ABES-RS debate em Porto Alegre toxoplasmose e sistemas de abastecimento de água

A ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoveu nesta sexta, 20 de julho, na sede da entidade, em Porto Alegre, um debate sobre “Toxoplasmose e sistemas de abastecimento de água”. O evento contou com a participação dos especialistas Marilise Mesquita, médica veterinária e professora do curso de  Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e o engenheiro Antônio Benetti, expert em  tratamento de água e  professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.

A presidente da ABES-RS, Jussara Kalil Pires, comenta sobre a discussão. A contaminação, segundo ela, pode se dar de diferentes formas. E, embora raro, é  possível a transmissão via água tratada. “A experiência de Santa Maria demonstra a necessidade de elaboração e monitoramento de bons planos de segurança da água, bem como a importância de um bom diálogo técnico entre os setores de saúde e saneamento”, frisa Jussara. “Ficou clara a preocupação dos presentes em evitar que o descrédito na operadora de saneamento leve a população a recorrer a fontes alternativas”, conta.
Na ocasião, o público presente foi convidado a integrar a “Rede Gaúcha pela Segurança da Água”, que será instalada no “2º Seminário Estadual Água e Saúde”, programado para 15 de agosto de 2018. Ao final deste evento, será dado início, ainda, à Câmara Técnica de Saúde Ambiental da ABES -RS. A reunião contará com a presença da coordenadora (adjunta) da Câmara Temática de Saúde Ambiental da ABES, Roseane Garcia Lopes de Souza.

 

1 Comentário em ABES-RS debate em Porto Alegre toxoplasmose e sistemas de abastecimento de água

  1. Eu quero saber se teve ou esta acontecendo ainda um congresso de saneamento e meio ambiente em Salvador no final do mês de julho de 2018

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: