SmartAcqua expõe solução baseada em Inteligência Artificial na Fitabes 2021 e é finalista do Pitch Live Vale do Pinhão

A edição deste ano da feira promovida pela ABES contará com estandes físicos e virtuais, apresentando as inovações tecnológicas mais importantes para o setor de saneamento inseridas no contexto de cidades inteligentes.

A SmartAcqua apresentará sua solução baseada em Inteligência Artificial para gestão de perdas de água na Fitabes 2021 – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – que será realizada de 17 a 20 de outubro no Espaço Unimed (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial) em Curitiba (PR). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), e acontecerá em paralelo ao 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que terá como tema central Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos.

“É a primeira vez que participamos de um evento presencial e estamos muito animados pela oportunidade de demonstrar aos mais de 1.500 visitantes esperados todo o potencial da nossa tecnologia e os benefícios que podem ser obtidos com seu emprego”, destaca Hélio Samora, CEO da SmartAcqua. Na avaliação do executivo, a redução das perdas de água deverá ser prioridade das empresas de saneamento, não apenas para obedecerem ao novo marco regulatório do setor, como também por ser essencial neste momento em que o país enfrenta uma das piores crises hídricas devido à escassez de chuvas. “A Fitabes é importante porque as principais empresas do setor como a Sabesp, Sanepar e Copasa, entre outras, também participarão da feira e assim teremos a chance de trocar ideias e conhecimentos pessoalmente, o que será muito positivo”, acrescenta Samora.

Além do estande físico (nº 522) na Fitabes, a SmartAcqua terá também um estande virtual para que os interessados que não poderão comparecer presencialmente na feira tenham a oportunidade de conhecer e obter mais informações sobre a solução da empresa. “Estamos muito animados em fazer parte deste evento híbrido porque permitirá a participação tanto presencial como virtual de um público qualificado e específico do setor de saneamento”, acrescenta Samora

Características do software

Dentre as principais funcionalidades do SmartAcqua destacam-se: processamento, organização e exposição dos dados comerciais conforme o perfil do cliente; diagnóstico das perdas comerciais de água, a partir de conceitos e algoritmos específicos, atualizados e aprimorados no dia a dia de acordo com a evolução das informações de campo;  identificação e priorização da viabilidade econômica de ações de combate a perdas comerciais de água por consumidor; interpretação dos dados, cálculo e detecção do potencial de perdas físicas e comerciais de cada cidade,  bairro e consumidor, também gerando alertas; retroalimentação em campo do algoritmo de IA para melhorar o desempenho das ações de combate à perdas de água; geração de relatórios gerenciais para análise das perdas nos níveis macro e micro, e análise de retorno financeiro das ações de combate às perdas.

Finalista do Pitch Live

A SmartAcqua também é uma das 12 startups finalistas da 3ª edição do Pitch Live Vale do Pinhão realizada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A edição deste ano contou com 83 empresas de base tecnológica inscritas, dentre as quais 24 foram selecionadas para apresentar suas soluções a um júri especializado. As 12 startups que chegaram à fase final da competição, dentre as quais inclui-se a SmartAcqua, receberam também a mentoria de profissionais especializados em auxiliar essas empresas a melhorar suas mensagens e apresentações na competição.

A vencedora do Mérito Nacional de Inovação concedido pelo Pitch Live será anunciada no dia 20 de outubro, durante o congresso da ABES e receberá o prêmio de R$ 50 mil. Também serão premiados o mentor e a empresa mais votados pelo público que assistiu aos pitches realizados nos dias 06 e 07 de outubro, com visualizações pelo YouTube e votações estendidas até o dia 18. Cada um dos premiados receberá R$ 10 mil.  

Sobre a SmartAcqua

A SmartAcqua Soluções Tecnológicas Ltda. é uma startup subsidiária brasileira da norte-americana SmartAcqua Solutions Inc. A solução foi criada em agosto de 2019 por profissionais com mais de 35 anos de experiência em Gestão de Recursos Hídricos e Implementação de Sistemas de Tecnologia da Informação. Com a formalização da matriz e da subsidiária em 2021, as empresas passaram a atuar com maior vigor para auxiliar os clientes a combater as perdas de água, maximizando a receita e otimizando os custos operacionais. O objetivo é oferecer ao mercado uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial, informações de campo, de sensores, algoritmos e estatísticas avançadas para detectar e priorizar as perdas de água nas redes de abastecimento e nos pontos de consumo. smartacqua.com

Sobre a ABES

Com meio século de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 pro­fissionais do setor e os maiores especialistas do país. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas (acesse aqui)