
O 30 º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a 12ª Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental fizeram história na capital potiguar. Realizados de 16 a 19 de junho no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, os eventos foram sucesso de participação e de realização. Foram 3 mil inscritos no congresso e 4 mil visitantes na Fitabes.
Confira abaixo os depoimentos dos representantes das empresas que participaram com seus estandes na Fitabes.
Para o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, o evento como um todo foi muito proveitoso. “Recebi retorno de colegas de vários Estados que falaram que o Congresso foi diferenciado, melhor até que outros que haviam participado”, contou. “Então, para nós, é uma felicidade muito grande, não apenas pela quantidade de pessoas, mas também tivemos muitas palestras de importância grande, como as da Sabesp, Sanepar, de empresas privadas que trazem tecnologias, procedimentos e novas práticas, que vão influenciar de forma significativa o trabalho das companhias na tentativa de universalização”, completou.
Marcel Sanches, Superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp, comentou sobre a importância da participação da empresa. “O congresso de Natal foi um sucesso! Ficamos satisfeitos de participar. Reuniu profissionais do setor de saneamento de todas as classes, privadas, públicas e estaduais, as discussões técnicas travadas foram muito importantes, palestrantes interessantes, ou seja, um congresso que vai ficar para a história”, frisou Marcel. “A Sabesp se orgulha de ter participado e colaborado, trouxe muitos profissionais para participar dos debates, assuntos de perdas, performance, regulação, que vão construir um futuro melhor pro nosso saneamento. Nessa pluralidade que a ABES conseguiu reunir aqui em Natal, a Sabesp ficou muito feliz de participar”, reforçou.
Tatiana Ferreira, da Saint-Gomain, ressaltou que a empresa participa de todos os Congressos da ABES. “Valorizamos muito porque tem muita gente do país todo que se mobiliza. E sempre procuramos trazer um produto novo. O mercado de saneamento é muito interessante, trazemos todas as nossas linhas de produtos. É muito especial para a gente estar nesse evento sempre”, disse.
“Nós viemos fazer um posicionamento e reconhecimento de marca de uma empresa voltada para tecnologia”, explicou Liana Santos, da Engineering, “apresentando a jornada digital do cliente, para fazer essa provocação de que hoje os nossos clientes são todos digital, e as empresas também precisam ser, abrir essa mindset das empresas que precisam se voltar mais à tecnologia do atendimento ao consumidor”, completou. “Tivemos um retorno positivo, foi um evento segmentado fizemos uma palestra e recebemos visitas de pessoas que são nosso público alvo, então no geral, foi positivo”.
Marcos Castro, da Copasa/MG, também enfatizou o significado da participação da companhia no evento. “Foi de extrema relevância, principalmente para nós empregados da empresa que a estamos representando, adquirindo e compartilhando conhecimento, que é o mais importante. Foi um evento muito rico, já participo dos congressos da ABES há alguns anos e posso dizer que este com certeza está sendo o melhor”, destacou. “Em um momento de mudanças, em que as empresas discutem o futuro do saneamento e sua universalização, que penso ser o objetivo de todos os estados, estamos congregando todos os esforços a fim de cumprir esta meta, em um momento crucial para o futuro do saneamento, e isso foi bastante discutido por todas as companhias e fornecedores, um debate rico que acredito que será bastante importante para o futuro a partir de agora”, afirmou.
O presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto Oliveira, lembrou que o Congresso da ABES acontece em um momento importante para o país devido à discussão do Marco Regulatório. “Estamos com o tema saneamento na pauta de todo o setor. “Depois da edição da Lei 11,445/2007 muito pouco se avançou. E aqui no congresso, com a iniciativa da ABES com excelentes profissionais debatendo, apresentando trabalhos. É um momento muito importante para nós da GS Inima. É um prazer estar junto com a ABES nesta parceria para que possamos unir forças com associações sejam públicas ou privadas para que possamos realmente destravar o setor e avançar rumo à universalização”, enfatizou.
Para Fabio Lemos, diretor de Operações da Suez, a participação também foi positiva. “Sem dúvidas foi importante participar pois aqui estavam os maiores clientes, que são as companhias estaduais. Foi oportuno fazer as apresentações, trocas de ideias entre todos”, frisou.
Leia também
Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento
Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento
Congresso da ABES: especialistas debatem os rumos do saneamento no contexto do Marco Regulatório
Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento
Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN
Cobertura Natal
Assessoria de Comunicação da ABES
Ana Paula Rogers
Suely Melo
Roberta Rodrigues
Clara Zaim
Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES