Últimas Notícias

Associe-se

Veja a opção mais adequada ao seu perfil e venha fazer parte da mais atuante entidade do Saneamento Ambiental no Brasil. Vamos atuar juntos para transformar o Saneamento, torná-lo cada vez mais forte e ajudar o setor a cumprir sua missão: levar os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos a todos os brasileiros!

Em 57 anos de existência, a ABES tem se destacado como a associação mais atuante do Saneamento Ambiental no Brasil. O setor tem profissionais empenhados, de norte a sul do país, em desenvolver o saneamento. Além disso, a cada ano, novos profissionais passam a atuar no setor e milhares de estudantes estão integrando o debate dos temas de saneamento e meio ambiente. A ABES é a associação que tem uma tradição de diversidade de públicos, profissões, faixas etárias. E é para continuar reunindo os diferentes perfis e atendendo a interesses diversos dos associados que a ABES está oferecendo novos benefícios.

Além da oportunidade de integrar as discussões mais relevantes do Saneamento Ambiental e do Meio Ambiente e ampliar o networking por meio de seminários, palestras, webinares gratuitos do Programa ABES Conecta e participação em Câmaras Temáticas – clique aqui e conheça todas as Câmaras, e de participar dos mais importantes eventos do setor.

Em 2022, a ABES realizou online a terceira edição da BRAZIL WATER WEEK (BWW), de 23 a 27 de maio – o maior evento internacional sobre água e saneamento do Brasil; o XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 29 de junho a 1° de julho, em formato online, nos dias 18 e 19 de outubro, o 9° Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética (online); de 18 a 19 de novembro, o 15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (híbrido); o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2021, nos dias 29 e 30 de novembro, presencialmente, em Campo Grande/MS; e o Seminário Novo Rio Pinheiros – Novas Tecnologias e Soluções Adotadas, juntamente com a ABES-SP, de forma presencial, no dia 8 de dezembro, 

De 21 a 24 de maio de 2023, aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 32° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES (CBESA) – o Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental. Nos dias 8 e 9 de novembro a ABES realizou o 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, em formato presencial em Porto Alegre, RS. Também em novembro deste ano, aconteceu o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – o PNQS Ciclo 2023, o único prêmio do mundo que reconhece a excelência em gestão para o nosso setor.

Em 2024, a ABES realizará, em junho, a Brasil Water Week (Semana da Água do Brasil), o mais
importante evento internacional sobre água e saneamento realizado no país, que reúne especialistas de vários países do mundo; o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Nacional – Semana do Meio Ambiente – presencial, em junho, na cidade de Brasília/DF. Acontecerá ainda o 1º Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – presencial, em São Paulo/SP; o Silubesa – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento é uma realização da ABES, em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental APESB e a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos – APRH. No quarto trimestre do ano também acontcerá o 11º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética e o 17th International Conference on Small Water and Wastewater Systems (SWWS) and the 9th International Conference on Resource Oriented Sanitation (ROS), de 10 a 14 de novembro, Curitiba/BR, além da edição 2024 do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – O Oscar do Saneamento no Brasil, que será em dezembro.

Os sócios têm acesso a duas das mais conceituadas revistas de saneamento e meio ambiente: a Revista ESA, uma das publicações técnicas mais importantes do setor (saiba mais aqui), e a Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCIAMB (saiba mais aqui), ambas com acesso digital. E têm ainda isenção da taxa para submeter artigos a estas publicações.

O associado tem ainda a oportunidade de aperfeiçoamento nos segmentos profissional, com benefícios voltados às carreiras do Saneamento e Meio Ambiente, acadêmico, para quem deseja atualizar-se e agregar valor à trajetória na Universidade, e corporativo, para as empresas que buscam ir além dos negócios, aliando sua marca a iniciativas de sustentabilidade.

Além do acesso a duas das mais conceituadas revistas de saneamento e meio ambiente – a Revista ESA, uma das publicações técnicas mais importantes do setor (saiba mais aqui), e a Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCIAMB (saiba mais aqui), ambas com acesso digital, associados têm ainda isenção da taxa para submeter artigos a estas publicações.

Em qualquer uma das opções, o associado terá a oportunidade de ampliar o networking e a troca de experiências, participando de eventos voltados para sua preferência.

Veja a opção mais adequada ao seu perfil e venha fazer parte da mais atuante entidade do Saneamento Ambiental no Brasil. Vamos atuar juntos para transformar o Saneamento, torná-lo cada vez mais forte e ajudar o setor a cumprir sua missão: levar os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos a todos os brasileiros!

Conheça os novos benefícios em ser um associado ABES

Consulte as categorias e valores para 2024

Conheça o trabalho da ABES e junte-se a nós!