Últimas Notícias

Fale com o JPS

Fale diretamente com o coordenador nacional do programa JPS ou um dos coordenadores das Seções Estaduais:


JPS Nacional

Alvaro Diogo Teixeira – jps@abes-dn.org.br

Possui graduação em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012), mestrando em Sistemas Produtivos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza com o tema da dissertação sobre a “qualidade da água da chuva para o descarte do escoamento inicial”. Trabalha como gerente técnico comercial na InfinityTech Engenharia e Meio Ambiente, sendo responsável pela coordenação técnica de programas e projetos que visam a gestão integrada das águas, coordena o desenvolvimento de projetos integrados de infraestrutura sanitária e predial, visando a eficiência do uso da água. Foi representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) no biênio de 2013-2015 e atualmente coordena nacionalmente o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP). Possui também experiência com educação tecnológica em hidráulica, tendo ministrado palestras e cursos sobre o tema “o aproveitamento de água de chuva por meio de simulação computacional”.


Seção Acre

Pablo Cavalcante da Rocha – pabloengambiental16@gmail.com 

Graduado em Administração pela UNIP, graduando em Engenharia Ambiental 7° período pelo Centro Universitário Unimeta, 1° secretário da Abes, seção Acre.


jps-al-ruteSeção Alagoas

Rute Bezerra – jps-al@abes-dn.org.br

Engenheira Ambiental e Sanitarista formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, mestranda em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL.

 


 

jps-ba-albertSeção Bahia

Albert Tiago Porto Gomes – eng.albertporto@gmail.com

Site da JPS BA

Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal da Bahia. Foi aluno-pesquisador no campo das Políticas Públicas em Saneamento Rural. Foi Gerente de Projetos da ESAJr – Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA e Diretor de Marketing e Relações Públicas na Gestão 2015. Atualmente atua com Saneamento Rural, na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia e coordena o Programa Jovens Profissionais do Saneamento na Seção Bahia.


Seção Ceará

jps-ce-silvio

Sílvio Rollemberg – silviorollemberg@gmail.com

Engenheiro Ambiental e Sanitário e mestrando pela Universidade Federal do Ceará e pós graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui experiência na elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

 


Seção Distrito Federal

Liane de Moura Fernandes Costa –  lianeuft@gmail.com

Mini currículo: Graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2007). Especialização em Construções Sustentáveis. Licenciatura em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Atuou, por oito anos como Eng. Ambiental da Seção de Meio Ambiente da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro . Foi Professora Substituta do Curso Técnico em Controle Ambiental no IFB, Campus Samambaia, ministrando aulas nas componentes curriculares de Tratamento de Água, Introdução ao Controle Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de impacto ambiental, gestão ambiental, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos, técnicas compensatórias e qualidade ambiental. Mãe de um filho de 3 anos.

http://lattes.cnpq.br/9429543734139706


Seção Espirito Santo

Érica Andrade Rebouças   – erica.areboucas@gmail.com 

Tecnóloga em Saneamento Ambiental (IF-ES), Engenheira Civil (UCL), Especialista em Engenharia Ambiental (FACAM) Mestre em Engenharia de Desenvolvimento Sustentável (UFES). Trabalho na Companhia Espirito Santense de Saneamento (CESAN) desde 2009 na área de projetos, principalmente atuando na área rural. Voluntária como Examinadora sênior do Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS) e Voluntária como Avaliadora Líder do Prêmio de Qualidade Espírito Santo (PQES)

Priscilla Basilio Cardoso Barros Trindade – priscillabasilio@gmail.com

Bióloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Engenheira Ambiental pelas Faculdades Integradas Espírito – Santenses – FAESA, Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, Mestra em Engenharia Ambiental – Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Pós- Graduada em Engenharia de Campo SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural- PROMINP e Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Pós – Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória – FACAM. Possui experiência na área de saneamento ambiental, recursos hídricos e segurança do trabalho. Trabalhou na Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN na área de tratamento de água. Atuou como Perita na área de Engenharia de Segurança do Trabalho no Tribunal Regional do Espírito Santo. Atualmente é Professora do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES na Coordenação de Segurança do Trabalho, participa da diretoria da ABES seção Espírito Santo e como Coordenadora Adjunta do JPS, seção Espírito Santo

 


Seção Goias

Marcela Felix de Paula – marcelafelixpaula@gmail.com

Graduada em Ciências Bioligicas (UFG – Goiânia), MBA em Gestão de projetos (USP-ESALQ), auditora das normas ISO 9001 e 17025, avaliadora do PNQS, vencedora das Olímpiadas JPS do Congresso da ABES em São Paulo (2017).

Facebook


Seção Maranhão

André Belfort – belfort.engenharia@hotmail.com e

Paula Veronica –  veve.unifap@gmail.com

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária ( PITÁGORAS) e Graduando em Geografia (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA)

 


Seção Minas Gerais

Larissa Martins –  larissa.engambiental@gmail.com

Mini currículo: Engenheira Ambiental, formada pela Universidade FUMEC em 2014. MBA em Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, pelo Centro Universitário UniBH, em 2015. Mestranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Atua como consultora na área de meio ambiente e saneamento, com foco em licenciamento ambiental e gestão de resíduos sólidos. Coordenadora do JPS MG. Membro desde 2017.

Paulo Bragança –phbraganca@hotmail.com

Mini currículo: Engenheiro Civil, formado pela Universidade FUMEC em 2014. Especialista em Saneamento e Meio Ambiente pela Universidade FUMEC em 2016. Aluno não regular em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Atua como Engenheiro Civil na Magna Engenharia desde 2014. Coordenador do JPS MG. Membro desde 2017.

Witan Pereira Silva – witan.p.s@hotmail.com

Mini currículo: Engenheiro Ambiental e Sanitarista, formado pelo Centro Universitário Izabela Hendrix, em 2017. Realizou intercâmbio na Alemanha, entre 2013 e 2015, estudando na RWTH de Aachen. Profissionalmente atuou entre na ARSAE-MG (2012 e 2013), e no Centro Alemão de pesquisa em Biomassa (DBFZ) entre 2014 e 2015. Participou de projetos relacionados ao diagnóstico de bacias, recuperação de áreas degradadas e P&DI. Desde 2015, atua empresa Methanum, com desenvolvimento de tecnologias e consultorias na área de biogás. Membro do JPS MG desde 2017, foi gerente de conteúdo digital em 2018 e assumiu a coordenação do programa em 2019.

Seção Mato Grosso

Leonardo Ribeiro Pimentel – leonardorpimentel@gmail.com

Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFMT. Possui experiência em projetos prediais visando a eficiência do uso da água, projeto e execução de infraestrutura sanitária, e licenciamento ambiental. Atua como estagiário na Águas Cuiabá e coordena o programa Jovens Profissionais do Saneamento seção Mato Grosso (JPS-MT) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MT).

Joelina Lara – joeliny9@hotmail.com

Gestora ambiental, formada pelo IFMT. Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFMT. Atua como bolsista do PIBIC no laboratório de microbiologia da ESA, desenvolvendo pesquisas em biorremediação de corantes têxteis.


Seção Mato Grosso do Sul

Fernando Jorge Correa Magalhães Filho – fernandojcmf@hotmail.com

Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS). Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, Professor e Pesquisador na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Secretário da ABES-MS e Coordenador do JPS-MS. Atua na área de Saneamento e Recursos Hídricos, com ênfase em Controle da Poluição e Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, principalmente nos temas de gestão, saneamento sustentável, wetlands construídos, sistemas naturais, separação de efluentes domésticos, conservação do solo e água. Consultor na área de Estação de Tratamento de Água e Esgoto, Qualidade da Água e em Planos Municipais de Saneamento.

Keila Roberta Ferreira de Oliveira – eng.keila@gmail.com

Engenheira Ambiental, Engenheira Civil, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS), Doutora em Tecnologias Ambientais pela UFMS com sanduíche pela Technische Universitat Dresden – TUD, Alemanha. Professora e Pesquisadora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atual coordenadora do curso de Engenharia Ambiental. Atuo na área de Tratamento de Água e modelagem em SAA, Tratamento de efluentes e qualidade de águas superficiais.

 

 


Seção Pará

Juliana Lopes de Oliveira – julopesoliv@gmail.com

Formada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo IFPA, experiência com projetos de Educação Ambiental, Plano de Controle Ambiental e Gerenciamento de resíduos sólidos.

 


Seção Piauí – abes.jps.pi@gmail.com

Leonel Vitório Esteveseng.leonelvitorio@gmail.com

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro de Ensino Unificado do Piauí. Pós graduado em Engenharia de Produção na Construção Civil com ênfase em redução de custos em obras de saneamento. Pós graduando em Elaboração e Gerenciamento de projetos em Recursos Hídricos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. Atua como Engenheiro projetista, orçamentista, fiscal de obra e analista de projetos na empresa de saneamento Águas e Esgotos do Piauí – Agespisa.


Seção Paraná

Rafael Cabral Gonçalves

rafael_cabral_goncalves@yahoo.com.br

 


Seção Rio de Janeiro 

Frederico Delphino Fenerich – fredfenerich@gmail.com

Com ampla experiência em meio ambiente, atuo na área há 8 anos. Atualmente presto serviço para a Hydro Alunorte referente a elaboração de termos de referência, para o TAC assinado junto ao Ministério Público do Pará (MPPA) e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS).
Trabalhei como perito judicial nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião-SP, como voluntário e bolsista no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) no Rio de Janeiro nas áreas de qualidade do ar e gerenciamento de áreas contaminadas e sou coordenador do programa Jovens Profissionais do
Saneamento (JPS-RJ), vinculado a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES). Conhecimento em legislação, licenciamento ambiental, redes de energia, áreas contaminadas, qualidade do ar e gestão ambiental. Em fase de defesa de tese no mestrado em engenharia urbana e ambiental.


Seção Rio Grande do Norte

Tamil Sakthi Silva Selvam – tamilsak@gmail.com

Graduação em Eng Civil com dois anos de atuação em programa de extensão na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico de municípios do RN.

 


Seção Rio Grande do Sul  – Site oficial
jps-rs@abes-rs.org.br

Renata Farias Oliveira  – jps-rs@abes-rs.org.br

Formada em Engenharia Química pela PUC-RS em 2009. mestre em engenharia Química pela UFRGS e doutoranda na mesma Universidade. Professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Biomedicina na ULBRA. Sócia da R&B Soluções Ambientais onde trabalha na área de projetos ambientais e licenciamento ambiental.

Fernanda Balestro – febalestro@gmail.com

Formada em 2012 em Engenharia Ambiental, concluiu em 2015 a especialização em Engenharia de Segurança de Trabalho e atualmente trabalha em uma empresa de consultoria na área de projetos de Sistemas de Abastecimento de Água.

Kely Boscato Pereira  – kelyboscato@yahoo.com.br

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela ULBRA, Canoas. Atua nas áreas de projetos,  licenciamentos ambientais e na gestão de recursos hídricos.

 

 


Seção Sergipe – Erasmo Gomes Santos Júnior – erasmojunior_@hotmail.com

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2012). MBA em andamento em Gestão Empresarial com Foco em Saneamento pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Atuou como Analista Técnico na Hidrosolo Indústria e Comércio (2012 – 2014). Atuou como Engenheiro Sanitarista no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE de Jaraguá do Sul – SC (2014 – 2015). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. Atualmente é Engenheiro Ambiental e Sanitarista na Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO atuando na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


Seção São Paulo

Coordenadora: Maria Fernanda Garrubo Bentubo – mariafernandagb@hotmail.com.br

Mini currículo: Graduada em Hidráulica e Saneamento Ambiental (Fatec SP) e especialista em Gestão Ambiental (Senac Jabaquara). Experiência com Projetos de Esgoto, Geoprocessamento e fiscalização de obras. Hoje, atua com Segurança de Barragens pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH na Sabesp.

Coordenador Adjunto: Thiago Silva Pereira – thiago.mystudy@gmail.com

Resumo profissional: Thiago Silva, 22 anos, graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Estácio de São Paulo, possui cursos complementares na área de gestão de resíduos, geoprocessamento e tratamento de efluentes. Experiência com confecção de mapas temáticos, licenciamento ambiental, análises de processos de terraplanagem e demolição, TCRA e TAC.  Atualmente atua no Hospital Israelita Albert Einstein como Agente de Promoção Ambiental, desenvolvendo projetos socioambientais e de educação ambiental pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS.

Assessora de Coordenação:  Viviane de Jesus Santos –  vivianesantos95@hotmail.com

Resumo profissional: Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental, possui experiência em auditoria ambiental, em áreas contaminadas (projetos de investigação, remediação e monitoramento ambiental) e cadastro de redes de água e esgoto no banco de dados da SABESP. Possui habilidades com planejamento e elaboração de projetos multidisciplinares tanto na frente pública, quanto na privada. Experiência internacional: Intercâmbio na Europa, onde, na Itália, realizou trabalho social para ajudar uma família a melhorar o seu inglês e em troca aprender mais sobre a língua e a cultura italiana.

 

 


Seção Tocantis

Waldo Coelho Bitencourt – bitencourtwaldo@gmail.com ou waldocoelho@brkambiental.com.br

Engenheiro Ambiental e Civil, mestrando em Engenharia Ambiental, com experiência nas áreas de Modelagem hidráulica, Perdas, GIS e Projetos de Saneamento.

Jordana Cristina Campos Oliveira – jordanacristinna@gmail.com ou jordanacristina@brkambiental.com.br

Acadêmica de engenharia civil, Projetista Junior de sistemas de esgotamento sanitário.