Últimas Notícias

ABES-PR celebra seu cinquentenário

Francisco Borsari Netto (à esq.), primeiro presidente da ABES-PR; e Antonio Carlos Nery, atual presidente da seção.

Na última quinta-feira, 3 de novembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraná (ABES-PR), presidida por Antonio Carlos Nery, comemorou seus 50 anos de existência. O evento, que ocorreu no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná, contou com a presença de diversos ex-presidentes da seção, entre os quais o Professor Francisco Borsari Netto, o primeiro a presidi-la. O vice-presidente nacional da ABES, Carlos Alberto Rosito, também prestigiou a celebração, representando o presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza.

Arcebispo Metropolitano de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo (à dir.) e o presidente da ABES-PR Antonio Carlos Nery.
Arcebispo Metropolitano de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo (à dir.) e o presidente da ABES-PR Antonio Carlos Nery.

Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, ministrou Palestra Magna na qual abordou a importância do saneamento no contexto da Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2016 “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

“Sem dúvida, foi uma grande satisfação ter a oportunidade de reunir praticamente todos os ex-presidentes da ABES-PR, entre os quais o professor Francisco Borsari Netto, o primeiro deles”, ressalta o presidente da seção, Antônio Carlos Nery. “Foram eles os responsáveis diretos pelo sucesso desta caminhada de 50 anos”, complementa.

Participaram da celebração cerca de cem convidados, segundo Antonio Carlos Nery. “Contamos também com as palavras do maior apoiador da ABES-PR desde que a entidade existe – que é a Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, na pessoa do  Diretor de Investimentos, representando o Presidente Mounir Chaowiche, palavras bastante elogiosas pela nossa atuação”, diz. “Foi um dia especial.  Tive a sorte de estar nessa gestão fazendo 50 anos. Fiquei satisfeitíssimo com o evento, os convidados, as palavras distas para nós”, conclui o presidente da ABES-PR.

161103-curitiba-di-50-anos-abes-81
Carlos Alberto Rosito, vice-presidente nacional da ABES.

Carlos Alberto Rosito destaca três pontos importantes sobre a seção paranaense da entidade. Ele lembra que “tal como a ABES nacional, a vida da ABES-PR já havia começado antes mesmo de 1966, mais precisamente em 1963”. Nesse ano, lembra ele, foi criada a Subseção-PR do Capitulo Brasileiro da AIDIS. E no mesmo ano, uma delegação do Paraná compareceu ao 2º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, em Porto Alegre e conseguiu a indicação de Curitiba para sede do 3º Congresso, em 1965. “O Principal orador da comemoração – o Professor Borsari integrava tal delegação paranaense ao Congresso de Porto Alegre”, frisa.

Ao centro está Francisco Borsari Netto, ao lado esquerdo do Sergio Roberto Balhs (Diretor Regional SUL ABES-DN) está o Diretor de Investimentos da Sanepar representando o Presidente da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná Mounir Chaowiche.

“Foi extraordinária a colaboração da ABES-PR para o desenvolvimento do setor de saneamento na terra das Araucárias”, salienta. Em 1964, conforme  conta o vice-presidente nacional da ABES, foi fundada, a partir do DAE-PR, a SANEPAR, que absorveu as 23 concessões municipais do DAE e seria uma antevisão de uma das bases do PLANASA, que viria a ser estabelecido poucos anos depois. “Muitos dos presidentes e diretores da ABES-PR, nestes 50 anos, foram também presidentes e diretores da SANEPAR, já a partir do primeiro presidente de ambas, o Professor Francisco Borsari Netto”, conta. “Prova inconteste do avanço do saneamento no Paraná é o fato de Curitiba ser uma das 5 cidades brasileiras – e a única capital entre as 100 mais populosas do Brasil que já atingiram a universalização da água e do esgoto, segundo os critérios do ranking Trata Brasil”, explica Rosito.

161103-curitiba-di-50-anos-abes-99O engenheiro lançou um desafio para os colegas da ABES-PR nos próximos anos: “continuar o trabalho conjunto com a SANEPAR para, no menor prazo possível, poder estender a todo o Paraná a universalização da água e do esgoto”. Para finalizar, Carlos Rosito destaca: “indispensável reiterar os cumprimentos ao nosso presidente da ABES-PR, Antonio Carlos Nery e sua equipe pela organização e brilhantismo do evento.”

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: