Últimas Notícias

Congresso ABES Fenasan 2017: painel da CT Gestão de Recursos Hídricos discute PNRH 2016-20 e elege nova coordenação

A Câmara Temática Gestão de Recursos Hídricos da ABES promoveu, na quinta-feira, 5 de outubro, último dia de discussões do Congresso ABES Feansan 2017, o  painel “Saneamento nas Prioridades, Ações e Metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020”. O painel foi coordenado pela engenheira Célia Regina Alves Rennó, então coordenadora da CT de Gestão de Recursos Hídricos da ABES.

Célia Rennó

Com o objetivo de discutir os temas de Saneamento priorizados na revisão das Ações e Metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos, o painel foi iniciado com a técnica da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério de Meio Ambiente, Adriana Lustosa, que apresentou a nova metodologia proposta pela Secretaria de Recursos Hídricos para acompanhamento da realização nas bacias hidrográficas das ações previstas nos Plano de Recursos Hídricos por meio de indicadores. Apresentou ao público presente os indicadores relacionados às ações de saneamento e simulou como o processo de acompanhamento será realizado a partir deste ano, enfatizando que este deverá também ser realizado pelos atores interessados.

Na sequência, as engenheiras Maria Cristina Brito da Agencia Nacional de Águas e Elaine Franco de Campos da Agencia do PCJ apresentaram os resultados financeiros obtidos  pela cobrança de recursos hídricos nas bacias de rios federais e estaduais nas quais os mecanismos de cobrança já estão implantados desde sua implementação, bem como exemplificaram as principais aplicações destes recursos em empreendimentos de saneamento.

O engenheiro Pedro Luís Prado Franco da Sanepar abordou então a metodologia utilizada para restrição de uso de ocupação da área da bacia responsável pelo abastecimento de água de Curitiba, assunto este de muita importância e interesse do setor de saneamento, uma vez que visa conjugar a disponibilidade da água para abastecimento e para diluição dos efluentes gerados.

Encerrando os trabalhos, o engenheiro Paulo Paim, secretário de Meio Ambiente de Canoas/RS, ressaltou a importância dos trabalhos dos Comitês na priorização e acompanhamento dos usos dos recursos da cobrança de forma a tornar efetivos os Planos de Recursos Hídricos aprovados pela sociedade.

Célia finalizou o painel ressaltando a participação da ABES em inúmeros Comitês de Bacia em todo o Brasil e do papel fundamental que seus técnicos têm ao levantar a bandeiro do setor de saneamento nestes importantes fóruns de gestão das águas.

Nova coordenação

Durante o Congresso a CTGRH também realizou reunião na qual foram relatadas as atividades realizadas e a participação no CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos, especialmente na Câmara Técnica de Assuntos Legais e Institucionais – CTIL, do Conselho. Durante a reunião também foi escolhida a nova coordenação da CTGRH da ABES:

Coordenação: Josivan Cardosodo

Coordenação adjunta: Celia Rennó

Ssecretária executiva: Suzan Lannes de Andrada

Secretário adjunto: Pedro Luis Prado Franco

Para ver o álbum de fotos do Congresso ABES Fenasan 2017, acesse aqui

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: