Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar sobre água para o consumo humano é sucesso de público

Com cerca de 440 espectadores, evento online realizado pela ABES-SP Subseção Norte Paulista detalhou o que a Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, requer como padrão de potabilidade para o país.
 
Por Jéssica Marques
 
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio da Subseção Norte Paulista, realizou nesta quinta-feira, 22 de julho, no ABES Conecta, um webinar sobre água para o consumo humano. Com participação de quase 440 pessoas online, especialistas falaram sobre o que a Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, requer como padrão de potabilidade para o país. 
 
O conteúdo, que conta com mais de 1,500 visualizações, pode ser conferido na íntegra aqui.
 
A apresentadora do webinar foi Vasti Facincani, conselheira da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), além de coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Qualidade de Produtos Químicos.
 
O presidente da ABES-SP Subseção Norte Paulista, Orlando Cintra, que é engenheiro químico, civil e sanitarista, especializado em Saúde Pública e doutor em Saneamento e Ambiente, moderou o evento. 
 
Na ocasião, Cintra apresentou uma cronologia das revisões das portarias. “Tudo começou em 1977, quando pela primeira vez surgiu uma portaria que até então nós não tínhamos alguma direção sobre os critérios de potabilidade de água para o consumo humano”, relembrou, detalhando também as demais publicações.
 
Os participantes convidados foram Rafael Bastos, PhD em Engenharia Sanitária, professor e pesquisador da UFV; e Thais Araujo Cavendish, nutricionista, mestre em Saúde Pública, especializada em Vigilância em Saúde Ambiental.
 
Rafael apresentou a evolução do padrão de potabilidade de água no Brasil. Além disso, detalhou as formas de avaliação e abordou aspectos técnicos das revisões das portarias.
 
Por sua vez, Thais apresentou os principais pilares do processo de revisão da norma de potabilidade da água para consumo humano. Outros pontos abordados foram a organização do processo de revisão, a linha do tempo do processo e legislação.
 
Ao final, foi realizado um debate, além da elucidação de dúvidas enviadas ao vivo pelos espectadores, encaminhadas virtualmente.
 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 270 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: