Últimas Notícias

Homenagem aos profissionais das Sabesp que atuaram no enfrentamento da crise hídrica marca lançamento de livro promovido pela ABES. Acesse para ler online

Por Sueli Melo e Clara Zaim

A cerimônia de lançamento do livro “SABESP – Enfrentando crises, deixando legados e conquistas”, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, nesta quinta, 1º de junho, na capital paulista, foi marcada por uma celebração especial. O público, que lotou auditório do Espaço Vida, na unidade Ponte Pequena da Sabesp, presenciou emocionado a homenagem concedida aos profissionais da empresa que atuaram no processo de superação dos desafios durante a escassez hídrica que atingiu o Sudeste do Brasil, sobretudo a Região Metropolitana de São Paulo, entre 2014 e 2016.

De autoria de Rafael Silvestre​ e editado pela BB Editora, o livro, que é uma iniciativa da ABES, conta com mais de 50 entrevistas de públicos da Sabesp e também externos, como da Agência Nacional de Águas – ANA e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb (acesse aqui a publicação disponível online).

O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, contou em seu discurso de abertura que a ideia do livro surgiu em 8 de março de 2016. “Quando tivemos a certeza que a crise hídrica tinha acabado dentro da Sabesp, discutimos com a Diretoria Metropolitana e com profissionais do interior sobre escrever essa história – do ponto de vista da dimensão humana – para que ficasse registrado o grande feito que foi a superação dessa crise, inclusive registrando tudo de diferente que fizemos para vencê-la”, disse.

O engenheiro lembrou que a crise deixou lições que não poderão ser esquecidas. “Nestas páginas os leitores sentirão na pele o cotidiano dos envolvidos na busca e execução das soluções que não estavam prontas e não foram nada convencionais”, destacou. “A crise nos deixou um importante legado e compartilhar um caso de tamanha dimensão faz parte da missão da ABES. Como principal entidade do setor de saneamento no âmbito nacional, a ABES não poderia deixar de promover esse importante registro”, afirmou Roberval Tavares. “Perpetuar essa história é uma forma de contribuir para que o saneamento ambiental no Brasil vença mais e mais desafios no presente e no futuro”.

Roberval cumprimentou os presentes e aproveitou para agradecer o apoio da Sabesp para a realização do evento, além dos patrocinadores “peças fundamentais para o êxito da construção do livro”.

Segundo o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que prefaciou o livro, logo que Roberval Tavares lhe apresentou a ideia, souberam que não deveria ser uma obra escrita por especialistas. “Teria de ser um livro que tocasse a emoção e que descrevesse o esforço humano, a dedicação, o empenho da equipe para resolver um problema seríssimo, cerca de 22 milhões de habitantes correndo risco de um colapso, cujas consequências não conseguimos nem imaginar o que seria, graças à dedicação desses profissionais”, frisou. “O livro é emocionante, acredito que o público em geral se emocionará em diversas passagens”.

Homenageados

A homenagem contemplou quatro categorias de profissionais

Operacional – dedicada à força de trabalho que atuou na realização de obras para a superação da crise;

Técnico – dedicada aos profissionais que trabalharam na busca de soluções ágeis e inovadoras para a garantia do abastecimento da população do Estado de São Paulo;

Liderança   dedicada aos líderes operacionais que conduziram suas equipes na realização do que foi planejado;

Diretoria – dedicada à alta administração da empresa que teve transparência, lucidez e tranquilidade para a condução daquele momento crítico e delicado.

Iniciativa marcante da ABES

Para Márcio de Oliveira, vice-presidente da ABES-SP e candidato à presidência da seção, a iniciativa da ABES foi importante para que se pudesse homenagear todos que se empenharam no momento da crise hídrica. “Não dá para destacar apenas uma categoria. Teve todo um processo de envolvimento de todas as partes e profissionais da Sabesp desde o atendimento ao cliente até o executor de obras”, salientou. “Estão todos de parabéns porque foi muito significativo. Viram que havia solução e puseram a mão na massa e executaram com afinco e assim conseguimos passar por aquele momento difícil”.

“Uma iniciativa espetacular”, comemorou Dante Ragazzi Pauli, ex-presidente nacional da ABES. “Particularmente, lutei muito no meu período como presidente da entidade para que registrássemos os fatos memoráveis do saneamento, assim como a experiência de profissionais, professores e estudantes”, lembrou o engenheiro. “Apresentamos no Congresso de Perdas e no 28º CBESA um livro sobre perdas e esse livro, iniciativa da atual gestão do Roberval Tavares, que conta e deixa como história para sempre todo o aprendizado da crise hídrica de São Paulo e do Brasil, só tenho que parabenizar”, disse. “Fico contente por essa iniciativa da ABES, que mostra cada vez mais a sua força como principal entidade do setor”, completou Dante Ragazzi.

A coordenadora do  PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, Rosana Dias, comentou sobre a importância da iniciativa. “Do ponto de vista da qualidade do modelo de gestão, das ferramentas que temos, como o PNQS, a iniciativa é válida”, afirmou. “É uma experiência sem precedentes, um problema que foi enfrentado com liderança, mas acima de tudo mostrando que as ferramentas de gestão do PNQS agregam muito valor e traz muitos resultados para as empresas. “Acredito que o livro vai trazer referências para as empresas e mostrar que vale apena aplicar o modelo que sem dúvida fez muita diferença na superação da crise hídrica pela Sabesp”.

