Últimas Notícias

Especialistas alemães apresentam tecnologias em workshop da ABES, da ASEC e da AESabesp

Por Sueli Melo e Clara Zaim

Fotos: José Jorge Neto/Cetesb

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) em parceria com a Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente – (ASEC-CETESB) e a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) promoveram, nesta terça-feira, dia 20 de setembro, o I Workshop Internacional Brasil Alemanha ‘Tecnologia para o uso eficiente no Brasil dos Recursos Hídricos’, no auditório Augusto Ruschi da CETESB, em São Paulo.

O evento reuniu especialistas alemães e diversos representantes do setor de saneamento no Brasil para abordar os desafios de conciliar os recursos hídricos e seus múltiplos usos com as ações de tecnologia a serviço do meio ambiente, de maneira a conduzir a um desenvolvimento sustentável consciente, que traga menos impactos ao meio ambiente, e contará com a presença de importantes especialistas alemães, que falarão sobre o desempenho das empresas alemãs nas tecnologias ambientais e de tratamento de água.

Abertura

Representando a ABES-SP no encontro, o diretor Antônio Carlos Lino falou na abertura do workshop ressaltando a importância da iniciativa.”O tema ‘Tecnologia para o uso eficiente no Brasil dos Recursos Hídricos’ reflete muito bem as necessidades das empresas de saneamento em encontrarem soluções que garantam água potável para toda a população. O Brasil é um dos países mais ricos em água do mundo, mas nos últimos anos enfrentou uma séria crise hídrica no Sudeste e no Nordeste. Cerca de 46 milhões de brasileiros foram afetados pela falta de água. Cidades tiveram de realizar a gestão da pressão e em certas localidades até o racionamento de água. Aqui em São Paulo, as chuvas vieram em 2015 e, alicerçadas com a realização de mais de trinta obras em tempo recorde, graças à competência dos engenheiros, técnicos e demais profissionais do setor de saneamento, possibilitaram a garantia de água a todos os cidadãos”, pontuou.

Lino também falou sobre o papel da ABES-SP neste contexto de crise. “A ABES-SP realizou vários seminários e encontros técnicos. Por meio da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, organizou, em dezembro de 2015, o workshop “Tecnologias para o Enfrentamento da Crise Hídrica”, no qual foram apresentados casos práticos de utilização de membranas de ultrafiltração e de reúso.

O diretor da ABES-SP finalizou sua fala convidando os presentes para o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que ocorrerá em São Paulo, no período de 3 a 5 de outubro de 2017, a ser realizado pela ABES e pela AESabesp. Será o maior evento de saneamento das Américas (veja aqui).

asec3

Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidlerin, também mencionou a crise hídrica no Brasil, que tem chamado atenção dos especialistas alemães. “Os anos passados demonstraram especialmente em São Paulo que a gestão dos nossos recursos hídricos é de interesse vital para todos nós. O Brasil é um país rico em recursos naturais, considerando que o país possui mais de 3% das reservas de água doce do mundo. Hoje parece inacreditável que São Paulo chegou ao ponto de precisar racionar o abastecimento de água na capital. Entretanto, é preciso lembrar que apenas 1,6% dos recursos hídricos brasileiros se encontram no estado de São Paulo, e que mais de 25% população do país está em São Paulo. A capital é uma metrópole com quase 20 milhões de habitantes, uma das áreas mais populosas do nosso planeta”. E pontuou a relevância global do uso e reúso inteligente e eficiente da água e dos recursos hídricos. “Combater os impactos negativos das mudanças climáticas na vida das pessoas é uma das prioridades hoje na agenda internacional.”

Jorge Rocco, gerente de Meio Ambiente da FIESP/CIESP, parabenizou a iniciativa de reunir tecnologias para eficiência do uso dos recursos hídricos e lembrou que “os últimos anos – devido à crise de escassez hídrica – fez com que tivéssemos que rever e discutir tecnologias, técnicas e revisão de ações preventivas e corretivas, levando aos planos de contingência. Fato que permitiu que as empresas pudessem continuar nesse processo de captação de água dos rios e subterrâneas. E levou-nos a conversar com diversas entidades e nossos associados dos sindicados. Com isso, entendemos que técnicas e tecnologias podem vir a auxiliar, principalmente, para as pequenas e medias empresas, contribuindo muito para o sistema de tratamento de água, de efluentes, e dos lodos gerados por essas estações. A Alemanha é um dos países mais inovadores e tecnologicamente avançados. As empresas alemãs, presentes aqui no evento, representam a expertise tecnológica e o grau de inovação que a Alemanha pode oferecer aos parceiros brasileiros nessa área tanto no setor público como no privado. Acredito que a tecnologia será a chave para resolver muitos dos problemas que enfrentaremos no futuro. E que por meio da cooperação internacional e do esforço coletivo podemos superar juntos os desafios do nosso caminho.”

A diretora cultural da AESabesp, Maria Aparecida Silva de Paula, saudou os convidados alemães: “A Alemanha é um país pelo qual temos muita admiração pela sua gestão e eficiência técnica. Sempre estaremos receptivos aos acordos de cooperação. Desejamos que a delegação alemã vivencie a nossa realidade dentro da esfera dos recursos hídricos. Que leve nossa amizade e o nosso interesse pelas ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente.”

Carmem Lúcia Vergueiro Midaglia, geógrafa, diretora técnica de eventos da ASEC/CETESB enfatizou a importância de Brasil e Alemanha serem parceiros. “Esta é uma boa parceria entre um país que é rico em tecnologias e outro que é rico em recursos hídricos. Há soluções a apresentar e temos muito que aprender. Vai existir no futuro muita pressão sobre o fator água, que é uma necessidade de todo cidadão. Vai aumentar a produção de alimento porque a população mundial está crescendo, mas as mudanças climáticas vão atrapalhar a agricultura em várias partes do mundo e mudar todo o cenário. Ficaremos diante de uma situação em que quanto mais conhecermos, melhor. Então, as soluções tecnológicas que a Alemanha apresenta são sempre bem-vindas e o Brasil está sempre disposto a aprender. Sempre recebemos as novas culturas de braços abertos”, ressaltou

Tecnologias para gestão dos recursos hídricos

asecAbordando o tema “Cooperações tecnológicas com a gestão alemã de água – Solutionsyoucantrust, Michael Prange, gerente geral da German Water Partnership, ressaltou que a o índice de perdas de água na Alemanha é de 7% e que o país investe fortemente no setor de saneamento. “100% das residências estão conectadas”, disse. Mas lembrou que ao redor do mundo, como no Brasil “há muitas tarefas para realizar. É preciso desenvolver soluções adequadas para todos. Pensar em criar soluções conjuntas.”

No painel “Otimização dos sistemas hidráulicos”, Rodrigo Pascoal e Jochen Endreb, ambos da VAG-Armaturen GmbH, falaram sobre “Melhoria da Eficiência através de guarnições e válvulas precisas”. Eles abordaram a digitalização de sistemas, conhecida também por água 4.0. “Isso é importante, principalmente para o Brasil, pelos seus altos índices de perdas de água e também pela questão da falta de recursos hídricos em algumas regiões”. Nosso sistema está obtendo sucesso, a digitalização dos sistemas de água com sua amplitude de aplicação”, disse Pascoal. “O sistema monitora a rede, identifica vazamentos -pequenos ou grandes – e a velocidade de fluxo”, complementou Endreb.

Daniel Luna Macias, da SEBA Hydrometrie, apresentou o tema “Medição contínua e de alta precisão da qualidade da água e vazão”. Neste contexto, também trouxe um sistema de monitoramento de recursos hídricos, que abrange águas subterrâneas, superficiais, metrologia e qualidade da água. “Monitoramos o ciclo hidrológico completo. Temos mais de 100 mil estações instaladas no mundo todo e temos representações em 140 países. No Brasil, estamos à procura de um representante que entenda o nosso setor especifico”, salientou.

No segundo painel, que teve como tema  “tratamento descentralizado de água potável”, Karsten Flöter, da empresa ARISU GmbH, explicou sobre tratamento sem adição de produtos químicos, dessalinização e transformação da água retirada do mar em água potável, tratamento de esgoto, manutenção e custos. ARISU produz produtos customizados, atendendo a diversos segmentos e países, entre eles, Angola e Inglaterra.

A empresa Ibes foi representada por Robin Eisenhardt, no terceiro painel, que abordou o “tratamento eficiente de águas residuais”. O especialista discorreu sobre tecnologias para estações de tratamento de água, análise do lodo, plantas de biogás, usinas e resíduos. Uma das tecnologias mostradas é um equipamento que trata a água sem o uso de eletricidade.

Pela HUNING, falou Bernd Hüpohl abordando tecnologias para o tratamento de água e esgoto, instalação móvel e limpeza de rios. A empresa faz tratamentos nas fases líquida e sólida, realiza condicionamento do lodo, que pode ser vendido para a fabricação de combustível, processo de incineração e a retirada do fósforo que pode ser utilizado como adubo.

Os problemas ambientais e, como a crise hídrica criou a necessidade de novas tecnologias e soluções, foram temas da abordagem de Alexandre Vilella, da FIESP. “A crise afetou 70% das indústrias. As empresas criaram fontes alternativas de água, por meio de tecnologia, parcerias, tratamento de água, esgoto, modelos de negócios e sustentabilidade.  A solução é discutir as tecnologias, o tratamento de água, esgoto e lodo para alcançar a segurança hídrica.”

Sonia Mucciolo, da Acquamec, falou sobre os tipos de difusores, custos, tratamento de esgoto e parcerias com empresas alemãs e fez uma apresentação da empresa, que conta com um portfólio amplo e oferece diversos serviços.

Representando a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Bruno Souza falou sobre financiamento para projetos de recuperação de recursos hídricos, planejamento de território, base de dados para a gestão, tratamento de esgoto, investimento em todo o país, autonomia dos Comitês e outorga. “A Secretaria exige diagnóstico da bacia, o que precisa ser feito e para onde vai o recurso solicitado. O plano deve mostrar o que será feito em 12 anos”, explicou. Abordou ainda as oficinas públicas, agências, planos de bacias e estaduais que estão em revisão e a afirmou que a meta precisa ser revista. “O recurso utilizado precisa estar na medida necessária de acordo com o Conama 357. Outro destaque foi sobre como direcionar os recursos para atender aos interesses das indústrias e dos agricultores.”

Sucesso de realização

Jovens Profissionais do Saneamento, o diretor Antonio Carlos Lino e o gerente institucional da ABES-SP, Ricardo Ribeiro
Jovens Profissionais do Saneamento, o diretor Antonio Carlos Lino e o gerente institucional da ABES-SP, Ricardo Ribeiro

O evento que reuniu brasileiros e alemães foi sucesso de participação e deixou perspectivas positivas para os participantes. Para o diretor da ABES-SP, Antônio Carlos da Costa Lino, o workshop permitiu confrontar as tecnologias alemães com as nossas. “Possibilitou fazer um intercâmbio e trazer essa inovação para aplicação aqui em São Paulo e nas empresas de saneamento. Para o 29º Congresso da ABES, em 2017, já convidamos as empresas e elas se mostraram muito interessadas em participar. Com certeza o evento, com essa troca de experiência, será um sucesso.”

Para Ilka von Borries-Harwardt, da BVMW, que organizou a vinda dos especialistas alemães ao país, o evento permitirá desenvolver projetos em conjunto para a facilidade e o melhor entendimento das empresas brasileiras e alemãs. Ela contou que entre os dias 10 e 14 de outubro, será realizado na Alemanha um workshop para empresas brasileiras. Durante o encontro de quatro dias, os representantes brasileiros, que serão recebidos por oito empresas alemãs, poderão conhecer as estações de tratamento de efluentes e a parte de limpeza das águas, por exemplo. “É um projeto para os próximos três anos no qual os dois países irão desenvolver formas de trabalhar melhor e estudar quais são as tecnologias que podemos usar no Brasil”, afirmou.

Michael Prange, da German Water Partnership, ressaltou que a situação econômica, política e social no Brasil nos últimos anos tem dificultado o acesso para as empresas alemães, mas que eles estão esperançosos de que o cenário mude. “Para nós é importante a parceria com o Brasil e com os outros países da América Latina. Conhecemos muito do saneamento na região, sabemos que o Brasil possui muitos avanços neste campo, excelentes tecnologias e profissionais. Acredito que o país está no caminho certo.”

Bruno Souza,representante da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, também elogiou o encontro. “O evento foi muito bom, o Estado de São Paulo, por meio da Cetesb, buscou esse tipo de parceria com a Alemanha. Acho que só temos a ganhar com essa transferência de tecnologia que já é nacionalmente conhecida pelos órgãos mais competentes de água. A Alemanha tem um desenvolvimento tecnológico na área de tratamento de esgoto e distribuição de água conhecidos internacionalmente. A parceria será ótima para o país.”

Jovens Profissionais do Saneamento presentes

Muitos integrantes do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP (JPS-SP) assistiram às palestras. Entre eles, Maria Fernanda Bentubo, 21 anos, técnica em Meio Ambiente e estudante de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC.” O evento é muito importante para nós do JPS. A parte que mais me surpreendeu foi a diferença de perda de água entre Brasil (40%) e Alemanha (7%). Precisamos evoluir nisso. É importante conhecer as novas tecnologias. Por meio dessa parceria tivemos contato com diversos profissionais. É uma troca de cultura, de condições em relação ao saneamento, sobre estruturas, programas e softwares. Adorei participar deste evento. A Alemanha tem uma tecnologia fantástica e espero que essa parceria seja feita com outros países.”

Para o coordenador do JPS-SP, Thomas Ficarelli, foi uma experiência gratificante. “Sabemos que a Alemanha é bem forte na questão tecnológica e de inovação. Existem tecnologias bastante sofisticadas que eles vendem e que de alguma forma poderíamos pensar também como aplicar no Brasil. Muito interessante a participação dos jovens no evento para eles se familiarizarem com essa questão da inovação da cooperação com outros países. É bastante enriquecedor.”

 

 

 

103 Comentários em Especialistas alemães apresentam tecnologias em workshop da ABES, da ASEC e da AESabesp

  1. Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your blog posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same subjects? Thanks for your time!

  2. Nice post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Very useful information particularly the last phase 🙂 I care for such info a lot. I used to be seeking this particular info for a long timelong time. Thank you and good luck.

  3. Hi, I do believe this is an excellent web site. I stumbledupon it 😉 I am going to return once again since I book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

  4. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

  5. Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

  6. Hello there, simply became aware of your blog thru Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate in the event you continue this in future. A lot of other folks will be benefited from your writing. Cheers!

  7. Heya! I’m at work browsing your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the great work!

  8. Thank you for the auspicious writeup. It in fact used to be a leisure account it. Glance complicated to far introduced agreeable from you! By the way, how can we keep up a correspondence?

  9. Mеханизированная штукатурка стен – это выбор современных людей. Узнайте больше на mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru.

  10. Please let me know if you’re looking for a article writer for your site. You have some really great posts and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine. Please blast me an e-mail if interested. Many thanks!

  11. Greetings! Very helpful advice in this particular article! It is the little changes which will make the most important changes. Thanks a lot for sharing!

  12. Если вы заботитесь о качестве и скорости работы, посетите наш сайт mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru. Мы предлагаем услуги механизированной штукатурки для идеально гладких стен.

  13. Ищете надежного подрядчика для устройства стяжки пола в Москве? Обращайтесь к нам на сайт styazhka-pola24.ru! Мы предлагаем услуги по залитию стяжки пола любой сложности и площади, а также гарантируем быстрое и качественное выполнение работ.

  14. The other day, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  15. It’s really a nice and helpful piece of information. I’m satisfied that you simply shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

  16. Hi there I am so grateful I found your website, I really found you by mistake, while I was searching on Digg for something else, Regardless I am here now and would just like to say many thanks for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I dont have time to read through it all at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome jo.

  17. Hey just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same results.

  18. Usually I do not read article on blogs, however I wish to say that this write-up very forced me to take a look at and do so! Your writing taste has been amazed me. Thank you, quite great article.

  19. Terrific article! This is the type of information that are supposed to be shared around the web. Disgrace on the seek engines for now not positioning this post upper! Come on over and visit my web site . Thank you =)

  20. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz answer back as I’m looking to create my own blog and would like to know where u got this from. appreciate it

  21. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is wonderful blog. A great read. I’ll definitely be back.

  22. Hi are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  23. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources back to your site? My website is in the very same area of interest as yours and my visitors would certainly benefit from a lot of the information you present here. Please let me know if this alright with you. Many thanks!

  24. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site provided us with helpful information to work on. You have performed an impressive task and our whole group shall be grateful to you.

  25. Can I just say what a relief to find somebody that truly knows what they’re talking about on the net. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people ought to read this and understand this side of the story. I can’t believe you’re not more popular because you definitely have the gift.

  26. Howdy this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding knowledge so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  27. No matter if some one searches for his essential thing, thus he/she wants to be available that in detail, so that thing is maintained over here.

  28. Hey there, You have performed a great job. I will definitely digg it and for my part recommend to my friends. I am sure they will be benefited from this site.

  29. An intriguing discussion is worth comment. I believe that you ought to write more on this issue, it might not be a taboo subject but usually people don’t speak about such topics. To the next! Kind regards!!

  30. Hello there! This article couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he’ll have a very good read. Thank you for sharing!

  31. Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  32. I’ve read some just right stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you put to create this sort of great informative web site.

  33. Please let me know if you’re looking for a article author for your weblog. You have some really great posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested. Many thanks!

  34. You’re so awesome! I don’t think I have read anything like this before. So nice to find somebody with some unique thoughts on this issue. Really.. thank you for starting this up. This website is something that’s needed on the web, someone with a little originality!

  35. Undeniably believe that that you stated. Your favourite justification appeared to be at the net the simplest thing to consider of. I say to you, I definitely get irked at the same time as other folks consider concerns that they plainly do not understand about. You controlled to hit the nail upon the top as smartly as defined out the whole thing with no need side effect , folks can take a signal. Will likely be back to get more. Thank you

  36. I don’t know if it’s just me or if everyone else experiencing problems with your blog. It looks like some of the text on your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them too? This might be a problem with my web browser because I’ve had this happen before. Thank you

  37. whoah this blog is wonderful i really like reading your articles. Stay up the good work! You understand, many individuals are hunting around for this info, you can help them greatly.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.