O Comitê Nacional de Qualidade ABES divulgou os ganhadores do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento 2016, iniciativa sob sua coordenação.
A Unidade de Negócio Leste da Sabesp ganhou na categoria Diamante. A Platina ficou com a Diretoria Metropolitana da empresa de São Paulo. Na categoria Ouro destacaram-se Odebrecht Ambiental – Jaguaribe, Odebrecht Ambiental Mauá, Sanepar – Gerência Geral Metropolitana e Litoral e Sanepar – Unidade Regional de Toledo (confira abaixo a lista completa dos ganhadores).
Nos dias 21 e 22 de novembro, as empresas se reunião em seminário do CNQA, em São Paulo, para apresentação dos cases vencedores e de cases de inovação, que disputam o prêmio “Inovação na Gestão de Saneamento”, o IGS. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada na noite no dia 22, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista. Na ocasião será homenageado com a Medalha Quíron Carlos Fernandes de Melo Neto, presidente da Companhia de Saneamento Sergipe.
O PNQS é uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para a melhoria e aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras. Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.
Segundo o SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a média brasileira de acesso à água potável é de 83%, ou seja, ainda temos 34 milhões de brasileiros que não têm acesso a água potável. Apenas 50% têm coleta de esgoto e 41% contam com tratamento. Isto significa que apenas 20% da população brasileira conta com o serviço completo de coleta e tratamento de esgoto. Na área de resíduos, 74% dos domicílios são atendidos com coleta de lixo. E ainda temos muito o que avançar na área de drenagem. São números que demonstram que ainda estamos distantes da universalização do saneamento ambiental. O setor de saneamento aposta fortemente na melhoria da gestão de processos, obras e recursos para chegar a alcançar esta universalização de serviços.
“O PNQS é uma ferramenta extraordinária que ajuda a melhorar a gestão das empresas, o modelo é baseado no MEG – Modelo de Excelência da Gestão, utilizado por inúmeras empresas de sucesso. As empresas que adotam o modelo estão sempre um passo adiante das outras, pois implantam práticas de excelência que melhoram a gestão e trazem resultados espetaculares para a sociedade. Este é um produto da ABES que passa por melhorias contínuas há 20 anos e que em 2017 terá grandes novidades”, ressalta Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. E saúda os ganhadores: “Parabéns às empresas vencedoras e a todas que participaram do ciclo de 2016 que, com certeza, agregaram valor ao saneamento ambiental do Brasil.”
Confira abaixo a lista dos vencedores:
DIAMANTE
SABESP – Unidade de Negócio Leste
PLATINA
SABESP – Diretoria Metropolitana
OURO
ODEBRECHT AMBIENTAL – Odebrecht Ambiental Jaguaribe e Odebrecht Ambiental Mauá
SANEPAR – Gerência Geral Matropolitana e Litoral
SANEPAR – Unidade Regional de Toledo
PRATA
DAEE ARARAQUARA – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara
SABESP – Unidade Gerenciamento Regional Billings
SANEPAR – Unidade Regional de Foz do Iguaçu
SANEPAR – Unidade Regional de Cascavel
BRONZE
CORSAN – Superintendência da Região Metropolitana
CORSAN – Superintendência da Região de Sinos
DESO – Gerência Comercial Norte
DESO – Gerência Comercial Sertão
DESO – Gerência de Operações Centro-Oeste
DESO – Gerência de Operações Sertão
DESO – Gerência de Operação Sul
MEDALHA QUÍRON
Carlos Fernandes de Melo Neto – Presidente da Companhia de Saneamento Sergipe
Confira a programação:
Thanks for the comprehensive overview. Very helpful!
Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site.All the Best! .Meckior Save Beautiful Cute Cartoon Infant Unisex Baby Warm Cotton Anti-Slip Soft Sole First Walkers Shoes – Hot Deals
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site. horse race dubai