram sobre futuras ações do projeto de cada seção. É o que afirma a gestora ambiental Iliane Müller Otto, de 25 anos, do JPS-RS.
jpsmaers
Jovens Profissionais do Saneamento, da ABES, do Rio Grande do Sul e do Maranhão

“O encontro ocorreu no último dia do X SIQA. Conversamos sobre nossas formações e atuações na ABES. As integrantes pretendem organizar um evento no Maranhão para reunir os JPS do país a fim de dividir as experiências e os projetos de cada um, bem como verificar possibilidades de atuação em conjunto. O JPS-MA está se organizando para participar no congresso em São Paulo para conhecer mais o JPS e os integrantes da ABES”, disse Iliane, que atua como consultora e é Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. “O encontro foi importante pelo conhecimento, troca de experiência e o JPS- RS ganhou  um  presente: um kit com camiseta e caneca do JPS-MA”, complementou.

 

110 Comentários em ABES-RS: mais uma edição de sucesso do Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

  1. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too magnificent. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible. I cant wait to read far more from you. This is actually a terrific site.

  2. Hello there, simply became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. A lot of other people might be benefited from your writing. Cheers!

  3. hey there and thank you for your information I’ve definitely picked up anything new from right here. I did however expertise a few technical issues using this web site, since I experienced to reload the site a lot of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective interesting content. Make sure you update this again soon.

  4. Hmm it appears like your website ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for first-time blog writers? I’d definitely appreciate it.

  5. you are really a just right webmaster. The site loading speed is incredible. It kind of feels that you are doing any unique trick. Also, The contents are masterpiece. you have performed a great task in this topic!

  6. Найдите свое лучшее времяпровождение с игрой лаки джет 1вин – зарегистрируйтесь, чтобы начать выигрывать уже сегодня!

  7. My spouse and I stumbled over here different web page and thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking over your web page for a second time.

  8. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something enlightening to read?

  9. My partner and I absolutely love your blog and find many of your post’s to be exactly what I’m looking for. Do you offer guest writers to write content for yourself? I wouldn’t mind producing a post or elaborating on most of the subjects you write related to here. Again, awesome blog!

  10. My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety of websites for about a year and am nervous about switching to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it? Any kind of help would be really appreciated!

  11. My brother suggested I might like this website. He was totally right. This post actually made my day. You cann’t imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

  12. Woah! I’m really loving the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very difficult to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appeal. I must say that you’ve done a amazing job with this. In addition, the blog loads extremely fast for me on Internet explorer. Superb Blog!

  13. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  14. I constantly emailed this webpage post page to all my friends, as if like to read it then my friends will too.

  15. Хотите получить идеально ровные стены в своей квартире или офисе? Обратитесь к профессионалам на сайте mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru! Мы предоставляем услуги по механизированной штукатурке стен в Москве и области, а также гарантируем качество работ и доступные цены.

  16. Хотите получить идеально ровный пол в своей квартире или офисе? Обратитесь к профессионалам на сайте styazhka-pola24.ru! Мы предоставляем услуги по устройству стяжки пола в Москве и области, а также гарантируем качество работ и доступные цены.

  17. I’ve read some good stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you set to create this type of wonderful informative site.

  18. Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  19. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your blog when you could be giving us something enlightening to read?

  20. Hey! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any suggestions?

  21. When I originally commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I get four emails with the same comment. Perhaps there is a means you can remove me from that service? Thank you!

  22. I was wondering if you ever considered changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  23. Hello! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  24. An impressive share! I have just forwarded this onto a friend who had been doing a little research on this. And he in fact bought me lunch simply because I found it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this issue here on your web page.

  25. Magnificent web site. A lot of useful information here. I’m sending it to some pals ans also sharing in delicious. And obviously, thank you for your effort!

  26. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this website. I’m hoping to view the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now 😉

  27. Greetings from Idaho! I’m bored to tears at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, awesome site!

  28. you are in point of fact a just right webmaster. The web site loading speed is incredible. It kind of feels that you are doing any unique trick. Moreover, The contents are masterpiece. you have performed a fantastic task in this topic!

  29. My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a number of websites for about a year and am nervous about switching to another platform. I have heard fantastic things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it? Any kind of help would be really appreciated!

  30. Magnificent web site. A lot of useful information here. I’m sending it to a few pals ans also sharing in delicious. And naturally, thank you on your effort!

  31. Thank you for some other informative blog. Where else may I am getting that kind of info written in such a perfect means? I have a undertaking that I am simply now operating on, and I have been at the glance out for such information.

  32. Thank you for another informative blog. Where else may I am getting that kind of info written in such a perfect means? I have a undertaking that I am simply now operating on, and I have been at the glance out for such information.

  33. Hey there would you mind stating which blog platform you’re working with? I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  34. I have been surfing online more than three hours these days, yet I never found any fascinating article like yours. It’s lovely value enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made just right content as you did, the net might be much more useful than ever before.

  35. Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am encountering difficulties with your RSS. I don’t know why I can’t subscribe to it. Is there anyone else getting identical RSS problems? Anybody who knows the solution will you kindly respond? Thanx!!

  36. After checking out a few of the blog articles on your website, I really like your way of blogging. I book marked it to my bookmark site list and will be checking back soon. Take a look at my web site as well and let me know what you think.

  37. Heya excellent blog! Does running a blog similar to this take a massive amount work? I have no expertise in programming but I was hoping to start my own blog soon. Anyways, if you have any recommendations or tips for new blog owners please share. I know this is off topic but I just needed to ask. Kudos!

  38. Hi this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding knowledge so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  39. I was extremely pleased to find this web site. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you book-marked to see new stuff on your web site.

  40. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Appreciate it!

  41. Hi I am so happy I found your web site, I really found you by mistake, while I was researching on Askjeeve for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say cheers for a remarkable post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I dont have time to browse it all at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the awesome b.

  42. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  43. My family members all the time say that I am wasting my time here at net, but I know I am getting experience daily by reading such nice posts.

  44. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between superb usability and visual appearance. I must say that you’ve done a amazing job with this. In addition, the blog loads very fast for me on Opera. Superb Blog!

  45. Thanks for one’s marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you could be a great author. I will make sure to bookmark your blog and will often come back sometime soon. I want to encourage one to continue your great posts, have a nice day!

  46. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! By the way, how can we communicate?

  47. Excellent post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Very useful information particularly the last part 🙂 I care for such info a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and good luck.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.