Últimas Notícias

ABES Conecta: série “Cidades Inteligentes” estreia com debate sobre sustentabilidade das águas em bacias urbanas 

Com realização da ABES-PR, encontros trarão temas que serão abordados no Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de forma presencial (em Curitiba) e online, entre os dias 17 e 20 de outubro.

Por Rhayana Araújo

Com o objetivo de promover debates prévios sobre temas que serão abordados no Congresso da ABES 2021, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR) realizou, nesta quarta-feira, 9 de junho, o primeiro webinar da Série Especial Cidades Inteligentes. O debate girou em torno do tema “Cidades inteligentes e sua relação com a água: o desafio da sustentabilidade das águas em Bacias Urbanas. O segundo webinar da série será no dia 6 de julho.

Este primeiro episódio da série marcou a consolidação da parceria da ABES com o 6º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis (6SSS), promovido pelo IPH/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) juntamente com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Com moderação de Cristhiane Michiko Passos Okawa, engenheira civil e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento contou com a participação de Cristiano Poleto, coordenador do Mestrado Profissional ProfÁgua (UFRGS); Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM); e Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR.

Cristiano Poleto apresentou a palestra: “Drenagem Urbana é Sustentável?”, abordando as alterações hidrológicas que ocorrem nas cidades, como as enchentes urbanas. “É um grande desafio pensar um ambiente de uma área urbana onde todas as alterações realizadas através das atividades antrópicas se refletem em pontos de degradação dessa área”, afirmou Poleto.

Julio Gonçalves falou sobre o tema: “Sistema Avançado de Tratamento para Remoção de Poluentes: Cavitação Hidrodinâmica” e apresentou os resultados obtidos por meio do uso da captação hidrodinâmica como uma alternativa para remoção de poluentes recalcitrantes e como essa alternativa pode contribuir para a sustentabilidade do abastecimento de água.

Já o presidente da ABES-PR, Luiz Henrique Bucco, fez a palestra de encerramento, com a apresentação da parceria da ABINC e Comitê de Cidades Inteligentes com a ABES para realização do Congresso da ABES 2021. “Caracterizo este webinar como mais um evento de sucesso do ABES Conecta. Durante o encontro, tivemos um pico de 135 participantes conectados”, comemorou o presidente da ABES-PR.

Para assistir ao debate completo, clique aqui.

Webinar 2 – O segundo encontro, que será no dia 6 de julho, terça-feira, terá como tema “Cidades inteligentes, internet das coisas (IOT) e saneamento: tecnologia, inovação e sustentabilidade – Rumo ao Congresso da ABES 2021”. 

O segundo encontro consolidará a parceria com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), apresentando alguns temas de relevância que serão discutidos durante o Congresso da ABES de 2021.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 240 mil visualizações nas transmissões.

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

2 Comentários em ABES Conecta: série “Cidades Inteligentes” estreia com debate sobre sustentabilidade das águas em bacias urbanas 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.