O Conselheiro da ABES nacional, Wanderley Paganini, disse que o evento é fundamental e marca o coroamento de um esforço conjunto. “Foi um trabalho de equipe e o reconhecimento das pessoas que são da base, geralmente, não acontece. Você não tem a oportunidade de homenagear quem trabalhou mesmo no dia a dia”, enfatizou ele, que se emocionou durante a homenagem. “É muito difícil ter essa oportunidade, é emocionante, pois as pessoas trabalham, trabalham e não são reconhecidas. Isso é normal em uma empresa desse porte. Hoje, a alta administração e a base da empresa estão juntas aqui comemorando uma vitória que é do povo paulistano. Todo esse esforço nos levou a não entrar em rodízio e penalizar a população. O evento coroa e registra tudo isso que nós passamos”.

Um legado para a posteridade

“Agradeço a iniciativa do Roberval Tavares. Era um desejo de todos os superintendentes e líderes na metropolitana que este evento ficasse para a posteridade, que houvesse um livro, e aí está a concretização desta demanda”, declarou Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp. “Com a colaboração de toda a empresa, com esforço e empenho foi possível viabilizar obras que normalmente seria feita em dois anos e foram concluídas e três meses”, contou Massato. “Isso é demonstração de força e capacidade técnica de todos os profissionais da metropolitana. Foram dois anos de muito desafio e tensão, mas também de muita unidade porque o objetivo de manter mais de 20 milhões de pessoas abastecidas era muito nobre e fomos homenageados por esse livro elaborado pela ABES”.

“Tive a honra de vivenciar um momento tão importante e de conviver com os profissionais da Sabesp. Gostaria de falar da clareza que temos o quanto esta empresa foi capaz de gerar soluções em um ambiente de pressão muito forte”, disse Ricardo Borsari, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. “É invejável a capacidade que os profissionais tiveram de dar solução a um problema dessa magnitude”, elogiou e ressaltou que o lançamento foi realizado em um dia muito propício. “Acabamos de publicar a outorga do Sistema Cantareira depois de quase três anos. E se não for perfeita como a anterior, ela está em um processo de ganho de qualidade que é virtuoso”, afirmou. Parabenizo a todos pelo livro e pelo trabalho desenvolvido nos últimos três críticos anos que vivenciamos no setor”.

Para o autor da obra, Rafael Silvestre​, a conquista da Sabesp em cima da crise hídrica tem um valor significativo, “pois demonstra a capacidade operacional de ter vivido a maior crise em 80 anos de uma maneira profissional e técnica. A ABES como associação que representa as empresas de saneamento espalhadas pelo Brasil tem a Sabesp como a maior referência e modelo de um dos maiores cases do mundo”, disse ele. “Eternizar isso em livro é um legado que se deixa para as pessoas no futuro entenderem que se viveu um momento muito difícil. A concessionária responsável trabalhou de uma maneira análoga e conseguiu vencer a crise em dois anos de maneira intensa e eternizada em livro. A ABES fez história ao proporcionar isso para as próximas gerações”.

“A maneira como as coisas se resolveram, as decisões que foram tomadas, stress que a população passou, tudo isso foi muito marcante”, destacou Nilton Seuaciuc, dono da Vita Ambiental Comercio e Prestação de Serviços de Engenharia – uma das patrocinadoras do livro – e ex-funcionário da Sabesp. “Foi m evento totalmente fora da curva e o esforço e dedicação que os profissionais tiveram foi excelente. Quando fiquei sabendo da iniciativa, não tive dúvidas de apoiar. É muito importante que isso fique registrado, principalmente para quem está fora de São Paulo e não viveu essa situação”.

Profissionais emocionados

“É um privilégio estar aqui, no sentido de ter conseguido superar a crise hídrica que foi um processo de conquista, de novos desafios e de conhecimentos que não tínhamos experimentado numa estiagem tão intensa e séria. Ter participado desse processo e fazer parte do time da Sabesp é motivo de grande orgulho. O evento celebrou o lançamento do livro que simboliza essa vitória de todos nós”. Silvio Renato Siqueira, Superintendência de Gestão Ambiental, no Departamento de Gestão de Recursos Hídricos.

“O evento foi muito bom e reconheceu o valor das pessoas. Como o presidente disse: ‘o mais importante é que as coisas precisam ser feitas pelas pessoas’. Então, quando se reconhece o esforço humano é muito gratificante. Muito obrigada.” Maria Cristina de Sá Nunes, Técnica em Gestão, no Departamento de Planejamento.

“Eu trabalho diretamente com o Roberval Tavares, Presidente da ABES. Sou secretária e assistente dele, na Sabesp. Participar desse evento é motivo de muito orgulho, foi um grande legado que está sendo registrado nesse livro. Tivemos grandes aprendizados com toda essa crise que a gente viveu. Parabéns para todos nós”. Gelsa Mara dos Santos.

4 Comentários em Homenagem aos profissionais das Sabesp que atuaram no enfrentamento da crise hídrica marca lançamento de livro promovido pela ABES. Acesse para ler online

  1. Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.