Últimas Notícias

ONU lança cartilha que explica às crianças direitos a um meio ambiente seguro

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os pequenos representam 30% da população mundial e compõem o grupo mais vulnerável aos danos ambientais.

O que são os direitos das crianças? Quais direitos das crianças estão sendo afetados? O que elas podem fazer? As respostas para essas e outras perguntas podem ser encontradas na cartilha Direitos da Criança e Meio Ambiente, lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que explica, de forma didática, o direito a um meio ambiente seguro, saudável e sustentável.

A cartilha é uma versão adaptada para crianças do relatório do Relator Especial sobre Direitos da Criança e o Meio Ambiente. O material foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O livreto é resultado também de uma preocupação das Nações Unidas sobre a exposição dos pequenos face a poluentes e outras substâncias tóxicas. As crianças compõem a parcela da população mais vulnerável aos danos ambientais. A exposição infantil a essas ameaças promove deficiências, doenças e mortalidade prematura.

O documento foi lançado no dia 20 de novembro, data em que foi adotada pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção sobre os Direitos da Criança, tratado ratificado pelo Brasil em 1990, que permite às crianças buscarem por justiça em caso de possíveis violações dos seus direitos.

Fonte: O Eco

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.