Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas discutem Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)

Evento online foi promovido nesta terça (27) pela ABES Seção Rio Grande do Sul, com apoio da Corsan, e está disponível no YouTube.

Clara Zaim

Pagamento por Serviços Ambientais – PSA foi o tema do webinar promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 27 de julho. O evento contou com apoio institucional da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento).

Com transmissão pelo canal ABES Saneamento no YouTube, o webinar foi apresentado por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética da ABES e diretor da ABES-RS, com moderação de Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan.

Os convidados para debater o tema foram: Marcelo Kronbauer, professor universitário Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Marluza Górga, química na CORSAN, e Iporã Brito Possantti, engenheiro ambiental Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS), doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS).

Iporã Brito Possanti fez uma introdução sobre o tema ao apresentar a tese “Serviços Ambientais e Capital Natural na ótica dos recursos hídricos no saneamento ambiental”, que desenvolveu na UFGRS. Entre outros tópicos, ele falou sobre bacias hidrográficas, serviços ambientais e economia ecológica. Segundo Possanti, o PSA auxilia no diagnóstico e prognóstico ambiental.

Na sequência, Marluza Górga, química na Corsan,  explicou como a prática do PSA vêm sendo desenvolvida pela empresa, que prioriza educação ambiental, saneamento rural, práticas sustentáveis,  intervenções locais e parcerias. O objetivo é melhorar a disponibilidade e a qualidade  das águas captadas com uma melhor sustentabilidade, segundo a convidada.

Já o professor Marcelo Kronbauer abordou sistemas de abastecimento de água, planejamento de recursos hídricos e sustentabilidade, entre outros, e apresentou cases de sucesso desenvolvidos no RS. Para ele, os financiadores são fundamentais para que o PSA seja executado.

Para assistir à transmissão completa, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 275 mil visualizações nas transmissões!

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: