Últimas Notícias

ABES Conecta: 3º webinar da série Acertar discute processo operacional de medição de vazões e monitoramento do consumo energético

Iniciativa é realizada pelas Câmaras Temáticas da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores

Por Clara Zaim

Nesta sexta-feira, 11 de setembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de suas Câmaras Temáticas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores, promoveu o 3° webinar da série ABES-ACERTAR.

O evento online abordou o tema “Processo operacional relativo à medição de vazões, monitoramento do consumo energético e tecnologias de informação”.

Apresentado por Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o encontro teve moderação de Daniel Manzi, coordenador da Fiscalização da Agência Reguladora ARES-PCJ. Otavio Henrique Campos Hamdan, analista fiscal e de regulação da ARSAE-MG, Thiago Ferreira Oliveira, gerente de Energia Elétrica da EMBASA, Ricardo Ongaro, presidente da Coden Ambiental e Rodrigo Lamon, sócio diretor das empresas Lamon Produtos e Isoil Lamon, foram os convidados o webinar.

Na ocasião, Rodrigo Lamon falou sobre macromedição e tecnologias para medição e monitoramento de vazão de água e esgoto. Segundo ele, para obter bons resultados, é necessário que a tecnologia esteja bem dimensionada e que os processos de conservação dos equipamentos sejam feitos.

Otavio Henrique Campos Hamdan discorreu sobre auditoria de concessão e de acessos. O palestrante explicou as etapas do processo e metodologias para determinar os índices de macromedição e verificação das informações cadastradas.

Ricardo Ongaro falou abordou a implantação do projeto Projeto ACERTAR na cidade de Nova Odessa/SP. Para ele, munícipios menores possuem mais facilidade para controlar e fazer o rastreamento das vazões.

Thiago Oliveira destacou em sua apresentação tópicos como gestão de registro e verificação de energia.

Projeto ACERTAR

O Projeto ACERTAR busca prover orientações aos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário quanto às práticas para gestão das informações do SNIS. Ele engloba recomendações sobre diversos processos do segmento, tais como: comercial, licitações, financeiro, gestão de ativos, investimentos, operacional, manutenção, entre outros. 

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, clique aqui e confira o evento completo. 

Série ACERTAR

Ao todo, serão sete webinares, realizados no programa ABES Conecta, com o objetivo de debater a importância da aplicação do Projeto Acertar – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento. Os eventos serão norteados pela seguinte questão: por que é importante ter esse processo para o prestador de serviço, a regulação e demais stakeholders?

O próximo debate terá como tema “Alternativas Energéticas nas empresas de saneamento”. O webinar acontecerá dia 15 de setembro, terça-feira, às 10h. Ficou interessado? Então, faça já sua inscrição aqui

O webinar de abertura da série abordou o tema “Gestão comercial e tecnologias de informação”. Clique aqui para assistir.

O segundo webinar abordou o tema “Manutenção do cadastro de redes de água, de esgoto, índices de cobertura e tecnologias de informação”. Clique aqui para assistir.

 ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 100 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: