Últimas Notícias

ABES-SP: Câmara Técnica de Educação Ambiental promove ação no córrego Iporanga

No dia 27 de setembro, a Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP (CTEA), coordenada por Agostinho Geraldes, em parceria com a Unidade de Negócio Sul – MS da Sabesp, realizou uma visita monitorada no Córrego Iporanga Esmeralda, no extremo sul da cidade de São Paulo. A atividade, que comemorou o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias (celebrado em 21/09), contou com a participação de sócios da ABES e funcionários da SABESP.

No dia, foi realizada uma ação de catação de resíduos nas margens do córrego e a distribuição de cachorro-quente para as crianças da comunidade Jd. Iporanga.

O núcleo Iporanga Esmeralda surgiu como um “case” da Secretaria de Habitação- SEHAB em busca de alternativas para o local. Como a área é muito densa e a possibilidade de remoção era remota, a Secretaria optou por um plano de ação autossustentável: urbanizar a área sem remover os moradores.

Figura 1. Localização – Córrego Iporanga

O Córrego Iporanga cruza a comunidade de ponta a ponta e é um afluente do Rio das Pedras, um dos principais contribuintes da Guarapiranga. O local passou por um processo de transformação radical que mudou o cenário do bairro e a qualidade de vida dos moradores. Porém, a cultura do local   em relação ao córrego após vinte anos não mudou tanto e o córrego ainda é invisível do ponto de vista de sua importância.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: