Últimas Notícias

IV Seminário de Gestão e Controle de Perdas de Água: painel sobre base de dados e uso de indicadores encerra o encontro em Curitiba

Foto: Joel Rocha

O IV Seminário de Gestão e Controle de Perdas de Água, que ocorreu de 31 de julho a 2 de agosto, em Curitiba/PR, foi encerrado com um painel sobre base de dados e uso de indicadores, coordenado por Ricardo Rover Machado.

As palestras foram ministradas por Carla Brevilieri, da SABESP, que falou sobre “Contratos por desempenho em São Paulo”, Sandro Adriani Camargo, coordenador da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental (CTIDSA) da ABES, que abordou o tema “A Credibilidade dos Indicadores na Gestão de Perdas”, Marcelo Depexe, da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Operacional USDO/ SANEPAR, que discorreu sobre “Macro e Micromedição – a visão do operador; e Gustavo Lamon – Lamon Produtos & Isoil Lamon, explanando o tema “Aspectos Técnicos sobre Medidores com Fabricante.”

Sandro Adriani Camargo – Foto: Joel Rocha

Rover, que é coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, faz um resumo do painel. Segundo ele, todas as empresas de saneamento aguardam sempre a saída dos indicadores, a publicação do SNIS, que apresentam os percentuais de perdas, os indicadores em geral. “A questão é que os parâmetros que compõem o SNIS, muitas vezes, são interpretados de modos diferentes pelas empresas e, desta forma, é praticamente impossível compararmos uma empresa com outra em relação  ao índice de perdas”, explica. “Neste painel”, enfatiza, “tivemos a oportunidade de conhecer a experiência da Sabesp, a experiência da Sanepar, de falarmos sobre macromedição, micromedição. Além disso, através do depoimento do Sandro Adriani Camargo (coordenador da CT Indicadores da ABES), nós conhecemos também o que a Câmara está fazendo. O painel foi um sucesso. O debate foi muito rico. Houve muitas perguntas, e as respostas dos palestrantes foram brilhantes”, destaca Röver.

Carla Brevilieri – Foto: Joel Rocha

Sobre o encontro, Ricardo Röver frisa que foi um verdadeiro sucesso, com a participação de cerca de 200 profissionais de diversos estados e diversas empresas de saneamento. “Na programação, palestrantes muito qualificados, debatendo o tema, apresentando assuntos diretamente relacionados às questões de gestão de perdas e eficiência energética. Palestrantes de rica bagagem técnica, com currículos bastantes significativos, que trouxeram temas da atualidades”, reforça. “Neste evento, nós tivemos a oportunidade de conhecer as melhores técnicas, ter acesso a conhecimentos importantíssimos e ver a experiência desses profissionais que realmente têm muito que apresentar e tem muito que ensinar. Todos saíram muitos satisfeitos, com certeza. Parabéns à ABES nacional e parabéns à ABES Paraná por mais essa realização”, conclui.

 

Marcelo Depexe – Foto: Joel Rocha
Gustavo Lamon – Foto: Joel Rocha

 

 

 

 

 

 

 

Acesse o álbum de fotos aqui.

Patrocinadores e apoiadores do evento

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: