Últimas Notícias

3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: painel discute gestão sustentável do saneamento 

O evento foi uma realização conjunta do INCT ETEs Sustentáveis e da ABES e está disponível gratuitamente no canal da Associação no YouTube.

Por Nely Ramos

O “3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento” teve em seu segundo e último dia, nesta sexta-feira, 13 de agosto, um painel sobre o tema “Gestão sustentável do saneamento”.

Realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de tratamento de Esgoto –  INCT ETEs Sustentáveis e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- ABES, o evento aconteceu por meio do programa ABES Conecta e está disponível no canal da Associação no YouTube. Para assistir ou rever os debates na íntegra, acesse aqui.

Paula Loureiro Paulo, professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) foi responsável pela moderação do painel, que contou com a participação de Hugo Henrique de Simone Souza, pesquisador pela Universidade de Malta, e Matheus Fernandes, mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Na palestra sobre “Avaliação de ciclo de vida como ferramenta de auxílio à tomada de decisão para a escolha de ETEs sustentáveis”, Hugo Henrique de Simone Souza falou sobre a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), as experiências brasileiras com ACV nas ETEs e suas limitações, além das bases para o desenvolvimento de um estudo de ACV (definição de objetivo e escopo. Também abordou o uso e disposição segura de esgoto doméstico: a abordagem e desenvolvimento do Plano de Segurança do Saneamento (PSS), da Organização Mundial da Saúde – OMS.

 Em seguida, Matheus Fernandes apresentou “Estudo de caso utilizando ACV”. Na ocasião, ele destacou a aplicação da avaliação do ciclo de vida em diferentes níveis de tratamento de esgoto, com três estudos: ACV para avaliar o desempenho ambiental de duas ETEs simplificadas, aplicação da ACV para avaliar o desempenho ambiental de uma ETE por lodos ativados convencional decorrente da implantação de um sistema de cogeração de eletricidade e calor, e aplicação da ACV para comparação de possíveis fluxogramas para o tratamento terciário do esgoto sanitário.   

Ao final os participantes puderam comentar sobre o tema do painel e interagir com o público respondendo alguns questionamentos enviados pelo chat.

O seminário  teve como objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do INCT ETEs Sustentáveis, que originaram 50 notas técnicas, as quais foram agrupadas em 5 coletâneas de acordo com a temática, a fim de apresentar de forma consolidada e integrada o conteúdo produzido. As coletâneas de notas técnicas serão publicadas em edições especiais na Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, denominadas Cadernos Técnicos. O primeiro caderno foi lançado na abertura do evento e está disponível AQUI.

Assista aqui ao primeiro dia do evento

Confira aqui os currículos dos palestrantes. 

ABES Conecta 

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 290 mil visualizações nas transmissões!  

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!   

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

4 Comentários em 3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: painel discute gestão sustentável do saneamento 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.