A importância da conscientização e infraestrutura eficiente para promover a sustentabilidade ambiental foi um dos focos da discussão. Realizado pela ABES, com correalização da FESPSP, o evento reúne o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.
O primeiro dia do Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 7 de maio, foi encerrado com sucesso com o Painel IV “Sistema de Reciclagem e Logística Reversa: Desafios e Oportunidades”. A realização é da Associação de Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES, por meio se sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), na capital paulista. Confira o álbum de fotos do evento.
O Congresso, que conta com presença de alguns dos maiores nomes do setor, é a combinação de dois eventos distintos em uma grande realização: o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde. O tema que norteia as discussões desta primeira edição é “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes”.
Para aprofundar o debate, o Painel IV foi moderado por Pegge Mendes, diretora da ABES-MG, e teve como debatedor Ricardo Tierno, presidente da Subseção Centro-Paulista da ABES-SP. As palestras foram ministradas por Giuliana Ortega Bruno, diretora de Sustentabilidade da Rede RaiaDrogasil (participação online); Monica Masumi Hosaka e Patrício Gomes Moreira, coordenadores do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS da Prefeitura de São Paulo; Paulo Petroni, presidente do Instituto Rever; Mauro Haddad Nieri, diretor da SP Regula; e Diego Nicoletti, diretor técnico da Solví Essencis Ambiental.
Na oportunidade, os especialistas destacaram a importância da conscientização e infraestrutura eficiente para promover a sustentabilidade ambiental. E exploraram estratégias para superar obstáculos e maximizar benefícios econômicos e ambientais.
O congresso, que vai até esta quinta (9), conta com o patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), UTD Suzano, AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente e Envex – Engenharia e Consultoria, além do apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). Confira o álbum de fotos do evento.
Confira a programação aqui.
O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos ficará disponível para acesso dos inscritos por três meses após seu término.