Últimas Notícias

ABES Conecta: com debate sobre questões jurídicas do novo marco, livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, é lançado

O evento foi transmitido por meio do canal da ABES-SP no YouTube e a gravação pode ser conferida na íntegra.

Por Equipe de Comunicação ABES

Na tarde desta quarta-feira, 1º de setembro, foi realizado o lançamento do livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, advogado e especialista no setor. Na oportunidade, também ocorreu um debate sobre as questões jurídicas do novo marco regulatório e das portarias publicadas”.

O evento foi realizado pela Diretoria Nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pela ABES Seção São Paulo. O debate contou com a coordenação e apresentação de Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, e com a participação como debatedor de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da Associação.

“A ABES tem procurado discutir o novo marco regulatório numa perspectiva construtiva, em que gente identifica e valoriza pontos importantes que o novo marco trouxe. Mas a ABES também tem apontado algumas necessidades de ajustes em prazos e alguns em conteúdo do que foi definido e está sendo implementado. É uma oportunidade única ter uma pessoa como o Dr. Rubens Naves, que é um jurista reconhecido, especialista e militante do setor de saneamento, para debatermos alguns aspectos das nossas questões de implementação do marco regulatório, além de conhecermos o livro”, afirmou Alceu. 

Rubens Naves é também autor do livro “Água, crise e conflito em São Paulo” (2015), tem vários artigos publicados sobre saneamento e já integrou o Conselho Diretor da ABES. “É uma honra ter o lançamento de um livro meu feito pela ABES. A história da ABES, nesses seus 55 anos, se confunde com a história da engenharia sanitária e ambiental no Brasil. E também com a história do saneamento, pois justamente quando nós temos no Brasil um movimento muito forte de urbanização, surge a ABES. E, ao longo de todo esse período, a contribuição da ABES, numa perspectiva multidisciplinar, foi uma das mais relevantes para o desenvolvimento social no país”, afirmou o convidado especial.

O autor também falou sobre a ideia de lançar o livro nesse momento de mudança no setor de saneamento. “Esse amplo debate, em que a nova legislação sobre saneamento básico no Brasil foi aprovada no Congresso Nacional, teve uma contribuição muito significativa para o nosso desenvolvimento econômico e social. A questão do saneamento deixou de ser, uma vez por todas, aquele aspecto muito peculiar que caracterizou as décadas de 50 a 80 – que o saneamento era uma contribuição invisível do gestor público. Não havia uma consciência por parte da cidadania da importância desses serviços para a saúde pública e para a preservação do meio ambiente”, enfatizou Naves. “Esse debate amplo iluminou todas as questões e nossas dificuldades em relação à promoção do saneamento básico e motivou os cidadãos preocupados com nosso desenvolvimento social e com a desigualdade que existe no Brasil”, complementou.

Para assistir ou reassistir ao debate completo, clique aqui

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

ABES Conecta

O evento faz parte do ABES Conecta, programa da ABES que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 300 mil visualizações nas transmissões.

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

1 Comentário em ABES Conecta: com debate sobre questões jurídicas do novo marco, livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, é lançado

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.