Últimas Notícias

II Seminário Internacional de Perdas: painel aborda sistemas/softwares para gestão de perdas 

O debate foi coordenado por Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP e sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções. O evento acontece online, por meio de plataforma digital, até esta quinta (5). O acesso ao conteúdo será liberado durante três meses aos inscritos. 

Por Nely Ramos 

O primeiro painel do segundo dia do II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética, realizado nesta quarta-feira, 4 de agosto, pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, foi coordenado por Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP e sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções . O tema abordado foi “Sistemas/softwares para Gestão de Perdas”. 

O evento é promovido por meio das Câmaras Temática (nacional) e Técnica (Seção SP)  da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética e segue até esta quinta-feira (5) em plataforma digital.

Os inscritos no seminário podem acessar os conteúdos na plataforma do evento durante três meses (clique aqui).

O painel contou com os palestrantes: Adriano Camino Trovato, especialista da Utilis –Nortech, com a palestra “Detecção de vazamentos de água e ranqueamento dos segmentos de rede numa escala de 1 a 5 em criticidade, através do uso de imagem de radar e algoritmos sofisticados”; Adilson Braz de Aquino, da Takadu, que ministrou a palestra “Reduzindo Perdas com Takadu”; e Xavier Torret Requena, da BGEO Open GIS, SL, falando sobre “A importância dos sistemas de informação geográfica na gestão de perdas”. Cada convidado teve a oportunidade de explicar melhor como esses sistemas e softwares funcionam e a relevância que eles possuem na gestão de perdas. 

O coordenador Luiz Pladevall destacou que, além de investir em sistemas e softwares, é fundamental que os dados inseridos neles estejam confiáveis para que assim se consiga obter o um melhor resultado, ponto esse que todos os participantes do painel ressaltaram em suas apresentações. 

Luiz Pladevall comentou também sobre a importância da realização do seminário. “A organização do evento foi muito estimulante, nós tivemos uma adesão muita rápida dos palestrantes e a estruturação do evento já havia sido pensada desde o ano passado, quando a gente pretendia realizar o seminário de forma presencial, junto com Brazil Water Week. Por conta da pandemia da covid-19, a retomada dos eventos presenciais ficou mais difícil, então decidimos fazer o seminário dessa forma e está sendo um sucesso”, ressaltou o engenheiro. “Tivemos 1.400 inscrições e só não foram mais pelo espaço de tempo curto entre organização, divulgação e lançamento. O tema de perdas e eficiência energética é instigante e está na moda, principalmente pela crise hídrica que nós atravessamos, com as mudanças climáticas e falta de água em vários locais”, enfatizou também o presidente da ABES-SP e sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções.

Sobre a discussão que coordenou, Pladevall reforçou que o painel apresentou três palestrantes falando sobre soluções diferentes e todas voltadas para redução de perdas e comentou sobre cada um deles. “O primeiro, com uma tecnologia através de imagens de satélites para detecção de vazamentos. O segundo apresentou uma solução de integração das várias informações dos operadores de saneamento e o terceiro nos mostrou uma solução de integração de softwares livres e a importância de termos dados confiáveis”, disse o especialista. “O mais importante hoje para se fazer uma boa gestão de perdas é ter dados confiáveis e registrar tudo numa única plataforma, de maneira que se consiga fazer o cruzamento e realizar ações que possam ajudar na redução das perdas”, finalizou Pladevall.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.

1 Comentário em II Seminário Internacional de Perdas: painel aborda sistemas/softwares para gestão de perdas 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.