Últimas Notícias

Autor em dois livros, Álvaro Menezes, diretor da ABES, participa de lançamentos em Aracaju e São Paulo

Por Clara Zaim

O engenheiro Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES e coordenador dos cursos de Regulação da UNIABES, prestigiou nesta quarta-feira, 18 de abril, lançamentos de dois livros nos quais participa como autor.

Palestra e lançamento da obra da Bauminas na sede da Deso, em Aracaju

Pela manhã, em Aracaju/SE, Álvaro ministrou a palestra “A busca pelo fim da escassez hídrica no Nordeste” na sede da Deso, para lançar o livro “Águas Brasileiras”, do grupo Bauminas. O capítulo do engenheiro nesta obra é intitulado “Escassez da água no Nordeste: arte, realidade e vida”.

À noite, na sede da OAB, em São Paulo, Álvaro esteve no lançamento do livro “Tratado sobre o Marco Regulatório do Saneamento Básico no Direito Brasileiro”.

Lançamento na sede da OAB, em São Paulo

A publicação reúne textos de 42 autores, entre engenheiros e outros profissionais do setor de saneamento, empresários, professores, advogados, procuradores e juízes, entre outros, que contribuíram com capítulos sobre todos os assuntos relacionados ao Marco Regulatório, a Lei. 11.445/2007, considerando-se como período de avaliação até 2017. Um dos capítulos aborda a evolução do saneamento no país no período de vigência do Marco Regulatório, que completou 11 anos em 2018.

Álvaro explica que seu capítulo discorre acerca de cinco indicadores que mostram de fato os avanços no serviço de saneamento básico no Brasil. “Os avanços podem não ser tão significativos quanto se desejava, mas os indicadores mostram que, de uma forma ou de outra, estamos caminhando na busca de soluções. São indicadores que mostram os investimentos que foram feitos nesse período, o atendimento, o controle de despesas e da gestão, todos baseados no SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).”

O engenheiro ressalta em seu texto que, apesar dos esforços e avanços que aconteceram nesse período, o país ainda tem um longo período a percorrer. “Não conseguimos conectar adequadamente planejamento, gestão e regulação. É necessário juntar essas três ações, caso contrário, teremos inúmeras dificuldades. Os avanços precisam ser sustentáveis”, frisou, durante o lançamento.

Em outros capítulos, a obra apresenta análises e opiniões de muitos juristas, gestores, profissionais da área de prestação de serviços –  pública ou privada – com o objetivo de promover uma discussão qualificada sobre o saneamento. O lançamento do livro foi realizado durante reunião conjunta entre o IASP, IBDEE, IBEJI e a COINFRAS da OAB/SP.

O livro “Águas Brasileiras” é patrocinado pela Bauminas e não se encontra à venda.

Sobre a obra “Tratado sobre o Marco Regulatório do Saneamento Básico no Direito Brasileiro”, confira abaixo as informações:

Serviço:

Título: Tratado sobre o Marco Regulatório do Saneamento Básico no Direito Brasileiro

Páginas: 1040

Preço sugerido: R$ 170,00 – compras nos sites da Editora Contracorrente, Amazon e Catavento Distribuidora

 

5 Comentários em Autor em dois livros, Álvaro Menezes, diretor da ABES, participa de lançamentos em Aracaju e São Paulo

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.