Roda de conversa discute equidade de gênero no setor de saneamento ambiental

Roda de conversa discute equidade de gênero no setor de saneamento ambiental

O  bate-papo discutiu a realidade das mulheres do setor nos diferentes estados brasileiros.

Por Equipe de Comunicação ABES

Um dos painéis do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES desta segunda-feira, 18 de outubro, tratou da equidade de gênero. A Roda de Conversa – Mulheres que transformam o saneamento para todos reuniu mulheres do setor de várias regiões do país. Coordenado pela presidente da ABES-PR, Selma Cubas, pela vice-presidente da ABES-PR, Karen Amaral e pela jornalista e assessora de comunicação da ABES, Ana Paula Rogers. A moderação do painel foi feita pela jornalista de Curitiba, Angela Luvisotto. Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

O painel discutiu a realidade das mulheres no saneamento ambiental na esfera pública e privada. “Essa conversa é necessária porque não podemos esquecer que a mulher precisa ocupar um espaço de maior representatividade dentro das empresas, na academia e também no setor público”, afirmou Selma.

 

A roda de conversa teve a participação da Secretária Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, da diretora de investimentos da Sanepar, Leura Conte, da professora da Universidade Federal de Pernambuco, Maria do Carmo Martins Sobral, da vice-presidente da ABES-PE, Geni Formiga, uma das pioneiras a atuar no saneamento no estado. Também esteve na mesa redonda a fundadora do Instituto Musas, que tem por propósito promover a equidade no setor. “É preciso falar da mulher, porque nós precisamos lutar muito para transformar uma realidade que já mudou, mas que ainda é dominada pelos homens”, afirmou Juliana.

Durante o painel também foi feita uma homenagem a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, pela atuação frente à pandemia em Curitiba. “Nós resolvemos fazer essa homenagem porque é importante destacar que nós só estamos participando hoje deste Congresso porque tivemos uma gestão competente da saúde em Curitiba.”

O 31º Congresso da ABES segue até esta quarta-feira, 20 de outubro, presencialmente no Expo Unimed, em Curitiba/PR, em plataforma digital. A programação do mais importante evento saneamento ambiental do Brasil está disponível aqui.