Últimas Notícias

Promovido pela Diretoria Sul da ABES, Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário estreia no ABES Conecta

Abertura contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, presidentes de seções e diretores da Associação; Primeiro webinar abordou o monitoramento de vírus no esgoto como ferramenta de apoio às ações de vigilância epidemiológica.

Por Murillo Campos 

Nesta segunda-feira, 19 de julho, aconteceu a estreia do Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Diretoria Nacional para a Região Sul. O evento tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a temática de esgoto para os profissionais do setor, academia, entidades de classe, órgãos ambientais, órgãos de gestão de recursos hídricos e sociedade civil.

Sob coordenação das Seções da ABES: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgoto, a iniciativa integra os eventos preparatórios do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e online.

A abertura do evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Selma Cubas, presidente da ABES Paraná (ABES-PR), Ana Elizabeth, presidente da ABES Rio Grande do Sul (ABES-RS) e André Santos, secretário-adjunto da Câmara Temática de Esgoto da ABES, além da apresentação de Edgard Faust Filho, diretor regional sul da ABES e coordenador do Simpósio.

O webinar de estreia abordou a temática de monitoramento de vírus no esgotamento sanitário como aliado para tomada de decisões epidemiológicas e teve as palestras dos especialistas Carlos Chernicharo, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e Marcelo Guimarães Araújo, pesquisador na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Com moderação de Selma Cubas, presidente da ABES-PR, os palestrantes apresentaram estudos sobre a presença de Sars-Cov-2 nos esgotos de regiões brasileiras, a importância das análises para o apoio às ações de vigilância epidemiológica da Covid-19 e o papel da iniciativa para a prevenção de doenças, monitoramento de futuras pandemias e promoção da saúde e bem-estar da população.

Se você perdeu ou deseja rever, clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube. 

Ao todo, serão realizados cinco webinares do Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário, por meio do ABES Conecta. O próximo encontro será nesta terça-feira, 20 de julho, às 16h, e terá como tema “Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário”. Para participar do evento, basta realizar sua inscrição gratuita AQUI

O Simpósio conta com patrocínio da Ambiental Metrosul e Iguá Saneamento-Paranaguá e o apoio institucional da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento).

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 270 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

6 Comentários em Promovido pela Diretoria Sul da ABES, Simpósio Regional Sul sobre Esgotamento Sanitário estreia no ABES Conecta

  1. As I website owner I believe the content material here is really good appreciate it for your efforts.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.