Últimas Notícias

Marcel Costa Sanches, secretário-geral da ABES, fala sobre o Projeto Acertar em seminário virtual

Encontro promovido pela ABAR reúne especialistas para discutir a importância da ferramenta frente aos desafios do novo Marco Legal do Saneamento.

Por Murillo Campos

O secretário-geral da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Engenharia e Ambiental – ABES, Marcel Costa Sanches, participou nesta quinta-feira, 13 de maio, do seminário virtual “Acertar e o Novo Marco de Saneamento”, promovido pela Agência Brasileira de Agências de Regulação – ABAR.

Sanches abordou as potencialidades do Projeto Acertar, que visa melhores práticas de gestão de informações no saneamento, frente ao novo marco regulatório e às normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA.

“O Projeto Acertar surge para padronizar e buscar a confiança e exatidão nas informações sobre o saneamento, pois elas são a base para formatação de políticas públicas. Hoje, com o novo marco regulatório, vemos a importância de um sistema como este para o processo, por exemplo, de regionalização que os estados vêm discutindo neste momento. Este mecanismo é algo que a ABES sempre apoiou e vê com bons olhos”, comentou o secretário-geral da ABES.

Sanches lembrou ainda a importância de dar atenção às vertentes de resíduos sólidos e drenagem urbana na busca pela universalização e as contribuições dadas pela ABES, promovendo o diálogo com todos os envolvidos no setor, bem com a realização do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), que possibilita às empresas evoluírem seus modelos de gestão, levando água, coleta e tratamento de esgoto e mais qualidade de vida à população.

O encontro contou também com a participação de Paulo Rogério dos Santos e Silva, coordenador de Planejamento da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, Carlos Motta Nunes, superintendente-adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Ilana Ferreira, superintendente da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e Samuel Barbi, gerente de Informações Econômicas da ARSAE-MG e um dos idealizadores do Acertar.

1 Comentário em Marcel Costa Sanches, secretário-geral da ABES, fala sobre o Projeto Acertar em seminário virtual

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.